Buscar

Atividade pratica LAB 09 Aceleração e Atrito

Prévia do material em texto

Lab 09: Acceleration and Friction (Aceleração e Atrito).
Nome da Aluna: Nathália Sabrina Mota Botelho
Centro Universitário Uninter
Pap- Rua Intendente Floriano,2237- CEP: 68371-292-Altamira- Pará- Brasil
E-mail: nathaliasabrinabotelho@hotmail.com
Os procedimentos tomados a seguir, vão levantar dados sobre aceleração de um corpo que possui um coeficiente de atrito.
	
ACELERAÇÃO
	ATRITO
	
	
	MATERIAL DO TRENO
	MATERIAL DA MESA
	DISTANCIA PERCORRIDA PELO
	TEMPO DECORRIDO (s)
	 
	 
	TRENO (m)
	 
	MADEIRA 
	PLASTICO
	416.879
	58.910
	STEEL
	WOOD
	334.655
	50.190
	CEMENT
	STEEL
	472.727
	60.940
	PLAST
	CEMENT
	616.005
	81.210
	ROOBER
	WOOD
	12.673
	21.256
1)Identifique, nos gráficos, quando o foguete foi desligado. Interpretando dados ao aumentar o atrito, o que acontece com a forma dos gráficos no período em que o foguete esteve acionado? Explique.
De acordo com o gráfico geral e os experimentos, os objetos estão ganhando velocidade até 2 segundos, que é o tempo em que o foguete está ligado, após isso o gráfico de velocidade começa a cair proporcionalmente ao atrito do material.
2)Interpretando dados: O que acontece com a forma dos gráficos depois que o foguete é desligado? Lembre-se de que a declividade, em um gráfico espaço versus tempo, é a velocidade do objeto.
 Quando o foguete é desligado, as curvas passam a ter uma inclinação menor, observando o gráfico nota-se, que elas passam a ter sua concavidade para baixo, ou seja, a mudança da concavidade da curva indica que o bloco tinha um movimento acelerado e após o foguete ser desligado passa a ter um movimento retardado.
3)Aplicando conceitos quais forças atuam no trenó ao longo do experimento? Liste as forças que atuam nas diferentes etapas do movimento.
Enquanto o foguete estava ligado atuavam quatro forças de propulsão do foguete, Força de Atrito com a superfície, Forca da gravidade (Peso) e Força de contato com a superfície (Normal). Quando o foguete é desligado deixam de existir a Força de propulsão é quando o bloco cessa seu movimento, atuam apenas as Forças Peso e Normal.
4)O que a forma da gráfica velocidade versus tempo informa sobre a aceleração ao longo do experimento? A aceleração é constante ou varia? Onde encontramos aceleração positiva? Onde encontramos desaceleração (aceleração negativa)?
A forma dos gráficos de velocidade versus tempo nos indica quando há forças atuando no bloco, ou seja, quando há existência de aceleração. Quando a reta está inclinada positivamente (para cima), aceleração atua aumentando a velocidade do bloco, ou seja, o movimento é acelerado. Quando a reta está inclinada negativamente para baixo, a aceleração atua diminuindo a velocidade do bloco, ou o movimento é retardado. Nesse experimento, em todos os casos, a aceleração é constante para o foguete ligado e posteriormente, para o foguete desligado. No movimento total a uma variação da velocidade no instante em que o foguete é desligado. Podemos verificar a existência de aceleração constante, já que o gráfico se apresenta como uma reta inclinada.
5)O que aconteceria se você repetisse o experimento utilizando um trenó mais pesado?
Se utilizar um trenó mais pesado a aceleração e o deslocamento seriam menores.
CONCLUI-SE - A aceleração indica o aumento ou a diminuição da velocidade com o passar do tempo. A aceleração é uma grandeza vetorial, portanto, possui módulo, direção e sentido. Atrito, em física é a força de contato que atua sempre que dois corpos entram em choque e há tendência ao movimento. É gerada pela esfericidade (rugosidade) dos corpos. A força de atrito é sempre paralela às superfícies em interação e contrária ao movimento relativo entre eles o atrito está diretamente ligado a velocidade de um corpo sobre ação de uma força.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes