Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
1 pág.
Narrar é contar um fato

Pré-visualização | Página 1 de 1

Narrar é contar um fato, e como todo fato ocorre em determinado tempo, em toda narração há sempre um começo, um meio e um fim, ou seja, há sempre uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão.
 
Em meio a esse contexto, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
 
(     ) Uma narrativa é composta por um espaço, um tempo e por personagens principais e/ou secundárias.
(     ) Os narradores podem ser narrador-personagem, narrador-observador, narrador-onisciente e narrador-espectador.
(     ) A sequência narrativa apresenta a sequência dos fatos e a sequência descritiva apresenta um panorama, um quadro da cena em que acontecerá o enredo.
(     ) “Enquanto a casa pegava fogo, um bebê chorava no quarto dos fundos e os dois meninos brincavam de bola na rua em frente” é uma sequência descritiva.
(    )“Enquanto a casa pegava fogo, um bebê chorava no quarto dos fundos, alertando, assim, os dois meninos que brincavam de bola na rua em frente”, a palavra em destaque mostra que há uma sequência narrativa.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Escolha uma:
a. V – F – V – V – V. 
Alternativa Correta: V – F – V – V – V.
Os narradores podem ser: narrador-personagem que participa da história, narrador-observador que não participa do enredo e narra em terceira pessoa e narrador-onisciente que não só narra o que vê, mas também o pensamento das personagens. O narrador-espectador seria sinônimo do narrador-observador. Por isso, a única afirmativa errada é a segunda, as demais estão corretas.
b. F – F – F – F – V.
c. V – F – F – F – V.
d. F – V – V – V – V.
e. V – V – V – V – F.