Buscar

Sinalização de MHC

Prévia do material em texto

Sinalização MHC: Complexo de Histocompatibilidade Principal /HLA
O papel dessas moléculas é apresentar peptídeos às células T que desencadearão uma resposta específica a presença de microrganismos/ antígenos que adentraram o organismo pelas vias de entrada (pele, trato gastrointestinal ou trato respiratório). Existem dois tipos de moléculas MHC, classe I que apresentam antígenos aos linfócitos TCD8+ (citotóxico), e classe II, que apresentam os peptídeos à céls TCD4+ (auxiliar).
 -Aspecto Geral das moléculas: 
1.Toda molécula possui uma fenda de ligação de peptídeos e está ancorada à célula pelos domínios transmembranas e citoplasmáticos.
	
	MHC 1
	MHC 2
	Distribuição celular
	Em todas as células nucleadas.
	Apenas em APCS: dendríticas, fagócitos mononucl, linf b.
	Estrutura de cadeia 
	Apenas a cadeia alfa possuí região transmembranal com domínio para antígeno. Cadeia beta fica acoplada a cadeia alfa por ponte dissulfeto.
	Existem duas subunidades acopladas à membrana e cada uma delas responsável pela ligação com o antígeno.
	Tamanho dos peptídeos 
	Suporta antígenos entre 8 e 11 resíduos de peptídeos.
	Suporta antígenos entre 10 e 30 resíduos de peptídeos.
	Origem do antígeno
	Intracelular
	Extracelular
1. Antígeno proteico ingerido é transportado até o citosol.
2.Proteína é sinalizada para ubiquitinação
3. Proteossoma a cliva em fragmentos menores e adentram o retículo por meio de proteína de membrana TAP.
4. PARE cliva os antígenos na quantidade de aminoácidos suportada por MHC 1, que é puxado mecanicamente pela TAPASINA.
5. Complexo é levado até a superfície da membrana celular por meio de vesícula exocítica.
1.Captação de proteínas extra celulares para compartimentos vesiculares do APC.
2. Proteínas são processadas por enzimas lisossômicas ácidas, formando endossomas.
3. MHC 2 recebe no retículo, cadeia invariante, que evita que este se ligue a outras proteínas no citoplasma, pois ocupa as fendas de ligação.
4.Há transporte de moléculas de MHC 2 para endossoma com proteína do antígeno.
5. Após a fusão, proteases clivam porção invariante da cadeia. Resta apenas CLIP, que será removido por HLA-DM, ao se ligar lateralmente à resíduos de antígeno.
Resposta Imunológica
APC contendo peptídeos próprios e estranhos exibem os antígenos na superfície celular por meio de moléculas de MHC. As células T investigam a superfície; comente reconhecem os peptídeos estranhos e respondem a eles. Ou seja, há ausência de resposta dessas células aos peptídeos próprios que também são passíveis de serem captados. 
Antígenos intracelulares ativam células TCD8+, que mediado por MHC 1, são capazes de levar a destruição de células alvo que expressam esses antígenos.
Antígenos extracelulares ativam células TCD4+ e células B que, mediadas por MHC 2, vão enviar citocinas como mediadores para, respectivamente, ativação de macrófagos (resposta celular) e secreção de anticorpos (reposta humoral).
PORTANTO, É POSSÍVEL AFIRMAR QUE: as APCS não só apresentam os antígenos aos linfócitos T como também são alvo das funções das células T efetoras. 
Quando o microrganismo perfura a camada do epitélio, entra em contato com as células sentinelas do tecido conjuntivo. As céls fagocíticas vão processar o antígeno e se dirigir ao gânglio linfático. Ali, será apresentado aos linfócitos B e T imaturos. Outra via possível: o antígeno adentra a corrente sanguínea e se dirige ao baço, onde será fagocitado pelas APCS e apresentado aos linfócitos B e T imaturos. 
O padrão de transcrição das céls de defesa será mudado e se diferenciarão. Dependendo da resposta celular teremos linfócitos T efetores e anticorpos, que irão migrar, se distribuírem na circulação até chegarem ao local de ação.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes