Buscar

Organizações que aprendem

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Organizações que Aprendem
Faculdade Pitágoras
Junho de 2013
Prof. Antonio Gomes
*
Conceitos
Uma organização de aprendizagem é aquela que tem a habilidade de criar, adquirir e transferir conhecimento e de modificar seu comportamento para refletir sobre novos conhecimentos e idéias.
*
Conceitos
Nas organizações de aprendizagem as pessoas não são treinadas para exercer suas funções, mas sim:
Educadas a desempenhar com satisfação suas atividades, desenvolvendo o espírito de equipe e a criatividade. 
*
Conceitos
Paulo Freire (1997) aborda a diferença entre treinar e educar, descrevendo que:
Treinar é aprender as técnicas e habilidades necessárias para determinado fim
Educar é muito mais do que isso, "não é transmitir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção".
*
Introdução
Peter M. Senge, considerado o grande especialista em aprendizado organizacional da atualidade dirige o programa de aprendizado organizacional da Sloan School of Business, ligada ao Massachusetts Institute of Technology (MIT). 
Atualmente comanda workshops sobre liderança no setor de consultoria e formação da firma Innovation Associates.
*
Introdução
O especialista é autor dos livros A Quinta Disciplina (ed. Best Seller) e Caderno de Campo para a Quinta Disciplina (ed. Quality Mark). 
Ele enfatiza nesses livros o aparecimento de um novo tipo de líder, disposto a associar seu aprendizado pessoal à ação coletiva da organização. 
*
*
Grandes equipes são organizações que aprendem a desenvolver novas habilidades e capacidades, que levam a novas percepções e sensibilidades que, por sua vez, revolucionam crenças e opiniões (ciclo de aprendizado profundo).
As organizações que aprendem são formadas por pessoas que expandem, continuamente, a sua capacidade de criar os resultados que desejam, onde se estimulam padrões de comportamento novos e abrangentes, a aspiração coletiva ganha liberdade, e as pessoas exercitam-se, continuamente, em aprender juntas.
Organizações/Equipes que Apreendem.
*
Learning Organization
São organizações que constroem, suprem e organizam o conhecimento e as rotinas em torno de suas atividades e de acordo com suas culturas, e adaptam e desenvolvem sua eficiência organizacional, melhorando a utilização das mais amplas habilidades de sua força de trabalho.
*
Cinco disciplinas básicas.
Domínio Pessoal 
- E a disciplina que possibilita continuamente esclarecer e aprofundar nossa visão pessoal, concentrar nossas energias, desenvolver a paciência e ver a realidade objetivamente.
Modelos mentais 
- Muitas modificações administrativas não podem ser postas em prática por serem conflitantes com modelos mentais tácitos e poderosos.Ex:framework sof.
Visão Compartilhada(Objetivo Comun) 
- A empresa deve ter uma missão genuína para que as pessoas dêem o melhor de si e adotem uma visão compartilhada, na qual prevaleça o compromisso e o comprometimento em lugar da aceitação. 
Aprendizagem em Equipe 
- Unidade de aprendizagem moderna é o grupo e não o indivíduo.Requer a prática do diálogo e discussão.
Pensamento Sistêmico (A quinta disciplina)
- Esta é a quinta disciplina, a que integra todas as outras, o elo de ligação, fundindo-as em um corpo coerente de teoria e prática. “O todo pode ser maior que a soma das partes”
*
As Cinco disciplinas
É de fundamental importância que as cinco disciplinas funcionem em conjunto. 
Embora isso pareça mais fácil de ser dito do que de ser feito, é preciso reconhecer que o raciocínio sistêmico reforça cada uma das outras disciplinas, “mostrando que o todo pode ser maior que a soma das partes” (Senge, 1990, p. 21).
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais