Buscar

FACULDADE DE CIÊNCIAS E TENOLOGIA DE UNAÍ 2

Prévia do material em texto

FACULDADE DE CIÊNCIAS E TENOLOGIA DE UNAÍ
CURSO DE AGRONOMIA
André Duarte 
Observação dos campos de pontoações e observação dos meristemas primários, radicular e apical caulinar.
UNAÍ- MG
2017
André Duarte 
Relatório: observação dos campos de pontoações da célula do tomate e observação dos meristemas primários, radicular e apical caulinar.
Relatório apresentado ao Curso de Agronomia da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Unaí, como requisito parcial de nota na disciplina de Anatomia Vegetal.
 Orientadora: Prof.ª: Sônia Cristina Jacomini Dias
UNAÍ- MG
2017
		
	
Relatório de Aula Prática	
Disciplina: Anatomia vegetal
	
	
Aluno/Curso: André Duarte/ Agronomia 
Tema: observação dos campos de pontoações da célula do tomate e observação dos meristemas primários, radicular e apical caulinar.
Data: 22/08/2017
Professora: Sônia Cristina Jacomini Dias 
Introdução
A formação das pontoações ocorre durante a formação da parede primária (encontrada na parede celular), pois ocorre menor deposição de microfibrilas de celulose. Nestas pontoações são localizados canalículos, que cruzam a parede primária e a lamela media. Os canalículos são revestidos pela membrana plasmática, e todo corpo do canalículo é composto por plasmodesmo. As pontoações podem ser encontradas em qualquer tipo de célula viva vegeta e contêm vários plasmodesmos. Uma outa característica importante das pontoações, é que nenhum material de parede depositado durante o desenvolvimento da parede secundária é encontrado onde está a pontoação. Essas pontoações podem ser distinguidas de dois tipos: pontoação simples e pontoação areolada.
Os meristemas primários são os primeiros a aparecer em uma planta, aparecendo nas extremidades da radícula e dos cotilédones da semente. São responsáveis pela formação de novas células, que irão diferenciar em tecidos já maduros no corpo primário da planta, dando origem e alongando-se raízes e caules. São divididos entre: protoderme, meristema fundamental e procâmbio. 
	
Objetivos 
Observar e caracterizar os campos de pontoações. Observar e relatar as divisões dos meristemas primários. 
	
Materiais e Métodos
3.1 Materiais
Tomate
Pinça 
Água 
Lamina 
Lamínula
Raiz de feijão 
Coleos 
Lamina de corte
3.2 Métodos
Com uma lamina de corte faça um pequeno corte paradérmico na casca do tomate retirando uma finíssima película, se possível faça uma raspagem na parte interna da película para uma melhor observação das pontoações. 
Retire a nova formação do broto do coleos, faça um corte longitudinal e pressione esse material para que consiga ter uma observação mais nítida dos meristemas caulinares.
Com o uso da lamina de corte, realize um corte longitudinal na extremidade da raiz do feijão, pressione o material a ser observado e localiza os meristemas caulinares.
Resultados e discussões 
Na imagem de número 1 , observa-se um corte paradérmico e a presença de um conjunto de células da casca do tomate. Esta células estão envolvidas pela parede celular ( presente em células vegetais), no qual esta divida entre: parede primaria, parede secundaria e lamena média. Olhando a imagem ao lado, nota-se a presença de algumas descontinuidades entre as paredes secundarias , denominadas de pontoações.
Essas pontoações são de suma importância para a célula, pois são através deles que passam os plasmodesmos que são responsáveis pelo tranporte de substância entre as células.
Para que possa ver a presença dessas pontações , o corte precisa ser precisamente fino, e se possível faça a raspagem da película, e asim podera ver nitidamente as ponotações. 
Figura 1Conjunto de células da casca do tomate, dando ênfase nas pontoações, observado por uma objetiva de 40x.
Na segunda imagem pode-se observar um corte ongitudinal e a presença do meristema apical caulinar, sendo: a protoderme ( tecido que origina a epiderme) localizado na extremidade da planta; o procâmbio ( originam o xilema e o floema primário) caracterizando-se pelas pequenas linhas; e por fim o meristema fundamental ( origina o esclerênquima, o colenquima e o parenquima) cituando-se no restante co caule).
Na observação dos tecidos meristemáticos é muito importante que observem os lugares mais novos da planta, onde os meristemas encontra-se com o processo multiplicação de novas células mais ativos.
Figura 2 procâmbio, protoderme e meristema fundamental do broto do coleos, observado por uma objetiva de 10x.
A figura 3 trata-se de um corte longitudinal realizado na raiz de um feijão, no qual nota-se a presença do meristema apical caulinar,composto pelo procambio ( localizado mais ao centro), a protoderme ( na extremidade do caule) e o meristema fundamental ( seria o restante da composição).
Conclusão
Diante das observações descritas neste relatório, conclui-se que a parede celular é uma parede que delimita a célula em seu crescimento, crescimento esse que é paralisado com a formação da parede secundária. A parede secundária aparasse geralmente em células já adultas, não é uma formação continua apresentado pontoações, por onde passam os plasmodesmos que transportam substâncias de uma célula para outra.
Na observação dos meristemas primários, leva a conclusão que o procâmbio, meristema fundamental e protoderme, são localizados tanto nas raízes tanto no ápice caulinar. Esses tecidos irão originar novos tecidos de grande importância para o desenvolvimento primário da planta. Na ponta do caule é encontrado outro tecido importante, a coifa, que ira proteger os meristemas primários em seu desenvolvimento. 
	
Bibliografia 
APPEZZATO E CARMELLO. Anatomia Vegetal. 2. ed. Viçosa: UFV,2006.

Outros materiais