Buscar

AP2 MIEO 2012.2 Gabarito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
GABARITO
Avaliação Presencial – AP2 Período - 2012/2o
Disciplina: Método, Ideologia e Ética nas Organizações Coordenador: Luís Henrique Abegão
�
QUESTÕES DISCURSIVAS
(Valor 2,0)
Com base nas discussões apresentadas nas aulas 1 e 2, explique por quê a idéia de “dever moral” torna-se um dilema para os modernos e como Kant procurou resolver este impasse?
A autonomia do indivíduo e a razão como condutora da ação humana são as bases do pensamento moderno. Sendo assim, a idéia de um dever moral passa a ser vista como cerceadora dessa autonomia do indivíduo. Com o avanço da Modernidade, portanto, há uma tendência a um relacionamento cada vez mais individual com a esfera ética, o que coloca em questão a perspectiva universal da ética.
Kant procurou contornar esse impasse entre autonomia do indivíduo e dever moral estabelecendo argumentos racionais que se traduzem num conjunto de máximas - imperativo categórico -, procurando, dessa forma, estabelecer a noção de um dever moral absoluto e autônomo. A tentativa kantiana foi a de estabelecer, por meio do universalismo do “imperativo categórico”, uma adequação racional entre meios e fins, sem precisar recorrer a um centro ordenador heterônomo, seja este o cosmos, a Natureza ou Deus.
(Valor 2,0)
Na aula 8 discutimos questões éticas ligadas ao consumo e o papel a ser desempenhado pelo consumidor. O que define o “consumo responsável” e de que forma ele se articula com o conceito de sustentabilidade?
O consumo responsável implica, primeiramente, numa atitude contrária ao consumismo. Trata-se, portanto, de um consumo racional, controlado e responsável, que leva em consideração as consequências econômicas, sociais, culturais e ambientais do ato de consumir. Representa, na prática, um papel ativo desempenhado pelo consumidor, que procura, antes de consumir, conhecer a reputação da empresa, a origem do produto, as condições de produção, a atitude da empresa para com os consumidores, os colaboradores, o meio ambiente e a sociedade, dentre outros fatores. Além disso, esse consumidor responsável preocupa-se com o recolhimento de tributos, o respeito as regras, o desperdício de insumos, o reaproveitamento de materiais etc.
O consumo responsável está diretamente relacionado ao conceito de sustentabilidade, na medida em que este visa estabelecer condições mais justas e autênticas no âmbito das dimensões social, econômica, cultural e ambiental, com preocupação de garantir às gerações futuras tais condições. Sendo assim, o consumidor responsável, ao assumir sua parcela de responsabilidade para com a sociedade e o meio ambiente, contribui para a sustentabilidade.
(Valor 2,0)
A ética está na base do conceito de responsabilidade social e se expressa por meio dos princípios e valores adotados pela organização. Não há responsabilidade social sem ética nos negócios. Apresente argumentos que justifiquem essa relação entre ética e responsabilidade social.
�
Compreendendo que Responsabilidade Social vai além do cumprimento das obrigações legais, e que representa, portanto, o desenvolvimento de ações que levem em consideração não apenas os interesses privados imediatos, mas sim de toda a sociedade, e entendendo que a ética busca estabelecer princípios universais capazes de evitar qualquer forma de violência, seja ela a dominação, a exploração, o totalitarismo, a manutenção das desigualdades sociais etc., não é possível pensar numa empresa socialmente responsável que não oriente sua atuação segundo um rol de princípios que extrapole uma visão exclusivamente instrumental.
QUESTÕES OBJETIVAS
4. (Valor; 1,0)
b) O IDH, por ser um indicador composto, é mais sensível para avaliar as situações de desigualdade social, bem como o grau de desenvolvimento social.
5. (Valor; 1,0)
a) A vertente mais conservadora não propõe limites, mas sugere que temas polêmicos sejam discutidos amplamente antes de uma liberação de seu pleno desenvolvimento científico-tecnológico.
6. (Valor; 1,0)
Desenvolver uma cultura organizacional na qual a reflexão e a conduta ética passem a ser exercidas por todos os colaboradores.
7. (Valor; 1,0) Dentre as situações abaixo enumeradas, qual caracteriza comportamento adequado, de acordo com a ética empresarial e profissional?
Os membros da diretoria de uma empresa, em busca de lucro maior, procederam à reorganização da empresa com corte de empregos ocupados por empregados que não produziam adequadamente.

Outros materiais