Buscar

TCC 2016 versão publicação site Passei Direto

Prévia do material em texto

FACULDADES INTEGRADAS DE JACAREPAGUÁ
WENIA SOARES VERAS RIBEIRO
A Aplicação do Conteúdo Lutas na Educação Física Escolar.
Rio de Janeiro - RJ
Dezembro de 2016
RESUMO
 O presente Trabalho de Conclusão de Curso, tem a finalidade de pesquisar sobre a Aplicação do Conteúdo Lutas na Educação Física Escolar, adotando como método de pesquisa o Levantamento Bibliográfico voltado a autores e pesquisadores estudiosos na área da Educação Física Escolar. Vertendo-se às questões: 1- Qual a modalidade de luta mais aplicada pelos Professores de Educação Física nas Escolas. 2- Qual a modalidade de luta mais indicada ao desenvolvimento motor dos alunos. As palavras chaves serão: lutas no conteúdo escolar, lutas e desenvolvimento motor, educação física e lutas. 
 ABSTRACT
            The purpose of this study is to investigate the application of the Fighting Content in School Physical Education, adopting the method of research the Bibliographic Survey aimed at authors and researchers in the area of Physical School Education. Turning to the questions: 1- What would be the modality of struggle most applied by the Physical Education Teachers in the Schools. 2- What would be the most appropriate modality of struggle for students' motor development. The key words will be: fights in school content, fights and motor development, physical education and fights.
 
 
 SUMÁRIO
 1. INTRODUÇÃO 7 
 2. DEFINIÇÃO DE LUTAS 8 
 3. ORIGEM E MODALIDADES DAS LUTAS 10
 4. DESENVOLVIMENTO: AS LUTAS ADOTADAS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR 14
 5. AS LUTAS QUE MAIS TRABALHAM O DESENVOLVIMENTO MOTOR 	 16
 6. CONSIDERAÇÕES FINAIS 18
 7. CONCLUSÃO 19
 8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 20
 
	 
		
 
		
		
 
											
 	 										 
1.Introdução 7 
A presente pesquisa de Revisão Bibliográfica visa conhecer a aplicação do conteúdo “Lutas” na Educação Física Escolar, se existem dificuldades significativas nessa aplicação; qual seria da modalidade de Luta mais aplicada, e ainda qual seria a mais indicada no desenvolvimento motor dos alunos, na opinião dos Professores de Educação Física, São conhecimentos importantes, intrinsicamente  ligados ao descobrimento do desenvolvimento do corpo. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN”s, “ as manifestações culturais do ser humano vêm de sua vivência individual”.
 A utilização das lutas no conteúdo curricular da Educação Física escolar, trabalha o desenvolvimento físico/ motor o qual deve ser alcançado através de atividades físicas, sendo essa ferramenta uma atividade bastante atrativa, o que favorece a participação dos alunos.
(Lançanova, 2006 p. 49): 
“O professor não pode prender-se à ideia de exercícios de movimentos de luta dentro de uma dinâmica “sem dinâmica”, ou uma aula sem um cenário dando sentido e prazer aos exercícios. Porque uma aula não precisa ser repetitiva e sem graça”.
 (Breda, 2010, p.52):
“Entretanto, o esporte hoje é uma manifestação sociocultural de múltiplos significados, sendo um deles o educacional, o que pode nos ajudar na compreensão das lutas nesse contexto” 
A investigação dos estilos de lutas mais utilizados, traça um perfil interessante, de gostos e atitudes dos alunos.
 Segundo Sugizaki apud Shinohara (1980, p. 1), citando as palavras de Jigoro Kano, as quais definem os propósitos da disciplina do judo:
““Judo” é o caminho para a mais eficiente utilização das forças físicas e espirituais, pelo seu treinamento em ataques e defesas, educa-se o corpo e o espírito e torna a essência espiritual do Judo uma parte do seu próprio ser.””
 Ao instigar os movimentos corporais de conhecimentos significativos, relacionados ao trato do conteúdo de lutas na escola, viabiliza-se um diálogo provocado pelas interações dos alunos, o que favorece a construção física e social do futuro cidadão: 
(Alves Junior, 2006 p. 2): “[...] a utilização das lutas como prática de atividade física é capaz de canalizar a agressividade, incutir valores de respeito ao outro e as regras, que em última análise recurso pedagógico para diminuir e controlar a violência urbana”.(Ferreira, 2006) : “...pode-se comprovar que as lutas 
 8
fazem sucesso em todas as faixas etárias, elas ajudam muito na liberação da agressividade das crianças, além de trabalhar todos os fatores psicomotores...”.
 
 2. Definição de Lutas.
 Apresentar a definição de “lutas” não é tarefa fácil, por isso vamos iniciar com aquela que está afeta ao nosso tema, prevista nos Parâmetros Curriculares Nacionais - Educação Física:
As lutas são disputas em que o(s) oponente(s) deve(m) ser subjugado(s), mediante técnicas e estratégias de desequilíbrio, contusão, imobilização ou exclusão de um determinado espaço na combinação de ações de ataque e defesa. Caracterizam-se por uma regulamentação específica, a fim de punir atitudes de violência e de deslealdade. Podem ser citados como exemplo de lutas desde as brincadeiras de cabo-de-guerra e braço-de-ferro até as práticas mais complexas da capoeira, do judô e do caratê. (BRASIL, 1998:70). 
Constatamos que pela definição de lutas pelo PCN’s implica em disputas as quais utilizam técnicas previamente regulamentadas, sendo assim o vencedor seria aquele que empregasse a melhor técnica de forma mais estratégica; depreende-se ainda que se incluem nessas atividades não somente as técnicas em si, como também atividades lúdicas com objetivos e regras anteriormente firmadas. Toda essa preocupação quanto às regras é pontuada porque uma “luta” sem regras na verdade é uma “briga”. Assim, fica bem claro que em atividades de “lutas” o vencedor só será assim considerado se agir dentro das regras pré-estabelecidas, o que garante limites, ordem e controle durante os confrontos. Percebemos então, a importância das lutas para a Educação Física Escolar, afinal preparar os alunos para serem cidadãos perpassa entre outros valores, pelo comportamento de respeitoàs regras estabelecidas (as leis). 
 
Já o autor (Blayan e outros, 2014), cita (Rufino e Darido, 2013) os quais utilizam o dicionário Luft, que define o ato de lutar como sendo: 
“”combater/pelejar, brigar/disputar, competir/trabalhar arduamente, esforçar-se, empenhar- se””. 
Outro autor (João Paulo dos Passos, Santos e outros, 2011), cita (Almeida, 2007):
 9
“”Compreende-se que o trato pedagógico dos componentes de lutas na Educação Física escolar deva comportar necessariamente aspectos da autonomia, criticidade, emancipação e a construção de conhecimentos significativos.””
 Não obstante as lutas mais conhecidas terem origem nas Artes Marciais, sua origem é desconhecida, perdeu-se na história; não havendo o marco específico a considerar. Para melhor entendimento passamos abaixo ao significado de “artes marciais” adotado pela Secretaria de Educação do Estado do Estado do Paraná: 
23.11.2016(http://www.educacaofisica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?
conteúdo):
“Arte Marcial é relativa à arte militar, são codificadas em graus, de acordo com o estágio de seus praticantes. Conforme o tempo e desempenho o praticante terá mais condições de superar o adversário. Existem diversos estilos e escolas de artes marciais, mas o que a diferencia das brigas e da violência são as suas técnicas desenvolvidas e organizadas dentro de um sistema de combate coerente que através de exercícios físicos os quais trabalham o corpo, proporciona um desenvolvimento mental e espiritual. Na atualidade as artes marciais são praticadas por diferentes razões que incluem esportes, saúde, defesa pessoal, desenvolvimento pessoal em sociedade, disciplinar a mente, forjar o caráter e o crescimento da autoconfiança. Impressionante o efeito que pode causar lutar contra um adversário o qual não tememos nem odiamos e ao final da luta confraternizar com aquele que foi o adversário. “ 
 	 									 
 Verificamos que o termo “arte marcial“ também gera controvérsias, dizem alguns que sua origem seria do “Deus Grego/Romano Marte - Deus da Guerra”, porém o termo é oriental e significa à “arte da guerra”. Na atualidade o termo é usado no Ocidente e Oriente para designar as “Lutas”, com ou sem armas tradicionais “Bu-shi-do, no Japão e Wu-shu, na China”; são termos mais específicos para o combate e significam “O Caminho do Guerreiro”. 23.11.2016 
(https://www.portaleducacao.com.br/educacao-fisica/artigos/49894/a-historia-da-arte-marcial). 
Vale ressaltar ainda a referência de Simões (2009, apud LEE, 2003): 
	 10
 “”o objetivo da arte é projetar uma visão interior para o mundo; declarar, em uma criação estética, o espírito mais íntimo e as experiências pessoais deum ser humano””.
		 
3. Origem e Modalidades das Lutas.
 Nos registros sobre a origem das lutas, verificamos uma teoria oriental que fala sobre um monge indiano que chegando à China, no século V a.C. teria ensinado um novo tipo de Budismo, como se referem Santos, Oliveira e Cândido (2011, apud FERREIRA 2006):
“”(...) um tipo mais direto de Budismo, que envolvia longos períodos de estática (...) para ajuda-los a aguentar as longas horas de meditação, ensinou-lhes técnicas de respiração e exercícios para desenvolver a força e a capacidade de defender-se na remota e montanhosa região...”
 Vejamos também o registro sobre a arte marcial da Grécia antiga, Secretaria de Educação do Paraná http://www.educacaofisica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=239 (2010, apud DISCOVERY BRASIL ARTES MARCIAIS, sitio):
“Arte marcial da Grécia antiga e esporte gladiatório, o pancrácio era uma fusão de técnicas de luta, que incluíam a luta grega, boxe, estrangulamento, chutes, golpes e técnicas de travamento das articulações...O termo pancrácio vem do grego “pancratium”, que significa: 
“cerco total” ou “poderes totais.Foi considerado o verdadeiro teste físico quando estreou no 33º Jogos Olímpicos da Antiguidade...” 
 Já no trabalho de pesquisa sobre a Utilização das Lutas na Educação Física, diz o Professor Ms. Heraldo Simões (2009, apud LEE, 2003,23): “ “...o objetivo da arte é projetar uma visão interior para o mundo; declarar, em uma criação estética, o espírito mais íntimo e as experiências pessoais de um ser humano””.
 Abaixo vamos iniciar a descrição das lutas mais conhecidas no Brasil, mas antes abrimos com o valioso esclarecimento sobre “Fundamentos” do Professor Leonardo 
											 11
Delgado,(CentroEducacionalCristão)2016:(http://aquabarra.com.br/educacao_fisica/3_Ano_Unidade_I.pdf)
“Os fundamentos são as práticas que auxiliam no desenvolvimento das lutas tanto de corpo a corpo quanto as de distância.
Características: Agarrar Conseguir pegar, prender, deter, segurar com força, derrubar deixar ou fazer cair, cair tombar, descer sobre a terra, desequilibrar desestabilizar, perder o equilíbrio, imobilizar, impedir de mover‐se, prender, bater dar pancadas ou golpes, defender, proteger‐se ou resguardar‐se contra um ataque, esquivar desviar o corpo para evitar um golpe”.
As lutas mais conhecidas no meio pedagógico escolar do Brasil são o Judô, o karatê, o Taekwon‐do (LEONARDO DELGADO). Não obstante, os PCN”s mencionam que de acordo a realidade de cada cidade, as escolas oferecem essa ou aquela luta, dentre elas: o Jiu-jitsu, a Capoeira, o Karate e o Judo; enfatiza ainda a importância das lutas no trabalho interdisciplinar com a História, porque esta fará um passeio entre culturas de diversas nações e povos.
 
 Capoeira: A origem da Capoeira é divergente, alguns entendem que seja Africana e outros Brasileira; de acordo com estudos de SLENES (apud SOARES, 1994, 26),” “...a cultura africana só teve existência articulada como categoria específica no Brasil...””; diz o estudioso que a troca intercultural promoveu a criação da Capoeira. 
										 
Já (BARBOSA,1997), “ a capoeira é uma luta brasileira de origem negra, inventada pelos escravos em nosso território, que se espalhou pelo Recife, Salvador e Rio de Janeiro” 
O significado gera dúvidas e algumas correntes, entre elas, cita o Professor Denis Andrade (2002, apud, BESSA, apud, NETO, 1992,18) : “” Jogo de mãos, pés e cabeça…”” e, ainda (2002, apud, FERREIRA, 1985,88)” “Jogo atlético, com um sistema de ataque e defesa de caráter individual” “.
Quanto aos movimentos, o Professor Denis Andrade (2002, apud, SANTOS ,1990): “ os movimentos considerados básicos simples na Capoeira são: Ginga, Cocorinha, Negativa de Regional, Negativa de Angola, Aú, Godeme, Meia-lua de Frente, Benção, Queixada, Arrastão, Joelhada, Meia-lua 
												 12
de Compasso, Cabeçada, Martelo, Galopante, Armada, Cutila, Role, Chapa de Frente, Ponteira, Asfixiante, Esquivas (baixa e alta), Queda de Três e Queda de Quatro”.
Judo: Quanto a origem o Judo é Oriental, seu fundador o Professor de Educação Física Jigoro Kano, o qual entendendo a necessidade de uma luta voltada a ética e a moral dentro do contexto processo + ensino pedagógico + escolar. 
Quanto ao significado, tendo o fundador das primeiras escolas modernas desse esporte, em 1882, o professor Jigoro Kano enfatizou as técnicas dentro de 3 (três) pilares: Ju-Suavidade (significando flexibilidade), Jita Kyoei (significando bem estar ebenefícios mútuos) e Seryoku Zenyo (significando a boa energia a ser usada). Citado por (VIEIRA, 2005) Jigoro Kano, ao discorrer sobre o Judô e seus princípios básicos, assim o definia: “ “Eu dei a todos esses princípios o nome de Judô. Então, Judô no seu maior e mais completo significado, é o estudo de um método de treinamento da mente e do corpo, de maneira a regular a vida e os afazeres””.
 Quanto aos movimentos (VIEIRA,2005): 
“os fundamentos iniciais do judô (“amortecimentos de quedas, os princípios filosóficos, equilíbrio, noção de espaço e tempo, solidariedade, golpes iniciais, etc.) é característica central num processo de iniciação que leve em conta a autonomia do sujeito”.
Karate: Quanto a origem: vamos nos a ter ao Karate-do que foi aplicado nas universidadese dojos. O karate-do, chamado de Shotokan foi criado por Gichin Funakoshi( 1868-1957) 
nascido em Okinawa, conhecido como “ Pai do Karate Moderno”. (http://karateshotokan.net/lema-do-karate/); a popularização do karate credita-se as aulas promovidas nas universidades e clubes; seus alunos continuaram a ensinar o Karate mesmo após a sua morte (1957).
Quanto ao significado: a palavra “ karate “ quer dizer “mãos vazias”, seus princípios básicos são 5 (cinco): 1) Esforçar-se para formação do caráter; 2) Fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão; 3) Criar o intuito de esforço; 4) Respeitar acima de tudo;5) Conter o espírito de agressão. O Karate é um esporte (eleito esporte Olímpico em 2016), é uma arte de defesa pessoal, contendo uma filosofia de vida para formação do caráter e é considerado um estilo de vida.
										 13
Quanto aos movimentos: 2016 (http://karateshotokan.net/significados-dos-kata-shotokan/); 
O Karate possui técnicas de socos, chutes, defesas e bases (equilíbrio e estabilidade); desenvolvidas a partir do treinamento constante. Já os kata”s são lutas imaginárias que comportam as técnicas em movimento, com ênfase na velocidade, expansão e contração do corpo e uso adequado da força.
Taekwon-do: Quanto a origem o Taekwon-do é proveniente da Coreia, é um esporte olímpico a partir do ano 2000, As primeiras artes marciais coreanas desenvolveram-se com a fusão de estilos de lutas desenvolvidas pelos três antigos reinos coreanos; no Brasil trazido em 1970, em São Paulo, pelo grão-mestre Sang Min Cho, enviado oficialmente pela International Taekwon-do Federation, com a fundação da Academia Liberdade de Taekwondo; tendo seu primeiro campeonato no Brasil, em 1973. 
Quanto ao Significado : "Tae" (Partir ou esmagar com o Pé) kwon (Partir ou esmagar com a mão) "Do" (espírito/caminho em si).”, ou seja, “ A Arte de Usar os Pés e as Mãos na Luta”, 2016 (http://www.brasil2016.gov.br/pt-br/olimpiadas/modalidades/taekwondo): 
Quanto aos Movimentos: O “soo bak”, no período da dinastia koryo (924 a 139) utilizava-se os pés e as mãos, os mestres desenvolveram 25 posturas de luta, cujas técnicas formaram a base para essa arte marcial como a conhecemos hoje. 
 Quanto a Origem:Jiu-jitsu Brasileiro: 29.11.2016 (https://pt.wikipedia.org/wiki/Jiu-j%C3%ADtsu_brasileiro) 
 O Jiu-jitsu é originário do Japão no século VII pelo monge chinês Chen Yuan-Ping, é considerado a base de várias outras lutas. Já o Jiu-jitsu Brasileiro ou Brazilian Jiu-Jitsu, Gracie Jiu-jitsu ou jiu-jitsu de pontuação é uma arte marcial, desenvolvido pela família Gracie, no início do século XX, que se tornou conhecida e praticada do jiu-jitsu no mundo, principalmente depois das primeiras edições dos torneios de artes marciais mistas (MMA), o UFC, nos idos da de 1990. O criador do estilo foi, em princípio, Carlos Gracie, que adaptou o Judo com especial apreço à luta de solo, seu porte físico punha-lhe em desvantagem contra adversários de maior porte.
											 14 
 Quanto ao significado: 11.12.2016 (http://suapesquisa.com/educacaoesportes/jiu-jitsu.htm) :“A palavra jiu-jitsu é de origem japonesa onde “ ju” significa suavidade  e “jutsu” significa técnica ou arte.” 
 Quanto aos movimentos: 11.12.2016 (http://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/jiu-jitsu.htm)
“O Jiu-jitsu é uma luta de ataque e autodefesa, que prioriza a consciência corporal trabalhada no solo, através de técnicas de alavancas sem uso de armas ou da força para imobilizações e domínios, onde socos e chutes não são eficientes; tornando-se o porte físico de menor importância para os contendores, uma vez que a melhor técnica será a vencedora”. 
 4, Desenvolvimento: As lutas adotadas na Educação Física Escolar.
 Conforme anotamos linhas acima, os PCN’s incluíram as lutas como conteúdo da disciplina Educação Física, não havendo óbice para essa prática. Durante pesquisas efetivadas por estudiosos nas escolas demonstram que a maioria dos Professores de Educação Física aplicam esse conteúdo em suas aulas. 
 Assim no presente Trabalho de Revisão Bibliográfica foram consideradas alguns trabalhos de TCC sobre o conteúdo “lutas” adotado pelos Professores de Educação Física 
Escolar, tais pesquisas de tipos Quantitativa e Revisão Bibliográfica nos dão conta de resultados bastante interessantes. Vejamos então, alguns desses resultados abaixo:
 O resultado da pesquisa realizada pelo Professor de Educação Física Dimunci (2013), que adotou o questionário de (FERREIRA,2006), com professores da rede pública e privada de São Gonçalo e Niterói, nos dá conta de que as lutas são trabalhadas pela maioria dos entrevistados, na educação infantil através da ludicidade e brincadeiras; já outros professores não trabalham as lutas sob a alegação de ausência da especialidade que resulta na falta de confiança para ministrar esse tema, e ainda outros professores não entendem que a temática das lutas seria um foco de desenvolvimento ou não da agressividade dos aluno, sendo a interferência do Professor no processo de ensino-aprendizagem um fator preponderante; quanto a luta mais praticada a maioria entendeu que a Capoeira seja a melhor para as escolas. 
 Cabe a observação abaixo (NASCIMENTO e ALMEIDA2007):
											 15 
 “...não há necessidade de o professor ter uma formação em lutas, desde que a aula não se desvie para a especialização de alunos/atletas de combate, mas sim na construção de conhecimento para as aulas”.
 Já o resultado da pesquisa realizada pelo Professor de Educação Física, Ms. Ferreira Heraldo, Simões (2009), com 50 (cinquenta) professores de da rede pública e privada da Cidade de Fortaleza – CE, concluiu que a grande maioria dos professores não utiliza a prática das Lutas em seus conteúdos; uma pequena parcela adota às Lutas de maneira criativa utilizando atividades lúdicas, entre os motivos alegados para não utilizarem as Lutas por não terem a especialidade para a realização dessas aulas e ainda, achavam que o conteúdo era inadequado para o ambiente escolar.
 Por outro lado, a pesquisa realizada pelos Professores de Educação Física da Rede Municipal de Paranavaí - PR, Santos, Oliveira e Cândido (2011), concluiu que a grande maioria dos Professores de Educação Física acreditam que as aulas de Lutas são aplicáveis e que não geram violência “são importantes para o conteúdo escolar, entendendo que é possível trabalhar essas aulas mesmo sem experiência prática nas 
modalidades existentes” outros entenderam que a Capoeira e o Judo são as lutas ideais para a escola.
	 Os Professores de Educação Física Silva, Mithidieri e Novikoff (2014) em trabalho de Pós-graduação em São Paulo, adotaram uma pesquisabibliográfica onde levantaram alguns pontos que são importantes à formação dos professores de Educação Física acerca da inclusão das lutas nas escolas. Concluíram que os professores de Educação Física são aptos a trabalhar o conteúdo Lutas nas escolas, não havendo necessidade de graduação para esse fim, mas que devem ter um entendimento sobre o tema e seus objetivos, ou seja, quais competências e habilidades estarão trabalhando. Por fim, encerraram o trabalho entenderam que as lutas atuam no “controle da agressividade e no aprimoramento do convívio social dos alunos transformando o individualismo em solidariedade e a disputa em colaboração”.
 O trabalho de TCC dos Professores de Educação Física Corrêa, Queiroz e Campos Pereira (2010) de Caraguatatuba – SP, voltado à pesquisa bibliográfica, concluiu que: 
												 16
“...diante de inúmeros benefícios que a luta proporciona aos seus praticantes, torna-se necessário que a sua inserção no contexto escolar seja considerada, e que sejam incorporadas de maneira mais ampla ...”
Não obstante, discorreram que:
“ O educando deve saber que não adianta somente repetir dezenas de movimentos existentes nas lutas, ele precisa aprender os conceitos gerais...um exemplo disso é o ensinamento da queda no judô, muito útil para a vida toda do indivíduo, ...outro ensinamento para o aluno, é como manter o autocontrole, ...” 
			
 5. As lutas que mais trabalham o desenvolvimento motor.
 O trabalho dos Professores de Educação Física Lopes e Silva (2013), com base em bibliografia pesquisada; concluíram que o Karate desenvolve o indivíduo “o ser como um todo”, alcançando tanto o físico como o psicológico. Assim como auxilia no desenvolvimento da potência dos membros superiores e inferiores dos alunos.
 
 Já o trabalho dos Professores Germano e Moura (2009), rico em pesquisas de revisão bibliográfica, voltadas ao conteúdo “lutas”, trouxeram esclarecimentos importantes acerca do desenvolvimento motor” trabalhado nessas atividades. A arte marcial em si carrega uma naturalidade de movimentos que se expressam “”a própria pessoa com todos os seus sentidos naturais desenvolvidos”” (CENTRO FILOSÓFICO DO KUNG FU – INTERNACIONAL,1983, P.16). 
 Vejamos que a criança, através das lutas experimentam “...uma maior consciência corporal...” porque os movimentos corporais trabalham o desenvolvimento motor, assim como o cognitivo e o afetivo (autoconfiança, autocontrole, autoestima etc), “... a criança ao entrar em sintonia com seu próprio corpo, será um ser humana mais evoluído”. Voltando ao aspecto motor frise-se que as lutas proporcionam um trabalho corporal que desenvolve: força, agilidade e coordenação, etc. Por oportuno, vale o destaque a abaixo de (FERREIRA2006, p.39-40):
“No aspecto motor, observamos o desenvolvimento da lateralidade, o controle do tônus-muscular, a melhora do equilíbrio e da coordenação global, o aprimoramento da ideia de tempo e espaço, bem 
								 		 17
como a noção de corpo. No aspecto cognitivo, as lutas favorecem a percepção, o raciocínio, a formulação de estratégias e a atenção. No que se refere ao aspecto afetivo e social, pode-se observar em alunos alguns aspectos importantes, como a reação a determinadas atitudes, a postura social, a socialização, a perseverança, o respeito e a determinação” .
		
 Os autores chamam a atenção para o caráter “utilitário ou lúdico” das lutas e assinalam o entendimento de (BRASIL, 1998, p.28):
“...com um caráter predominantemente utilitário ou lúdico, todas visam, a seu modo, a combinar o aumento da eficiência dos movimentos corporais com a busca da satisfação e do prazer na sua execução”. 
Os movimentos das lutas são citados em muitos aspectos no valoroso trabalho dos Professores; esses movimentos básicos podem ser utilizados na Educação Física Escolar, entre eles a “ginga” da Capoeira e “rolamentos” do Judo e do Jiu-jitsu. Vale-nos inserir ao presente trabalho a citação da Professora de Educação Física Larah Veggi quanto a concepção das lutas na Educação Física Escolar (LANÇANOVA, 2007): http://lutasescolar.vilabol.uol.com.br/
“... entende que não se pode reproduzir na escola o mesmo ensino que se realiza em academias, ou seja, de caráter desportivo, defesa-pessoal. As Lutas devem ser incluídas no planejamento escolar pelo professor de Educação Física de forma que possa contribuir para a formação integral do educando. E isto significa, portanto, considerar todos os aspectos do indivíduo: ”motor, intelectual, sócio afetivo, filosófico...” .
 
 
 18
6. Considerações Finais.
 A partir das pesquisas realizadas em sites, livros, trabalhos monográficos etc., concluímos que:
 Quanto a modalidade de luta mais aplicada pelos professores de educação física escolar, foram citadas: a Capoeira, o Karate, o Judo e o Jiu-jitsu Brasileiro.
 Quanto à qual seria a modalidade de luta mais indicada para o desenvolvimento motor dos alunos, verificamos que os professores de educação física citaram: que todas as lutas oferecem a oportunidade de trabalhar movimentos valorosos para o desenvolvimento motor, desde que o professor não envolva a luta como esporte e sim como cultura de movimento com amplitude de atividades corporais.
 
 
												 19 7. Conclusão.
 As lutas oferecem a oportunidade promover nos alunos o autoconhecimento autocontrole e a autoestima, contribuindo para a formação dos futuros cidadãos; como também, oferece ao Professor de Educação Física uma série de movimentos corporais característica, que trabalhados de forma lúdica promovem o desenvolvimento motor das crianças. 
Assim, através do trabalho com as Lutas, estabelecem-se valores físicos e sociais, a que todos os Professores de Educação Física Escolar buscam transmitir para os alunos. Podendo-se afirmar que as atividades compreendidas nas Lutas são imprescindíveis ao conteúdo da Educação Física Escolar.
 
 
 
 20
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: 
ALVES, Marcus Vinicius Patente. A importância da disciplina "linguagem corporal ginástica e lutas" na formação do professor de educação física. Uberlândia: UNITRI,2008. Dissertação (Mestrado)– Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro Universitário do Triângulo, Uberlândia, 2008.
ALVES JUNIOR, E. D. Discutindo a violência nos esportes de luta: a responsabilidade do professor de educação física na busca de novos significados para o uso das lutas como conteúdo pedagógico. XII Encontro Regional de História ANPUH-RJ 2006.
AQUINO, J. R.G. Indisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo, Summus,1996.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Educação física, Terceiro e quarto ciclo, Brasília: MEC/SEF, 1998.
Barcelos, Junice Gonçalves Costa, e outro: ANÁLISE DA APLICAÇÃO DO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA: LUTAS, NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE UBERLÂNDIA-MG; TCC - Pós-Graduação Lato-Sensu em Educação; MG- Uberlândia 2014.
Carla Ieda - Professora de Educação Física; Artigo “As Lutas como Conteúdo em Educação Física Escolar por Parte dos Professores da Rede Municipal de Ensino do Paranavaí, Paraná.” Nov.2011.
COSTA, L. C. A., NASCIMENTO, J. V. Prática pedagógica de professores de Educação Física: conteúdos e abordagens pedagógicas. R. da Educação Física/UEM, Maringá, v. 17, n. 2, p. 161-167, 2. sem. 2006.
Correa, de Oliveira Adriano, e outros - Formando de Educação Física - Monografia de Conclusão de Curso “ Lutas como conteúdo na Educação Física Escolar” dez. 2010;
DAVID, N. A. N. A formação de professores para a educação básica: dilemas atuais para a educação física. REVISTA DA CIÊNCIA E DO ESPORTE, Campinas, v. 23, n. 2, p. 119 - 123, jan. 2002.
Escolar: restrições e possibilidades. Revista Movimento. Porto Alegre, v. 13, n.3, p.91-110, set/dez 2007.
Ferreira, H.S; As Lutas na Educação Física Escolar: Uma Proposta de Diretrizes Pedagógicas. Revista de Educação Física Escolar. Nº 135. V.1, 2006.
 21
Ferreira, Simões Heraldo – Mr. em Educação Física; Artigo “A Utilização das Lutas como Conteúdo das Aulas de Educação Física” março de 2009.
FONSECA. J. M. C. et al. Conhecimento declarativo de docentes sobre a prática de Lutas, Artes Marciais e Modalidades Esportivas de Combate nas aulas de Educação Física Escolar em Pelotas, Rio Grande do Sul. Pensar a Pratica, Goiânia, v. 16, n.2,p. 320-618, abr/jun. 2013.
Gonçalves Junior, L; Drigo, A.J.A já Regulamentada Profissão Educação Física e as Artes Marciais. Motriz, N.2, V.7, 2001.
Gallahue DL, Ozmun JL. Compreendendo o Desenvolvimento Motor: Bebês, Crianças, Adolescentes e Adultos. 3.ed. São Paulo: Phorte, 2005. 
Barcelos, Junice Gonçalves Costa, e outro: ANÁLISE DA APLICAÇÃO DO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA:LUTAS, NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE UBERLÂNDIA-MG; TCC - Pós-Graduação Lato-Sensu em Educação; MG- Uberlândia 2014.
MANACORDA, M. A. História da educação: da antiguidade aos nossos dias. Cortez,1999.
MELO, Victor Andrade. Escola Nacional de Educação Física e Desportos – Uma Possível História. 1996. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, Campinas,1996.
Nascimento, P.R.B.; Almeida L. A Tematização das Lutas na Educação Física Escolar; restrições e possibilidades. Revista Movimento. N.3, V13,2007.
Olivier, J.C. Das Brigas aos Jogos com Regras: Enfrentando a Indisciplina na Escola. Porto Alegre - RS, 2000.
MANACORDA, M. A. História da educação: da antiguidade aos nossos dias. Cortez,1999.
MELO, Victor Andrade. Escola Nacional de Educação Física e Desportos – Uma Possível História. 1996. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, Campinas,1996.
Nascimento, P.R.B.; Almeida L. A Tematização das Lutas na Educação Física Escolar; restrições e possibilidades. Revista Movimento.
 N 3, V13,2007.
Olivier, J.C. Das Brigas aos Jogos com Regras: Enfrentando a Indisciplina na Escola. Porto Alegre - RS, 2000.
 22
RUFINO, L. G. B., DARIDO, S. C. Pedagogia do esporte e das lutas: em busca de aproximações. Rev. bras. Educ. Fís. Esporte, São Paulo, v.26, n.2, p.283-300, abr./jun. 2012.
Rose Júnior D, et al. Esporte e atividade fisica na infancia e na adolescencia: uma abordagem multidisciplinar. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2002. 200 p. 
 Silva, Robério Blayan da - Professor de Educação Física; Mithidieri, Barreiros Otavio - Pós-Graduado em Docência Superior; Novikoff, Cristina – Mr em Educação Física: Artigo “A Inclusão das Lutas nas Aulas de Educação Física Escolar”, Maio de 2014.
Dinunci, Sá Raphael – Artigo “ Lutas como Conteúdo na Educação Física Escolar - TCC Licenciatura Educação Física – Faculdades Int. Maria Thereza – Niterói – RJ- 2013- 
Santos, dos Passos João Paulo - Professor de Educação Física; Oliveira, de Aparecida Suzana - Pós-graduada em Prescrição Personalizada de Exercícios Físicas; Cândico, SPOSITO, M. P. Um breve balanço da pesquisa sobre violência escolar no Brasil. 2001.
. SO, M. R., BETTI, M. Saber ou fazer? O ensino de lutas na educação física escolar. 2009.
. VIEIRA, A. D. O conteúdo lutas nas aulas de educação física nas escolas municipais da cidade de Uberlândia. Coleção Pesquisa em Educação Física - v.5, n.1, 2007
OBS.:1. O presente trabalho de pesquisa é uma produção intelectual protegida pela legislação vigente e sua cópia não é autorizada, salvo em partes para auxiliar em outros estudos. 
 2. Foram suprimidas as páginas destinadas aos agradecimentos.
 3. Espero contribuir de alguma forma para as pesquisas de meus colegas da Educação Física.
 Wenia Soares
 Professora de Educação Física
 Bacharel em Direito
 Pós-graduada em Docência do Ensino Superior

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes