Buscar

Estudo dirigido água e tampão, alguém poderia me ajudar a resolver?

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 - A droga aspirina, intensamente receitada, é um ácido fraco com pk' de 3,5. A aspirina é absorvida para o sangue através das células de revestimento do estômago e do intestino delgado. Para uma substância ser absorvida, ela deve atravessar facilmente a membrana celular. A passagem através da membrana celular é determinada pela polaridade da molécula e moléculas altamente polares passam lentamente, enquanto aquelas neutras ou hidrofóbicas passam rapidamente. Sabendo-se que o pH do suco gástrico é de 1,0 e o pH no intestino delgado cerca de 6,0, onde a aspirina é melhor absorvida para a corrente sanguínea, no estômago ou no intestino delgado? Justifique sua escolha.
A fluidez da membrana depende da relação de ácidos graxos insaturados/saturados. Quanto maior a proporção de ac. graxos insaturados menor é o ponto de fusão da membrana e portanto, maior é a fluidez da membrana e vice-versa. O aumento de ac. graxos insaturados em temperaturas baixas, diminui o ponto de fusao da membrana e deste modo mantem a fluidez necessária para o funcionamento normal da membrana. pH no estômago é 1, neste pH a aspirina encontra-se protonada e sem carga e portanto ela é capaz de atravessar a membrana celular com mais facilidade. Já no pH intestinal (pH 6), a aspirina vai estar desprotonada e com carga negativa. Moléculas carregadas não podem atravessar a membrana celular
2 - Um pesquisador para manter o pH de um experimento em 7,5, necessita fazer uma solução tampão. Para esse fim, ele dispõe de algumas substâncias que apresentam diferentes pKs.
			 Substância	 pK
			 Ácido acético	 4,76
 Fosfato diácido 6,86
 Amônio 9,25
 Bicarbonato 10,2 
 
 Responda:
 a - Dentre os ácidos listados qual(is) você escolheria para manter o pH do experimento? Justifique.
 b - Qual dos ácidos acima é o mais fraco? Justifique.
 
3. Os fosfolipídios das membranas celulares são exemplos de moléculas anfipáticas. Como essas substâncias se comportam na água?
Adotam espontaneamente a organização em bicamada, as cabeças polares no exterior e as caudas apolares no interior.
4. Para a determinação do pH ótimo de uma enzima é necessário avaliar sua atividade em vários valores de pH. Um pesquisador pretende determinar o pH ótimo da enzima X e dispõe dos seguintes ácidos fracos em seu laboratório:
	Ácidos
	pK
	Ácido fosfórico
	2.14
	Fosfato diácido
	6.86
	Ácido acético
	4.76
	Amônio
	9.25
			
Sabendo-se que ele pretende testar a atividade enzimática em pH 7.0, escolha entre os ácidos acima aquele(s) mais adequado(s) para tamponar o pH do experimento. Justifique sua resposta.
5 – Abaixo podemos observar a curva de titulação de um ácido fraco.
 pH6
5
4
3
2
1
 0,5 1,0
 Equivalentes de NaOH
Responda justificando:
Qual a faixa tamponante deste ácido?
	B) Como funciona um sistema tampão? 
Tampões são sistemas que tendem a resistir a variações no seu pH quando pequenas quantidades de um ácido ou uma base são adicionadas.

Outros materiais