Buscar

RESUMO NBC PG 100

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

NBC PG 100 – APLICAÇÃO GERAL AOS PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE
Esta norma estabelece a estrutura conceitual que o profissional da contabilidade deve aplicar para identificar ameaças ao cumprimento dos princípios éticos, avaliar a importância das ameaças identificadas, aplicar salvaguardas para eliminar as ameaças ou reduzi-las a um nível aceitável. Os mesmo devem cumprir alguns princípios éticos: Integridade, objetividade, Competência profissional e devido zelo, sigilo e comportamento profissional. O profissional da contabilidade deve avaliar e tratar quaisquer ameaças ao cumprimento dos princípios éticos quando ele souber ou suspeitar da existência de circunstâncias ou relações que podem comprometer o cumprimento dos princípios éticos. Com tudo, as ameaças podem ser criadas a partir da avaliação, sendo elas: de interesse próprio, de autorrevisão, de defesa, familiaridade e de intimidação.
Integridade: O princípio de integridade impõe a todos os profissionais da contabilidade a obrigação de serem diretos e honestos em todos os relacionamentos profissionais e comerciais (negociação justa e veracidade). Nesse caso, o profissional não necessariamente pode participar de relatórios, documentos ou comunicações na quais ele acredite que as informações contenham declarações falsas e enganosas, informações fornecidas de maneira leviana ou que omitem ou ocultem informações que deviam ser incluídas.
Objetividade: O princípio da objetividade impõe a todos os profissionais da contabilidade a obrigação de não pactuar seu julgamento profissional ou do negócio em decorrência de comportamento tendencioso, conflito de interesse ou influência indevida de outros, ou seja, ele não é obrigado a compactuar em algo duvidoso ou distorcido para se prejudicar profissionalmente.
Competência e Zelo Profissionais: Esse princípio impõe a todos os profissionais as seguintes obrigações: manter o conhecimento e as habilidades profissionais no nível necessário para que clientes ou empregadores recebam serviço profissional adequado; agir cuidadosamente de acordo com as normas técnicas e profissionais aplicáveis na prestação de serviços profissionais. Essa competência pode ser dividida em duas fases, sendo elas: Atingir e Manter.
Sigilo Profissional: No principio do sigilo, impõe a todos os profissionais a obrigação de abster-se divulgar fora da firma ou da organização empregadora informações sigilosas obtidas em decorrência de relacionamentos profissionais e comerciais, a menos que haja um direito ou dever legal ou profissional de divulgação. Usar informações obtidas em decorrência de relacionamentos profissionais e comerciais para obtenção de vantagem pessoal. Contudo, as informações sigilosas desse vínculo entre o profissional da contabilidade, cliente e empregador (empresa, contratante etc.) não pode ser divulgado ao menos que tenha autorização. 
Comportamento profissional: O princípio do comportamento profissional impõe a todos os profissionais da contabilidade a obrigação de cumprir as leis e os regulamentos pertinentes e evitar qualquer ação que o profissional da contabilidade sabe ou deveria saber possa desacreditar a profissão. Dois fatores são fundamentais: Não fazer declarações exageradas sobre os serviços que podem oferecer, as qualificações que têm ou a experiência que obtiveram ou não fazer referências depreciativas ou comparações infundadas com o trabalho de outros profissionais da contabilidade.

Continue navegando