Buscar

AULA 5-COEFICIENTE POISSON

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

COEFICIENTE DE
POISSON
COEFICIENTE DE POISSON
Quando um material é submetido a uma força de tração axial, um corpo deformável não apenas se alonga, no entanto, ele também se contrai lateralmente.
Tração axial
Da mesma forma, uma força de compressão sendo aplicada sobre um corpo provoca uma contração na direção da força, porém, os lados se expandem lateralmente
compressão
Quando uma carga P é aplicada à barra, uma mudança no comprimento e no raio da barra acontece. Essa variação está dada por:
O cientista Poisson percebeu que, dentro da região elástica, a razão dentre as deformações é uma constante. Essa constante é denominada coeficiente de poisson.
PROBLEMAS
o parafuso de 8 mm de diâmetro é feito de uma liga de alumínio e está instalado em uma luva de magnésio com diâmetro interno de 12 mm e diâmetro externo de 20 mm. Se os comprimentos originais do parafuso e da luva forem 80 mm e 50 mm, respectivamente, determine as deformações na luva e no parafuso se a porca for apertada de tal modo que a tensão no parafuso seja de 8 kN. Considere que o material em A é rígido. Eal=70GPa e Emg=45GPa.
A Figura mostra a porção elástica do diagrama tensão-deformação para um aço-liga. O corpo-de-prova do qual ela foi obtida tinha um diâmetro original de 13 mm e comprimento de referência de 50 mm. Se uma carga P= 20 kN for aplicada ao corpo-de-prova, determine seu diâmetro e comprimento de referência. Considere v=0,4.
O cabeçote H está acoplado ao cilindro de um compressor por seis parafusos de aço inoxidável. Se a força de aperto de cada parafuso for 4 kN, determine a deformação normal nos parafusos. Cada um deles te 5 mm de diâmetro. Se o esforço elástico é de 280 MPa e Eaço=200 Gpa, qual é a deformação em cada parafuso quando a porca é desatarraxada, aliviando, assim, a força de aperto?. Calcular a deformação lateral do parafuso.
O tubo rígido é sustentado por um pino em C e um cabo de ancoragem AB de aço A-36. Se o diâmetro do cabo for 5 mm, determine a carga P se a extremidade B for deslocada 2,5 mm para a direita. Eaço=200 Gpa.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais