Buscar

Prointer para entregar N2 1º semestre

Prévia do material em texto

ANHANGUERA EDUCACIONAL – UNIDERP - PÓLO NAVIRAI/MS
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
DISCIPLINAS NORTEADORAS:
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO; COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL; EMPREENDEDORISMO; ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL
Nome: Fabiano Barbosa, RA:536671975
 Ricardo Vieira da Silva, RA:5500815114
 Talisson Pavarim da Luz, RA:5506822640
PROINTER I
EMPREENDIMENTO E ANALISE DAS OPORTUNIDADES ATRAVÉS DA COLETA DE INFORMAÇÕES PARA SEU RELATÓRIO FINAL: O PLANO DE NEGÓCIOS
NAVIRAI/MS
Maio-2017
Fabiano Barbosa, RA:536671975
Ricardo Vieira da Silva, RA:5500815114
Talisson Pavarim da Luz, RA 5506822640
PROINTER I
EMPREENDIMENTO E ANALISE DAS OPORTUNIDADES ATRAVÉS DA COLETA DE INFORMAÇÕES PARA SEU RELATÓRIO FINAL: O PLANO DE NEGÓCIOS
Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia - Prointer I como requisito para obtenção de notas nas disciplinas Técnicas de Negociação; Comportamento Organizacional; Empreendedorismo; Ética e Relações Humanas no Trabalho e Desenvolvimento Pessoal e Profissional no Curso Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Anhanguera, 1º semestre, Polo Naviraí/MS (4114), sob a orientação dos Professores a Distancia e o Tutor Presencial e, tutor EAD.
NAVIRAI/MS
Maio-2017
SUMÁRIO
1 - SUMÁRIO EXECUTIVO	1
2 – Resumo 4
3 - INTRODUÇÃO	5
	4 - Entrevista	6
	4.1 - Questionário 	6
	4.2 - Analise SWOT	10
5 - Considerações e Observações Sobre a Entrevista 11
 
6 - PLANO DE NEGOCIOS	12
	6.1 DESCRIÇÃO DA EMPRESA 12
	6.2 Localização e Instalação 13
	6.3 Produtos e Serviços	14
 6.4 Auditoria 14
7 - MERCADOS E COMPETIDORES 16
 7.1 Análise de Mercado 16
	7.2 CONSUMIDOR	 16
	7.3 Concorrentes	 17
8 - MARKETING E VENDAS	18
 8.1 Analise e Estratégia 18
 8.2 Nossa Missão	18
 8.3 Nossa Visão 19 
 8.4 Nossos Valores 19 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS	20
2-RESUMO
Este trabalho retrata na teoria, a maneira a qual se aplica na pratica, o ciclo de iniciativa empreendedora, usando como exemplo, o empreendedor Joaquim Barbosa, que por incentivo de familiares, o despertou como um empreendedor, formado em ciências contábeis pela Anhanguera, desenvolveu um plano de negócios bem elaborado, onde ao implementar, foi atendendo clientes e assim ocupando o seu lugar no mercado empreendedor tão competitivo, adquirindo experiência e alimentando a ideia de seguir no ramo de consultoria e auditoria, abrindo o seu próprio negócio, aplicando o seu conhecimento adquirido na teoria, e pratica, focando uma meta e utilizando o seu plano de negócio para a realização do seu empreendimento. 
Desta maneira, conseguimos identificar, possíveis situações de sucesso e insucesso, na hora de abrir um tipo de negócio, sabendo que existem ferramentas básicas para esta “receita”, que é o plano de negócios. Aqui estando exposto entrevista, com um empreendedor, ramo de atividades, plano de negócios, e informações bastante relevantes ao conteúdo solicitado, para implementar o contexto como um todo, agregando conhecimentos e experiência de quem vivencia na pratica com o empreendedorismo. 
3-INTRODUÇÃO
A Empresa Barbosa Consultoria e Auditoria está no mercado há um ano, e foi criada pelo empreendedor Joaquim Barbosa, que por incentivo de familiares despertou como um empreendedor, formado em ciências contábeis pela Anhanguera, tendo como ferramentas, no início, sua residência e veiculo, foi atendendo clientes e assim ganhando o seu lugar no mercado tão competitivo, adquirindo experiência e alimentando a ideia de seguir no ramo de consultoria e auditoria, e abrir seu próprio negócio, aplicando o seu conhecimento adquirido na teoria, e pratica, focando uma meta e traçando seu plano de negócio para um futuro empreendimento.
Segundo o autor do livro “Empreendedorismo, Dando Asas ao Espírito empreendedor”, Idalberto Chiavenato, para ser bem-sucedido, o empreendedor não deve apenas saber criar seu próprio empreendimento. Deve também saber gerir seu negócio para mantê-lo e sustentá-lo em um ciclo de vida prolongado, e obter retornos significativos de seus investimentos. Isso significa administrar, planejar, organizar, dirigir e controlar todas as atividades relacionadas direta ou indiretamente com o negócio
Ele ainda orienta a todos os futuros empreendedores que querem abrir seu próprio negócio, que procurem fazer o que gosta pra fazer com qualidade, realizem pesquisas de mercado referente ao seu ramo de atividade, busquem fontes de apoio, como por exemplo o SEBRAE que fornece assistência e consultoria gratuitas para o pequeno empreendedor, analisem o ambiente no qual você e sua empresa estão inseridos, montando assim um plano de negócios inicial com tempo definido para poder sempre atualizá-lo e ter a certeza de que riscos deverão ser assumidos e estar preparado para isso.
Segundo o estudioso, David C. McClelland, o empreendedor assume variados riscos ao iniciar seu próprio negócio: riscos financeiros decorrentes do investimento do próprio dinheiro e do abandono de empregos seguros e de carreiras definidas; riscos familiarização envolver a família no negócio; riscos psicológicos pela possibilidade de fracassar em negócios arriscados. 
Por esse e outros motivos tem se a concepção de que para ser um empreendedor de sucesso, precisa ter algumas características indispensáveis tais com, Autoconfiança, liderança, ousadia e eficiência
4-ENTREVISTA
4.1 Questionário
Entrevista com um Empreendedor
Nome da Empresa: Barbosa Consultoria e Auditoria
Endereço: Rua Vidal de negreiro Nº190.
Cidade: Naviraí CEP: 79950-000
Estado: MS
Ramo de Atividade: Consultoria e Auditoria
Produtos e/ou serviços: Consultoria e Auditoria
Data de Início das atividades: 2016
Entrevistado: Joaquim Barbosa
1) Que fatores o influenciaram a se tornar um empreendedor? 
RESPOSTA: O que mais influenciou a vontade de ser dono do próprio negócio, aliado a saída de sua antiga empresa.
2) Existem outros empreendedores em sua família? 
RESPOSTA: Não, Barbosa esta sendo o pioneiro em sua família, sendo espelho para inspirar confiança para seus demais familiares.
3) Sua ideia empreendedora nasceu durante seu período de estudos no colégio ou faculdade? 
RESPOSTA: Não, esta ideia sempre cresceu com sigo mesmo, sempre inspirado por grandes empresários, tal como Silvio Santos, A vida acadêmica facilitou e reforçou seu ponto de vista empreendedor.
4) Qual foi a sua educação formal? Foi relevante para o negócio?
RESPOSTA: Foi de suma importância. O Barbosa se formou em Ciências Contábeis a formação dele foi muito útil e necessária para o trabalho que ele exerce hoje.
5) Porque muitos profissionais têm medo de se arriscar em um empreendimento? 
RESPOSTA: Para o Barbosa, o maior medo de um futuro empreendedor é o medo de assumir riscos, e para ele, assumir riscos é uma característica essencial para um empreendedor.
6) Como este futuro projeto poderá trazer independência ao profissional, impulsionando sua carreira e possibilitandoo alcance de seus objetivos profissionais e pessoais? 
RESPOSTA: Para esse projeto trazer independência é essencial que o empreendedor tenha um planejamento, pois dessa forma, ele terá uma visão de médio e longo prazo, que irá auxilia-lo na busca (pela independência)..
7) De que forma na teoria e na pratica, a ética e as relações humanas no trabalho irão contribuir para o sucesso de um empreendimento?
RESPOSTA: Em qualquer atividade, a ética e as relações humanas são fundamentais, estas são escalas essenciais. No caso da área do Barbosa, Consultoria e Auditoria, a ética é um princípio extremamente primordial. Para ter credibilidade. 
8) Como você encontrou a oportunidade de empreender? 
RESPOSTA: já estava na reta final de seus estudos, aliado a saída de sua antiga empresa em que era funcionário, e já prestava suas consultorias.
9) Como você avaliou esta oportunidade? 
RESPOSTA: Sim, com certeza. Quando a oportunidade surgiu, o Rodrigo analisou bastante, fez uma grande avaliação. Ele era empregado (CLT) e optou por sair da empresa para a qual estava trabalhando e resolveu abrir seu negócio próprio. Ele acabou não avaliando tanto as questões financeiras no primeiro momento, mas sim as oportunidades que estariam por vir, e as “portas” que o seu negócio iria “abrir” para ele.
10) Você já tinha um plano de negócios? Se não, fez algum tipo de planejamento? Explique. 
RESPOSTA: Quando o Barbosa se viu insatisfeito na empresa em que ele estava trabalhando, ele começou a traçar um plano de negócios para o seu futuro empreendimento. Esse plano, no primeiro momento, foi feito considerando 2 anos e considerando uma evolução, baseado no potencial esperado para a empresa. Nesse planejamento ele considerou algumas questões primordiais: a) definição dos tipos de trabalho que seriam desenvolvidos por ele; b) marketing da empresa, através do estudo para criação de um site de divulgação do negócio; c) faturamento (nível de faturamento que ele almejava para cada ano, número de novos clientes por período); d) investimentos; e) Sincronia entre o plano de negócio e a situação na qual ele se encontrava naquele momento. 
11) Que experiência de trabalho anterior você teve antes de abrir um negócio? 
RESPOSTA: A experiência de 4 anos, trabalhando em um empresa do ramo de alimentos, e que sempre estava inovando seus produtos, iniciando como aprendiz, o tempo passou e adquiri uma vasta experiência no ramo da consultoria. 
12) Quais são suas forças e fraquezas? 
RESPOSTAS: AS principais fraquezas que Barbosa enfrentou, e muitas vezes ainda enfrenta, é a questão da falta de mão-de-obra qualificada, que está cada vez mais escassa, que faz com que ele acabe não buscando novos clientes, também a falta de gerenciamento da mão-de-obra e de capacitação de novos funcionários. Como pontos fortes Barbosa destacou o conhecimento técnico e experiências variadas na área, que contribui muito positivamente para a execução do serviço de auditoria e consultoria.
13) Você teve ou tem Sócio? Os seus sócios complementaram suas habilidades para tocar o negócio? 
RESPOSTA: No momento não, mas futuramente com a ampliação do negócio, é de necessidade uma sociedade para expansão e bem da empresa.
14) O que significa ter ética nos negócios para você? 
RESPOSTA: Ter ética nos negócios, começa por ter compromisso e comprometimento com seus clientes, colaboradores e demais parceiros. Também ressaltou outros pontos importantes, como: Entregar um bom trabalho, ter uma postura que lhe permita passar credibilidade, entregar os trabalhos dentro do prazo estipulado, atender a legislação e regras do segmento em que a empresa está inserida.
15) Quais os recursos econômicos/financeiros você precisou para iniciar o negócio? 
RESPOSTA: No início, basicamente, os recursos que Barbosa utilizou para a abertura da empresa foram: o conhecimento, um quarto de sua casa que servia como escritório, seu carro para deslocar até seus clientes.
16) Onde e quando obteve estes recursos?
RESPOSTA: Barbosa, já tinha acumulado recursos durante seu ultimo emprego, que foi de suma importância para seu salto nos negócios. 
17) Quando e como obteve o primeiro cliente? 
RESPOSTA: O primeiro cliente do Barbosa foi um escritório de contabilidade, que estava passando por um processo de reestruturação e, diante de uma prospecção feita pelo próprio Barbosa, ele identificou essa oportunidade, e ofereceu seus serviços a esse escritório. 
18) Qual foi o momento mais crítico do negócio? Como foi superado? 
RESPOSTA: O Barbosa nos informou que ainda não passou por nenhum momento muito crítico durante a jornada da sua empresa até o momento. Mas que está sempre atento para não ser pego de surpresa.
19) Qual é o lado positivo e o negativo de se tornar um empreendedor? 
RESPOSTA: O Rodrigo nos informou que, para ele, o lado positivo está em ter autonomia (de poder implementar seus valores e políticas na empresa, por exemplo), flexibilidade (em tempo e tomada de decisão, por exemplo), entre outros. Como ponto negativo, ele citou o fato da estabilidade, pois precisa estar sempre buscando crescimento e inovação, para poder manter a empresa “viva”.
20) A carreira como empreendedor afetou sua família de alguma forma?
RESPOSTA: Sim, pois para manter um padrão requer muito tempo, então a familiar mesmo apoiando não tem cem por cento da atenção .
21) Você faria tudo isso novamente? Porque? 
RESPOSTA: Sim, o Barbosa nos disse que faria tudo novamente, mas que a experiência que ele adquiriu ao longo de sua jornada iria lhe ajudar a tomar algumas decisões de forma um pouco diferente, e mais madura e isso poderia fazer com que a empresa tomasse um rumo diferente.
22) Que conselhos você deixa para uma pessoa que deseja se tornar um empreendedor de sucesso?
RESPOSTA: O conselho do Barbosa é que, as pessoas que querem abrir seu próprio negócio, devem avaliar o que a pessoa realmente gosta de fazer, pois, na opinião dele, é muito mais fácil fazer com que um negócio pelo qual você é “apaixonado” dê certo. Realizar pesquisas de mercado referente ao seu ramo de atividade. Buscar fontes de apoio, como por exemplo o SEBRAE que fornece assistência e consultoria gratuitas para o pequeno empreendedor.
4.2 - Análises SWOT
			Construímos a Matriz SWOT da nossa Empresa através dos dados encontrados e realizado.
	
	Análise SWOT
	
	Ajuda
	Atrapalha
	
	Pontos fortes
	Pontos fracos
	Interno
	Diferenciais competitivos
	Falta de tradição no mercado
	
	Layout Organizado
	
	
	Bom conhecimento do nosso Público-Alvo
	Reduzido número de clientes
	
	Estratégias de marketing
	
	
	Oportunidades
	Ameaças
	Externo
	Reconhecimento das empresas pelas partes interessadas
	Fracasso das estratégias de marketing
	
	Aumento das vendas após os primeiros meses
	Não crescimento do público-alvo
	
	
	Não fechamento de parcerias com empresas 
	
	Expansão do nosso público-alvo
	
5 - Considerações e Observações Sobre a Entrevista
Conforme respostas do questionário respondido pelo Sr. Joaquim, da Empresa Barbosa Consultoria e Auditoria, sua empresa é especializada em Consultoria contábil, O serviço contábil é o mais procurado entre os empreendedores, conforme pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), além de ser considerado o segundo mais importante, atrás apenas dos conhecedores do mercado.
Porém, quase metade das empresas fecham suas portas em um ano, segundo dados do Sebrae. A principal razão é a falta de capital de giro, seguida da falta de clientes e de problemas financeiros.
É aí que entra a grande oportunidade de fazer sua empresa crescer, buscando parcerias, pessoas com ideias novas, pessoas que já tiveram oportunidade de trabalhar em grandes empresas, onde carregam uma grande experiência poderia ser uma ótima oportunidade de se associar a “Barbosa consultoria e auditoria”. Porém essa decisão é tão importante quanto de se tornar um empreendedor.
Confiabilidade,pontualidade, comprometimento é a base para a empresa crescer no mercado.
6 PLANO DE NEGOCIOS
Barbosa Consultoria e Auditoria
6.1 DESCRIÇÃO DA EMPRESA
A BARBOSA CONSULTORIA E AUDITORIA acredita que entre os principais pilares da gestão empresarial, informação e processos bem estruturados são essenciais para atingir resultados eficazes. Para tanto é preciso dispor de conhecimento, perícia técnica, das novas tecnologias advindas da computação e saber utilizá-los adequadamente a fim de criar ambientes coorporativos saudáveis capazes de superar desafios e gerar riqueza de forma continua e sustentável. 
Temos o objetivo de inovar no desenvolvimento de processos na aplicação de recursos enfatizando o equilíbrio entre a contribuição humana e os recursos técnicos, pois dele nasce o diferencial que toda empresa almeja para se destacar no mercado. 
Desenvolvemos processos e ferramentas com visão abrangente, exequíveis e coerentes, adequados à legislação brasileira, que evita a necessidade de controles paralelos na organização, que maximize a utilização dos recursos disponíveis e minimize os investimentos necessários. Atuar desta forma requer profissionais realmente diferenciados com amplo conhecimento multidisciplinar e larga experiência.
Apesar de estar no mercado a quatro anos, com o objetivo de prestar serviços de consultoria e auditoria para outras empresas, a empresa “Lemes Consultoria e Auditoria” nunca chegou a ter um “Plano de Negócios” elaborado de forma efetiva. 
A ideia deste plano de negócios é apresentar ao empreendedor a viabilidade da empresa dele poder começar a oferecer um serviço diferenciado, onde ele irá elaborar proposta de “Plano de Negócios” para futuras empresas, colaborando de forma significativa em um dos principais pontos que afetam a empresa dele de forma negativa, a falta de um Plano de Negócios. 
A demanda de mercado para essa área é crescente, visto as grandes mudanças que ocorrem, principalmente com relação a legislação tributária, e principalmente devido ao fato da atual escassez de prestadores de serviços no setor. Muitas pessoas têm espírito empreendedor e possuem grandes ideias, mas não tem ideia de como começar e colocar essa ideia em prática.
6.2 Localização e Instalação
Hoje a empresa possui escritório e Naviraí, mas atende empresas de várias cidades da região, não se restringindo apenas a cidade onde se localiza sua sede. O local é ótimo, pois no interior os custos para se manter um escritório são muito mais viáveis do que manter a mesma estrutura em uma cidade maior, como Dourados ou ate mesmo Campo Grande.
Além disso, devido ao fato da empresa realizar a prestação de serviço na própria instalação de seus clientes, o escritório não é o ponto mais importante da empresa. A ideia é que, reuniões para captação de novos clientes sejam realizadas na sede do próprio cliente, ou em salas comerciais que podem ser alugadas por algumas horas, na cidade em que o potencial cliente se encontra.
6.3 Produtos e Serviços 
Convergência ao IFRS e atendimento aos CPC’s, “Reports” corporativos, Sped’s e obrigações fiscais acessórias, ERP’s integrados, certificações de qualidade, são exemplos das enormes exigências atuais por relatórios padronizados, informatizados e estruturados em processos adequadamente implantados capazes de gerar informações precisas que atendam aos diversos fins requeridos.
Nossa consultoria pode ajudá-lo a obter processos realmente consistentemente e profissionais capacitados para alcançar alto nível de desempenho. Seja por meio de desenvolvendo ferramentas (planilhas de alta complexidade e aplicativos independentes ou complementares), como no desenvolvimento, implantação, auditoria e revisão de procedimentos. Dentre nossos serviços destacamos a Implantação e capacitação em Atividades de controladoria em geral. Processos para elaboração de demonstrações financeiras em diferentes GAAP´s; Sistemas de custos e precificação; Assessoria na implantação de sistemas gerenciais integrados (ERP); Serviços financeiros e desenvolvimento de relatórios gerenciais; Estruturação e reestruturação de empresas; Assessoria em análises da viabilidade de projetos e em sua coordenação; 
Elaboração, implementação e acompanhamento de Plano de negócios;
6.4 Auditoria
Fatores como qualidade, transparência e independência são fundamentais para gerar confiança em relação à integridade das informações financeiras disponibilizadas para os investidores.
Oferecemos os seguintes serviços:
Análise de demonstrações financeiras, com o objetivo de emissão de parecer;
Revisão limitada de demonstrações financeiras;
Auditoria em Organizações do Terceiro Setor;
Procedimentos previamente acordados;
Auditorias relacionadas à Lei;
Acompanhamento de sorteios e premiações;
Auditoria interna, pontual ou recorrente; e
Laudos de avaliação contábil.
7 MERCADOS E COMPETIDORES
7.1 Análise de Mercado
É muito fácil perceber que a demanda por serviços de consultoria e auditoria está crescendo cada vez mais e ao mesmo tempo, não existem muitas empresas que prestem esses serviços, aliados a elaboração de um Plano de Negócios, voltadas as empresas de pequeno e médio porte. 
Pesquisas de mercado indicam crescente tendência de abertura de novas empresas, o que faz com que a demanda realmente aumente. Outro aspecto importante é a falta de profissionais capazes de atender as necessidades desta demanda, pois a maior parte das empresas que oferecem todos esses serviços está voltada para as grandes empresas e cobram muito caro pela prestação desses serviços, o que inviabiliza a contratação dessa prestação por empresas pequenas. 
Profissionais constantemente atualizados é uma exigência básica do segmento contábil e tributário. As mudanças, legislativas e tecnológicas, são enormes no setor, sendo assim é necessário estar sempre atualizado participando de cursos, palestras e congressos, possuir material informativo sempre atualizado, e parceiros em sistemas de informação e consultorias especifica, para apresentar soluções rápidas e inovadoras aos clientes.
7.2 CONSUMIDOR
O público alvo para captação de novos clientes está centralizado nas empresas de pequeno e médio porte, bem como em profissionais liberais, autônomos e empreendedores.
O raio de atuação para captação de clientes será na cidade de Naviraí e região, preferencialmente na região do Conesul. Uma das principais formas de divulgação do serviço serão indicação e referência dos clientes que a empresa já possui que estão satisfeitos com os serviços que estão sendo prestada, essa será uma ferramenta importante para transmissão de credibilidade dos serviços prestados.
7.3 Concorrentes
Existem diversas empresas na região, que já estão estabelecidas a muito tempo, e que possuem grande carteira de clientes. Essas empresas sólidas no mercado conseguem praticar preços bastante competitivos, pois já possuem, na maioria das vezes, muita credibilidade no mercado. 
Entretanto, essas empresas não conseguem atender toda a demanda do mercado, pois a capacidade produtiva da oferta de serviços é limitada, e não há grande oferta de profissionais gabaritados e atualizados, para que toda essa demanda possa ser atendida.
8 MARKETING E VENDAS
Optamos por seguir uma linha mais modesta no que se diz respeito ao plano de marketing, uma vez que se trata de uma atividade intelectual. Neste caso, é comum que os futuros clientes busquem seus prestadores de serviços principalmente através de indicações e referências de outras empresas do mercado. 
Sendo assim, o foco de marketing será baseado na conduta profissional da empresa com seus clientes, pois esses serão sua principal ferramenta de divulgação; apesar disso, a empresa também fará divulgação através de meios tecnológicos, que são a “sensação do momento”, como: sites, e-mails (mala direta), facebook, linkedin,entre outros. 
Outra forma de divulgação dos trabalhos será através de participação ativa em associações, sindicatos, eventos significativos, de forma a buscar o reconhecimento de profissionais ligados à área.
8.1 Analise e Estratégia
O objetivo é que a empresa seja competitiva no segmento em que está atuando, através de prestação de serviços de qualidade, e que, ao mesmo tempo, sejam prestados de forma ágil, clara, pratica e satisfatória.
Além disso, será necessário investimento em tecnologias, como por exemplo, o desenvolvimento de um sistema que ajude a fazer a interação e comunicação entre os funcionários e os clientes. 
Será realizada uma gestão eficiente dos recursos, com o objetivo de evitar desperdícios. Além disso, serão aplicados os conceitos de gestão, como aplicação do 5S (5 sensos) visando criar uma imagem positiva da empresa e um ambiente de trabalho agradável.
A atuação da “Barbosa Auditoria e Consultoria” será baseada e orientada para os clientes. A seguir, os novos princípios que estão sendo propostos para a organização. 
8.2 Nossa Missão
Fornecer ao mercado nacional, focando em Naviraí e região , serviços que atendam às necessidades dos clientes e que superem as expectativas desses, no que diz respeito principalmente a qualidade. 
Também temos como objetivo agregar valor aos seus negócios, com dedicação, ética e profissionalismo, gerando parcerias duradouras e de confiança. Por esse motivo, a empresa coloca a disposição de seus clientes, profissionais altamente treinados e capacitados, além das melhores ferramentas. 
8.3 Nossa Visão
Buscamos ser reconhecidos no mercado como empresa referência na prestação de serviços de auditoria e consultoria. Buscamos nos tornar uma empresa sólida, ética, competente e que agrega valor ao negócio do cliente, contribuindo também para o crescimento individual de cada colaborador, visando o lucro através de conduta justa, ética e de responsabilidade social.
8.4 Nossos Valores
Crescimento Permanente: principalmente através de investimentos contínuos em treinamentos e capacitação da equipe. 
Ética: é uma condição essencial para o sucesso da nossa empresa. Os colaboradores devem exercer suas atividades sempre amparadas pelos princípios morais (como: honestidade, transparência, caráter).
Respeito: é mandatório buscar conviver com toda a diversidade de opiniões, sem preconceitos ou preferências. Esse é um fator preponderante para criarmos um ambiente saudável.
Qualidade: a atenção aos detalhes e busca pela perfeição nos serviços prestados, são conceitos que vão permitir a percepção de qualidade superior dos nossos serviços.
 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
FERLA, Luiz Alberto. Empreendedorismo. Disponível em: http://empreendedor.com.br/artigos/tecnologia-se-nao-pensar-rapido-nem-pense/.
DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo. Rio de Janeiro: Campus – 2001.
McCLELLAND, David C. The achieving society. New York: The Free Press – 1961.
JORGE MATOS - Presidente da Etalent – 2015.
JOSEPH SCHUMPETER - Economista Austríaco – 1949. 
 
1

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes