Buscar

APOL 3 - COM GABARITO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

APOL 3 - GABARITOS
Questão 1/5 - Fundamentos de Gestão
A Teoria Contingencial apresenta como principal característica o fato de considerar as empresas como um sistema aberto, e, as organizações têm uma interação entre si e o ambiente.
Considerando a teoria contingencial, avalie as afirmações abaixo.
I.   Propõe que as organizações não conseguem alcançar eficácia a partir de um único modelo organizacional.
II.  Segundo essa teoria, variações no ambiente externo das empresas e a descoberta de novas tecnologias influenciam diretamente a estrutura organizacional.
III. A partir da descoberta das organizações mecanísticas e orgânicas, verificou-se que a primeira operava em um ambiente instável, enquanto a segunda, em um ambiente estável.
É correto o que se afirma em
Nota: 20.0
	
	A
	I, apenas.
	
	B
	III, apenas.
	
	C
	I e II, apenas.
Você acertou!
As afirmativas I, II estão corretas. A afirmativa III está incorreta, pois associa as organizações mecanísticas a ambientes instável e as organizações orgânicas a ambientes estáveis, quando deveria ser o contrário nos dois modelos.
 
	
	D
	II e III, apenas
	
	E
	I, II e III.
Questão 2/5 - Fundamentos de Gestão
A Teoria da Contingência, desenvolvida com foco na globalização, parte do princípio de que a administração é relativa e situacional, de forma a enfatizar, na organização do processo administrativo, as variáveis:
Nota: 20.0
	
	A
	tarefas e ambiente
	
	B
	tecnologia e pessoas
	
	C
	pessoas e estrutura
	
	D
	ambiente e tecnologia
Você acertou!
Alternativa correta: D. De acordo com Chiavenato (2004), na Teoria da Contingência a importância se dá sobre o ambiente e a tecnologia, levando em considerações as atividades, os processos, as pessoas e a estrutura.
	
	E
	estrutura e tarefas
Questão 3/5 - Comportamento Empreendedor
Abrir o próprio negócio é algo desafiador e trabalhoso se pensarmos na quantidade de empresas estabelecidas no mercado consumidor. Além disso, conseguir abrir o seu próprio negócio com a preocupação de reduzir as discrepâncias sociais e ambientais deixadas pelo progresso, é ainda mais desafiador. Diante disso, o empreendedor do século XXI precisa aprender a ser sustentável.
A seguir, apresentamos algumas afirmações sobre o papel do empreendedor sustentável: 
 I. O empreendedor sustentável é aquele que projeta o seu negócio com base na utilização de produtos recicláveis, com selo de qualidade e produzido por empresas sustentáveis.
II. O empreendedor sustentável é aquele que trabalha somente com fornecedores que apresentem certificação ambiental e selos de qualidade.
III. É aquele que usa da criatividade e inovação em prol do bem estar coletivo e individual, faz com que a riqueza seja mais bem distribuída, facilita o acesso ao credito e respeita o meio ambiente.
IV. É aquele que respeita o meio ambiente e as regras ambientais e suas ações empresariais são permeadas por ações de inclusão social e de distribuição de renda.
É correto o que se apresenta em
Nota: 0.0
	
	A
	I e II apenas
	
	B
	I e III apenas
	
	C
	III e IV apenas
A alternativa I está incorreta porque o capítulo 4 do livro base, não menciona em nenhum momento que projetam seus negócios utilizando produtos recicláveis, nem que, deva ser produzido por empresas sustentáveis.
A alternativa II está incorreta porque não existe a obrigatoriedade de trabalhar com fornecedores que apresentem certificação ambiental.
A alternativa III está correta porque é a melhor definição para o conceito de empreendedor sustentável de acordo com o livro base p. 99.
A alternativa IV está correta porque está de acordo com as características do empreendedor sustentável previstas no livro base p. 98.
	
	D
	I, II e IV apenas
	
	E
	II, III e IV apenas
Questão 4/5 - Fundamentos de Gestão
Nos estudos sobre os conceitos e a tipologia dos sistemas administrativos, alguns autores afirmam existir três tipos de sistemas: aberto, fechado e isolado. Outros relatam que sistemas fechados e isolados são de mesma natureza. Um aspecto importante é que, um conjunto de elementos apenas pode ser considerado um sistema se houver interação entre as partes.
Com relação aos três tipos de sistemas, avalie as afirmações seguintes:
 I. Quando falamos em sistema fechado, temos a ideia da ausência de comunicação e de interação com o ambiente no qual a organização está inserida.
 II. Autores como Santaella e Vieira (2008) afirmam que os sistemas fechados trocam energia e informação, mas não trocam matéria com o ambiente.
 III. Os sistemas isolados são aqueles que precisam de interação com o ambiente para funcionar, como por exemplo, máquinas e relógios.
 IV. Alguns autores abordam o sistema aberto no qual há troca de energia e material com o ambiente, mas não reconhecem o sistema isolado como um tipo de sistema.
É correto o que se afirma em:
Nota: 20.0
	
	A
	I e II apenas
	
	B
	I e III apenas
	
	C
	III e IV apenas
	
	D
	I, II e IV apenas
Você acertou!
A afirmação I está correta porque, apresenta um dos principais pontos de vista da tipologia dos sistemas.
 A afirmação II está correta porque, menciona exatamente o ponto de vista dos autores Santaella e Vieira (2008) sobre o sistema fechado.
 A afirmação III está incorreta porque, os sistemas isolados não precisam interagir com o ambiente para funcionar.
 A afirmação IV está correta porque, menciona o posicionamento dos autores Vasconcelos, Santaella e Vieira (2008) e Morin (2008) sobre o sistema aberto e o chamado de isolado. 
Conforme conteúdo previsto na Aula 4, Tema 1: Conceito e tipologias de Sistema, p. 7-8.
	
	E
	II, III e IV apenas
Questão 5/5 - Comportamento Empreendedor
O empreendedor sustentável é aquele que sabe empreender respeitando o meio ambiente, gerando emprego e renda e acima de tudo, cuidando da preservação do meio ambiente. Na prática, é algo extremamente difícil e complexo pois o principal objetivo de uma empresa é o lucro. Os desafios inerentes a esse novo perfil de empreendedor do século XXI são grandes e todos nós temos uma parcela de contribuição a dar nesse processo.
Com base nessas informações, assinale a única alternativa que apresenta o maior desafio do empreendedorismo sustentável:
Nota: 20.0
	
	A
	O desafio proposto a esse novo estilo de empreender envolve uma mudança completa de valores, de comportamentos, de atitudes dos seres humanos e da sociedade.
Você acertou!
A alternativa I está correta porque retrata exatamente o conceito e a complexidade do desafio proposto pelo livro base p. 100.
A alternativa II está incorreta porque afirma que as empresas não obedecem a legislação ambiental vigente no país.
A alternativa III está incorreta porque coloca a questão do bem estar individual acima do bem estar coletivo.
A alternativa IV está incorreta porque coloca como inesgotáveis os recursos existentes.
A alternativa V está incorreta porque afirma que os concorrentes não observam os aspectos sociais e ambientais e que, o empreendedor deve fazer o mesmo.
	
	B
	O desafio a ser superado é saber como e onde encontrar parceiros que sejam devidamente certificados com selos ambientais e de qualidade pois as empresas brasileiras não seguem a legislação ambiental.
	
	C
	Empreender de forma sustentável, tem como desafio ganhar dinheiro com seu empreendimento independentemente do bem estar coletivo e ainda suportar as criticas da sociedade.
	
	D
	O empreendedorismo sustentável tem como desafio produzir mais preservando os recursos existentes, mesmo sabendo que a grande maioria dos recursos são inesgotáveis.
	
	E
	O desafio está no fato de que os concorrentes de modo geral produzem seus produtos ou oferecem seus serviços sem observar os aspectos ambientais e sociais, logo, o empreendedor precisa fazer o mesmo.

Outros materiais