Buscar

SEGURANÇA DO PACIENTE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS DA ENFERMAGEM, CAP 27, POTTER, P, PERRY.
SEGURANÇA DO CLIENTE
Base do conhecimento científico 
Segurança do ambiente 
O ambiente é importante para a manutenção da segurança tanto do paciente quanto da equipe de saúde. Um exemplo dessa manutenção está no baixo risco de transmissão de patógenos bem como a mínima incidência de armas químicas, biológicas e nucleares. Deve-se trabalhas para conseguir ao máximo um ambiente seguro. Isso favorece o bem-estar do cliente, redução do tempo de tratamento e reduz a incidência de doenças e lesões.
Necessidades básicas
1.2.1- Oxigênio
As necessidades fisiológicas incluem também disponibilidade de oxigênio e nutrição. É preciso estar ciente sobre a presença adequada de oxigênio em uma sala. Um exemplo de uma anomalia é uma fornalha não muito bem ventilada. Nessas condições, o nível de monóxido de carbono pode ter uma concentração critica. O CO impede que o oxigênio se ligue à hemoglobina por aquele ter uma maior afinidade por esta do que o oxigênio. Consequentemente o paciente pode sofrer vários danos, que dependem da concentração e tempo de exposição ao gás veneno.
 1.2.2- Nutrição
As condições de higiene são (parecem) ser as mais importantes nesse sentido. É importante que os alimentos disponíveis estejam sempre em boas condições de armazenagem e uso. Ou seja, os alimentos devem ser bem fervidos, lavados etc. além de serem aprovados aqui no Brasil pela ANVISA, órgão que tem como uma de suas responsabilidades a fiscalização dos alimentos aqui no Brasil. Esse é um procedimento de extrema importância, principalmente para combater doenças como a Hepatite A, transmitida pelo ciclo oral-fecal, bem como intoxicações por organismos como Eschereria coli e Salmonella. Há também a informação de que os portadores de Hepatite A são mais contagiosos duas semanas antes do período da icterícia.
 1.2.3- Temperatura e umidade
É sempre importante manter a umidade e temperatura ambiental confortáveis. Grandes extremos de temperatura, como acontecem no inverno e no verão podem ser prejudiciais. No inverno, por exemplo, podem ocorrer ulcerações pelo frio e hipotermia ambiental. A hipotermia ocorre quando a temperatura central do corpo humano é de 35°nou abaixo desta. Já as ulcerações ocorrem quanto uma parte da pele se congela como resultado à uma longa exposição a temperaturas extremamente frias. Já a exposição ao calor extremo gera insolação ou exaustão pelo calor. Clientes cronicamente enfermos, idosos e lactentes correm grande risco com a exposição ao calor. Esses ambientes quentes e úmidos devem ser evitados por esses clientes. Há também a utilização de umidificadores, uteis para aliviar problemas do trato respiratório, provocando liquefação das partículas solidas promovendo melhor circulação de ar nos pulmões. A umidade confortável encontra-se entre 60% e 70% (umidade relativa do ar é a quantidade de vapor presente pela máxima que o ar sustenta na mesma temperatura).
 1.2.4- Riscos físicos 
Os riscos físicos podem englobar desde acidentes com veículos automotores, envenenamentos e quedas. As quedas são responsáveis por 90% das fraturas em idosos, e a maioria das admissões destes em hospitais são causadas pelas quedas. Existe uma maneira de tornar os riscos físicos menos significantes em relação à queda, como uma boa iluminação, redução do número de obstáculos, controle de riscos no banheiro etc.
 1.2.5- Iluminação
A iluminação deve ser adequada, sendo capaz de evitar riscos como crimes e quedas. Um abmbiente bem iluminado evita a entrada de criminosos bem como permite a pereita realização das atividades diárias de uma pessoa ou família. Uma casa que tenha luz noturna em abientes escuros reduz o risco de queda, bem como a perfeita orientação de idoso, sem que este seja submetido a quedas e fraturas provenientes dela.
 1.2.6- Obstáculos
Lesões em casa frequentemente envolvem objetos comum na casa como maçanetas, pequenos tapetes no chão e nos degraus e pequenos objetos espalhados, contribuindo significativamente para a ocorrência de tropeções e quedas. Esse risco é maior ainda nos idosos. As quedas são formadas por dois fatores: intrínsecos, que são formadas por uso de álcool, tratamento medicamentoso e doenças, e fatores extrínsecos, como os objetos descritos anteriormente. Os fatores extrínsecos são mais facilmente modificados, portanto devem ter uma atenção especial, por ser uma solução melhor do que tentar resolvem os fatores intrínsecos instantaneamente.
 1.2.7- Riscos no banheiro
“O Brasil é o sétimo país que mais consome medicamentos do mundo, mas existe pouca legislação referente ao correto descarte de medicamentos vencidos ou sem uso. Porém, devido aos grandes riscos à saúde humana e ao meio ambiente o descarte de medicamentos deve ser feito em pontos de coleta específicos para serem posteriormente encaminhados à destinação final ambientalmente correta. ”
http://www.ecycle.com.br/
É importante que os remédios sejam descartados adequadamente para se diminuírem os riscos de envenenamento bem como ser aumentada a segurança dos banheiros em relação a pisos escorregadios e quedas, problemas recorrentes com idosos. Também é importante o uso de tampas a prova de crianças bem como remédios com datação marcada. O chuveiro deve obrigatoriamente estar com o termostato bem regulado para os riscos de queimaduras serem reduzidos.
 1.2.8- Segurança
É importante que o ambiente seja equipado para diminuição de riscos como incêndio. Fumar sem cuidado, fogões e equipamentos de cozinha são os principais fatores causadores de incêndios e queimadura, respectivamente.um exemplo desse equipamento são detectores de fumaça e de monóxido de carbono bem como extintores multipropósitos. 
Algumas casas, principalmente as mais antigas ainda contam com a presença de chumbo em sua constituição. O chumbo pode ser um veneno quando digerido ou inalado, sendo que o risco para a crianças é maior, pois absorvem o composto com mais facilidade que os adultos. A exposição ao chumbo pode causar vários danos aos lactentes e crianças, como afetar o crescimento da criança, lesão renal e cerebral.
Uma casa insegura torna maiores os riscos de furtos e assaltos. Uma proposta é alertar ao cliente quanto a necessidade de fechaduras adequadas nas portas e janelas bem como a redução do crime e violência através de ligas nas vizinhanças que combatam esse problema através de uma segurança pública mais eficaz.
 1.2.9- Transmissão de patógenos
Um patógeno é qualquer microrganismo capaz de causar alguma doença. Existe uma solução atual para o problema que pode ser a imunização, existente não para todas as doenças, a imunização pode ser ativa, quando um organismo morto ou atenuado é injetado ou administrado ao paciente, induzindo a produção de anticorpos e consequentemente células de memória. A imunização também pode ocorrer de forma passiva, quando como, por exemplo, ocorre envenenamento por picada de uma cobra. A imunização é feita com anticorpos específicos para o veneno que agora está na corrente sanguínea.
Base do conhecimento de enfermagem
2.1- Riscos nos estágios de desenvolvimento
É importante ter determinados conhecimentos sobre o estado cognitivo do seu paciente, bem como estado de mobilidade, estilo de vida, comprometimento sensitivo e do alerta quanto à segurança.
 2.2- Lactente, Infante (TODDLER) e pré-escolar 
A principal causa de morte de pacientes nessa faixa etária é em função das lesões. A natureza das lesões sofridas são consequência direta do crescimento e desenvolvimento da criança dessa faixa etária. É importante que os pais sejam orientados a retirarem os perigos e obstáculos presentes em seu dia a dia. Como exemplo temos o envenenamento por chumbo, mais comum na chamada fase oral da criança. Também existe o risco de envenenamento por ingestão de medicação vencida etc. É importante que os pais sejam informados sobre os perigos presentes em casa, pois esses acidentes são evitáveisem aproximadamente 50% das vezes.
 2.3- Crianças em idade escolar
Quando as crianças chegam nessa idade, é natural que queiram explorar o ambiente a sua volta, principalmente no sentido de conhecer novos ambientes e novas pessoas. É nesse sentido que a prevenção deve ser feita. É importante que os pais, desde cedo, orientem seus filhos a não pegar carona com estranhos e nem se afastar de um ponto visual seguro. Isso é feito através da comunicação. O problema da criminalidade e pedofilia é uma realidade, e não se deve estar cego a ela. Também é necessário estimular o uso de equipamentos de segurança ao andar de bicicleta, patinete ou patins, bem como ensinar a essas crianças como atravessar a rua. Enfim, métodos que se feitos cedo e de forma adequada, evitam grandes acidentes, lesões e até mesmo morte.
 2.4- Adolescentes 
É nessa faixa etária que os indivíduos começam a se descobrir como únicos indivíduos. É importante que seja feita um ensino sexual seguro, ensinando ou a abstinência ou o sexo seguro. Além disso, deve ser estimulado que não se aproximem de drogas, licitas ou ilícitas. Existem também os riscos de acidentes por veículos automotores. É importante, portanto ensinar para que não exceda o limite de velocidade, nem peguem carona com pessoas alcoolizadas, tampouco dirijam embriagados. Essas são medidas de segurança que também pressupõem a comunicação.
 2.5- Adultos
As ameaças para a saúde de um adulto dizem respeito principalmente a seu estilo de vida. Práticas como o alcoolismo, tabagismo etc. são práticas que podem impedir uma vida saudável e sem riscos de acidentes. O elevado nível de estresse entre os adultos também é um grave problema, podendo desencadear distúrbios como cefaleia, distúrbios gastrointestinais, infecções, etc.

Outros materiais