Buscar

CANAL DO PANAMÁ RELATÓRIO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CANAL DO PANAMÁ RELATÓRIO
INTRODUÇÃO
O presente relatório tem como objetivo principal efetuar as caracterizações do documentário exposto em sala de aula pelo docente ********* Este documentário exprimi a respeito do canal panamá; deste sua construção, sua importância, dificuldades durante a obra, até as possíveis ampliações futuras. Pois o Canal do Panamá encurtou consideravelmente a viagem de mercadorias provenientes do Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico (e vice-versa). Antes de sua existência, para atravessar a fronteira entre os oceanos, era necessário contornar todo o continente Sul Americano, viagem que possuía cerca de 20 mil quilômetros. Além de extenso, o percurso se mostrava perigoso e tornava a entrega de mercadorias mais demorada. A maior obra de engenharia realizada pelo homem até 1914.
DESENVOLVIMENTO
As práticas de exportação e importação possibilitam que mercadorias produzidas em determinados países cheguem a outros continentes distantes. Para que isso ocorra, no entanto, são necessários meios de transporte apropriados para deslocar grandes quantidades de carga de modo adequado. Na maioria das vezes, o transporte dessas mercadorias é realizado por meio de navios cargueiros, que suportam um alto número de containers.
Para facilitar o transporte marítimo entre os diferentes oceanos, foram criados os canais, que possibilitam que navios de grande porte atravessem as barreiras entre oceanos. E o principal deles é o canal que liga o Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico, o Canal de Panamá.
O canal foi criado para conectar o Oceano Atlântico ao Pacífico — com o objetivo de facilitar o comércio marítimo internacional —, e sua construção foi iniciada pelos franceses em 1881ficando a cargo do empresário e diplomata francês Ferdinand de Lesseps que já havia construído o famoso Canal de Suez do Egito. Contudo, devido a uma série de problemas de engenharia, clima e ao grande número de vítimas por conta de doenças tropicais (malária e febre amarela), a companhia de “Lesseps” entrou em falência por não conseguir dar continuidade ás obras. Durante todo o período de construção, estima-se que mais de 25 mil pessoas morreram enquanto trabalhavam na obra ou em decorrência de doenças que adquiriram no período. 
Sendo assim, as obras foram paradas até que, em 1904 os Estados Unidos, representado pelo presidente Theodore Roosevelt, demonstrasse interesse em dar continuidade ao projeto, visando o poder politico e econômico que este canal proporcionaria. Após alguns atritos com o governo colombiano em 1903, os panamenhos rebelaram-se com apoio dos Estados Unidos e assim obtiveram sua independência. Assim, as obras do Canal do Panamá reiniciaram em 1904 e foi inaugurado em 1914. Lembrando-se que também ocorreu morte durante a fase EUA de mais de 5,6 mil operários. 
A conclusão das obras demorou 10 anos, e a construção do canal permitiu que embarcações navegando entre os dois oceanos pudessem transitar com mais segurança e levassem a metade do tempo para realizar o trajeto.
O projeto consistia em construir diversas eclusas* durante todo o canal, até que o engenheiro-chefe da obra teve a ideia de criar um lago represado que encobriria um terço do trajeto. Assim, o número de eclusas foi diminuído e o projeto se tornou viável. A entrada do canal está alinhada ao nível do Oceano Atlântico e dá acesso a chamada eclusa 1, ela enche de água até que esteja nivelada com o outro trecho e segue até a eclusa 2, este processo se repete até que a embarcação chegue ao lago artificial.
 	Após atravessa-lo, ela chegará à outra eclusa alinhada com o lago represado e está eclusa perderá água até estar nivelada com a próxima eclusa, repetindo-se o processo até a embarcação chegar à última eclusa, que está nivelada ao Oceano Pacífico. O canal é de mão dupla, possibilitando ambos os sentidos, mas apenas um navio por vez em seu projeto original.
Atualmente, o canal tem encontrado muitas dificuldades nas travessias devido às colossais dimensões das embarcações atuais. Devido a isso, o Canal do Panamá está em processo de expansão e será alargado e esta grande obra geotécnica aumentará a largura e a profundidade do canal para que ele torne-se navegável para as futuras gerações de navios cargueiros. Além disso, estão sendo adicionadas novas eclusas com capacidade de elevar navios com 3 vezes mais cargas que as eclusas atuais, com isso o canal irá atender a nova demanda mundial e irá baratear os preços de mercadorias por todo o mundo.
CONCLUSÃO
Chamado também de 8ª maravilha do mundo, e isso é bem compreensível, o projeto foi uma das maiores e mais incríveis obras de engenharia da história. Os navios não precisam mais dar a volta ao continente, mas podem cortar direto pelo canal de 77 km de comprimento, poupando uma enorme quantidade de tempo e dinheiro.
Mostrando assim que a capacidade do homem mais a engenharia são capazes de partir montanhas e criar ligações, considerado assim essa obra como o gigante que conecta os oceanos. 
REFERÊNCIAS 
www.megacurioso.com.br/mega-estruturas/
https://www.brasil247.com/pt/247/revista_oasis/172745/Canal-do-Panam%C3%A1-O-passo-das-Am%C3%A9ricas-se-alarga.htm

Outros materiais