Buscar

DIREITO EMPRESARIAL APLICADO II (III E IV). CASO CONCRETO SEMANA 3. ESTÁCIO. FIC. 2017

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

EMPRESARIAL APLICADO II (III E IV)
CASO 3
CASO CONCRETO: Um empresário que trabalha no ramo de venda a varejo pretende utilizar, nas suas operações a crédito, duplicatas ao invés de cheques, em virtude da alta taxa de inadimplência. Procura você para consulta acerca das diferenças básicas entre tais títulos. Responda ao consulente de acordo com as classificações dos títulos de crédito.
	A duplicata é uma ordem de pagamento, cuja cártula para ser valida deve obedecer ao requisito de uma prévia relação jurídica entre as partes (compra e venda mercantil ou prestação de serviços). Vale mencionar que para a emissão do título é imprescindível a estipulação do aceite com relação ao devedor (sacado). É legitimado para emitir o título o credor (prestador de serviço, por exemplo) e deve efetivamente ter existido uma anterior relação jurídica entre os agentes, sendo comprovada, a título de exemplo, por uma nota fiscal, sob pena de ser considerada duplicata simulada, crime tipificado no código penal brasileiro (art. 172. cp).
	Já o cheque também é uma ordem de pagamento, só que aqui é um pagamento à vista, não sendo considerado um título causal, isto é, não é oriundo muitas vezes de uma causa específica para ser emitido, ou de uma prévia relação jurídica entre os agentes. O modelo é vinculado, estabelecido pelo banco central brasileiro, diferentemente da duplicata que é de forma livre. Não é imprescindível o aceite no título.
QUESTÃO OBJETIVA: São títulos de crédito que contêm ordem de pagamento:
A) nota promissória e duplicata.
B) warrant e partes beneficiárias.
C) nota promissória e debênture. 
XD) letra de câmbio e cheque. Correto.
 
a) Ordem de pagamento, que tem origem a partir de três figuras intervenientes diferenciadas: aquele que dá a ordem, aquele que a paga e aquele que a recebe. São os casos da letra de câmbio, do cheque e da duplicata mercantil.
 (AGU 2012 - CESPE – ADVOGADO) – 
No que se refere aos títulos de crédito, julgue os itens subsequentes.
O título que for emitido em favor de pessoa cujo nome conste no registro do emitente e que for transferido mediante termo assinado pelo proprietário e pelo adquirente constituirá título à ordem.
( ) certo (X) errado
O erro da questão está na afirmação de que o Título Nominativo (citado na questão) constituiria título á ordem, isto é, transferido por endosso.
Nos títulos nominativos a transferência se dá por termo, como a própria questão traz.
Cuidado: título nominal não é sinônimo de título à ordem, são coisas diferentes!! É possível título nominal à ordem (transferência por endosso) e título nominal não á ordem (transferência por cessão civil).
a)  Classificação Tradicional:
a.1) Título ao portador: É aquele que não identifica o beneficiário. O cheque ao portador circula por mera tradição.
Ex. Cheque em que não se identifica quem receberá o cheque.
Vale ressaltar que, desde a lei 8.021/90, não mais se admite o título ao portador, exceto se com previsão expressa em lei especial. Por exemplo, a Lei 9.069/95 (Lei que instituiu o plano real) diz que é possível cheque ao portador de valor menor ou igual a R$100,00.
a.2) Título nominativo: É aquele que identifica o beneficiário.
Ex. Cheque que identifica o beneficiário.
A circulação do título nominativo vai depender do título:
(1)  Se o título for nominativo à ordem ele circulará por endosso (ato de transferência) com a tradição. O mero endosso não é suficiente, devendo haver a tradição;
(2)  Se o título for nominativo não à ordem, ele circulará por cessão civil com a tradição.
Obs: Endosso x Cessão Civil – Quem endossa o título responde pelo pagamento. Já que faz a cessão civil não responde pelo pagamento. Então, é melhor receber o título por endosso. Na cessão civil, se o cheque voltar, não há responsabilidade alguma de quem repassou o título.
Deve-se criar uma estrutura para que o título de crédito tenha fácil circulação e aceitação. Então, há uma presunção de que os títulos nominativos sejam à ordem e, por conseguinte, transferíveis por endosso. Assim, para que o título seja um título não à ordem, é necessário que ele contenha, de forma expressa, a expressão “não à ordem”.
Atenção! Não adianta riscar a expressão “à ordem” do título, pois, se o título nada mencionar, a presunção será de que o título será “à ordem”. Então, não basta riscar, devendo-se colocar a expressão “não a ordem”, pois senão o título será transmitido por endosso.
Parte superior do formulário
 
02-Magistratura	DF	– 2011) Quanto à	sua 	estrutura, constitui ordem de pagamento:
a)( ) o cheque; 
b)( ) a duplicata; 
c)( )a	letra de câmbio;
d)( X )todas as alternativas	acima	(a, b, c) são	corretas. Correto:
Com relação a estrutura os títulos podem ser:
a) Ordem de pagamento, que tem origem a partir de três figuras intervenientes diferenciadas: aquele que dá a ordem, aquele que a paga e aquele que a recebe. São os casos da letra de câmbio, do cheque e da duplicata mercantil.
b) Promessa de pagamento, que tem origem a partir de duas figuras intervenientes: aquele que a paga e aquele que a recebe. É o caso da nota promissória.
03-TJ/PE 2013 - FCC - JUIZ SUBSTITUTO) - O título de crédito poderá ser emitido
a)( ) apenas em papel, sendo vedada sua emissão eletrônica, porque inviabiliza sua circulação.
b)( )eletronicamente, desde que seja arquivado seu equivalente em papel pelo emitente.
c)( )a partir de caracteres em computador ou meio técnico equivalente, por pessoas físicas ou jurídicas, independentemente de constar da escrituração do emitente, quando forem meramente formais e não causais.
d)( X)a partir de caracteres criados em computador ou meio técnico equivalente e desde que conste da escrituração do emitente, observados requisitos mínimos estabelecidos em lei. Correto:
Art. 889. Deve o título de crédito conter a data da emissão, a indicação precisa dos direitos que confere, e a assinatura do emitente.
§ 1o É à vista o título de crédito que não contenha indicação de vencimento.
§ 2o Considera-se lugar de emissão e de pagamento, quando não indicado no título, o domicílio do emitente.
§ 3o O título poderá ser emitido a partir dos caracteres criados em computador ou meio técnico equivalente e que constem da escrituração do emitente, observados os requisitos mínimos previstos neste artigo.
c)( )em papel ou eletronicamente, sem exigência de qualquer outro requisito, exceto o valor pelo qual deve ser pago.
04-(CEITEC 2012 - FUNRIO – ADVOGADO) No que se refere ao aval, em títulos de crédito, na forma como determina o Código Civil, é correto afirmar.
a)( ) O aval somente deve ser dado no verso do próprio título.
b)( X ) É vedado o aval parcial. Correto:
Art. 897. O pagamento de título de crédito, que contenha obrigação de pagar soma determinada, pode ser garantido por aval.
Parágrafo único. É vedado o aval parcial.
Art. 898. O aval deve ser dado no verso ou no anverso do próprio título.
§ 1o Para a validade do aval, dado no anverso do título, é suficiente a simples assinatura do avalista.
§ 2o Considera-se não escrito o aval cancelado.
Art. 899. O avalista equipara-se àquele cujo nome indicar; na falta de indicação, ao emitente ou devedor final.
§ 1° Pagando o título, tem o avalista ação de regresso contra o seu avalizado e demais coobrigados anteriores.
§ 2o Subsiste a responsabilidade do avalista, ainda que nula a obrigação daquele a quem se equipara, a menos que a nulidade decorra de vício de forma.
Art. 900. O aval posterior ao vencimento produz os mesmos efeitos do anteriormente dado.
c)( )Não subsiste a responsabilidade do avalista, ainda que nula a obrigação daquele a quem se equipara.
d)( ) O aval posterior ao vencimento não produz os mesmos efeitos do anteriormente dado.
e)( ) Pagando o título, não tem o avalista ação de regresso contra o seu avalizado e demais coobrigados anteriores.
05- QUESTÃO OBJETIVA :
Quanto à classificação dos títulos de crédito, é incorreto afirmar:
 a) Quanto
ao modelo, os títulos podem ser classificados como livres (letra de câmbio e nota promissória) e vinculados (cheque e duplicata).
b) quanto à estrutura, os títulos se classificam como ordem de pagamento ou promessa de pagamento.
c) como exemplo de ordem de pagamento, temos a letra de câmbio, e como promessa de pagamento a nota promissória.
d) quanto às hipóteses de emissão, os títulos de créditos podem ser classificados em causais e não causais.
Xe) todos os títulos de crédito existentes no Brasil podem ser considerados não causais, visto que não dependem de causa específica para serem emitidos. 
Errado. Pois há vários títulos específicos que dependem de causas definidas para serem emitidos, por exemplo a nota promissória (oriunda muitas vezes de um negócio jurídico de compra e venda).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais