Buscar

Simulados Educação Permanente

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Simulados Educação Permanente
Nunca é demais lembrar que a Filosofia da Educação não é uma revisita à história da Filosofia. O seu objeto de e estudo são as condições reais da educação, tais como se desenham a cada momento histórico.
ALTERNATIVA B, I, III e IV.
A andragogia, inicialmente definida como a arte de ajudar os adultos a aprender, apresenta-se atualmente como uma alternativa à pedagogia e refere-se a educação centrada no aprendiz para pessoas de todas as idades.
ALTERNATIVA B. 
As transformações no sistema capitalista mundial decorrem da recente revolução tecnológica em vários âmbitos, mas, sobretudo, na informática e nas telecomunicações.
ALTERNATIVA E.
A educação é mediada e mediadora, esforço de constituição de significado, explicitando sua condição ontológica de pratica humana.
ALTERNATIVA A.
Comparada a outras regiões do mundo, o nível da educação na américa latina tem sido fraca.
ALTERNATIVA E.
Tornou-se discurso corrente e recorrente a afirmação incisiva de que estaríamos vivendo, hoje, no limiar do terceiro milênio, um mundo totalmente diferente daquele projetado pela visão iluminista da modernidade e destinado à realização de uma sociedade utópica.
ALTERNATIVA C.
“A educação como prática de liberdade postula, necessariamente, uma pedagogia do oprimido. Não pedagogia para ele, mas dele. A prática da liberdade só encontrará adequada expressão numa pedagogia em que o oprimido tenha condições de, reflexivamente, descobrir-se e conquistar-se como sujeito de sua própria história”. ALTERNATIVA A) V-F-V-V
“Apesar das novas características do trabalho se colocarem apenas como tendência no mundo da produção, os empresários são unânimes em reclamar da escola uma ‘revolução cognitiva’. A ‘produtividade da escola improdutiva’ deixa de ser natural para em seu lugar surgir uma escola das ‘competências’, mais coerente com os pressupostos de funcionamento das novas tecnologias de produção”. ALTERNATIVA A) Defende uma educação básica pautada na concepção da politécnica ou da tecnologia universal, em que a formação profissional proporcionará o avanço nas forças produtivas e na viabilização da emancipação da classe trabalhadora.
“A andragogia busca compreender o adulto considerando os aspectos psicológicos, biológicos e sociais. A andragogia difere da pedagogia se comparada aos modelos pedagógicos conservadores. No entanto, alguns pressupostos da andragogia são semelhantes aos de modelos pedagógicos transformadores”. ALTERNATIVA C) Autoconceito do aprendiz; Prontidão para aprender; Orientação para a aprendizagem; Papel das experiências; Necessidades de saber e Motivação.
A existência se elabora mediante a atividade prática. LETRA C
Enquanto abordagem, a ergologia consiste em um estudo de toda atividade humana. LETRA E
 Paulo Freire. LETRA D.
 A andragogia propõe uma educação baseada na educação. LETRA B
É preciso entender a relação entre educação/trabalho tendo em vista a tendência do crescimento urbano-industrial no Brasil e como se dá em outros países de desenvolvimento capitalista mais avançado. Letra D
Apesar das novas características do trabalho se colocarem, apenas como tendência no mundo da produção, os empresários são unanimes em reclamar da escola em ‘revolução cognitiva. LETRA A.
“No Brasil, o neoliberalismo começou sua penetração no Governo Fernando Collor através de duas áreas bastantes delimitadas no Estado e da economia. Letra A.
Em Lipovetsky o conceito de pós-modernidade é encarado como continuação. LETRA A.
 O trabalho, que é uma atividade orientada para uma determinada finalidade. LETRA B.
A necessidade de se apropriar da atividade intelectual e das técnicas refinadas de produção passou a compor o rol da divisão social do trabalho e, nesse sentido, a classe dominante passou a compreender a Educação como elemento fundamentais para a manutenção da desigualdade social, uma vez que os conhecimentos científicos e tecnológicos passaram a ser compreendidos com cada vez mais necessários para o desenvolvimento do sistema produtivo”. LETRA A.
Knowles afirma, ainda, que o comportamento do aprendiz varia de acordo com a aprendizagem e que situações da vida afetam também o estilo andragogico de aprendizagem. Experiência passadas e atuais também ajudam a formatar a aprendizagem LETRA E.
“Assim, surge a necessidade de se construir um projeto pedagógico capaz de dar conta da linguagem do trabalho industrial das sociedades contemporâneas. LETRA D
De acordo com Canário, seria através da Andragogia, considerada por Knowles como a ‘nova arte da formação’, que se tornaria possível acabar com a forma de educar os adultos como se fossem crianças, deixando de lado o modelo pedagógico, consolidado na forma escolar tradicional. LETRA C.

Outros materiais