Buscar

Relatório Prática 08-Anodização do Alumínio

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Físico-Química Experimental
Professora: Lizandra Maria Zimmermann
Experimento 8: Anodização do Alumínio 
Alunos: Paulo Vitor Pinsegher
 	 Robson Zandonadi
Data: 06/05/2015
Temperatura: 24°C
Pressão: mmHg
Objetivos: 
Equacionar as reações que ocorrem no ânodo e no cátodo; Discutir as vantagens do processo de anodização; Explicar o processo de tingimento da área anodizada.
Resultados e discussão:
Neste experimento utilizamos o Na3PO4 no pré-tratamento por que essa substância consegue fazer uma boa limpeza em peças metálicas no caso o alumínio. Depois disso fizemos a célula eletrolítica que consiste em um béquer (250mL) com solução de ácido sulfúrico 20% (m/V), tendo como cátodo uma folha de papel alumínio colocada convenientemente ao redor do ânodo (uma placa de alumínio), após isso ligamos devidamente os polos com a fonte (12V), positivo ao ânodo e negativo ao cátodo conforme figura abaixo:
Figura 1: Célula eletrolítica.
 A eletrólise é uma reação de oxirredução não espontânea produzida pela passagem da corrente elétrica. Cátodo é o eletrodo negativo, isto é, ligado ao pólo negativo do gerador, nele ocorre sempre uma reação de redução. Ânodo é o eletrodo positivo, isto é, ligado ao pólo positivo do gerador, nele sempre ocorre uma reação de oxidação.
 O alumínio tem como característica resistência à corrosão. Essa resistência se explica devido ao fato de esse metal, quando exposto ao ar, ou seja, interagindo com o gás oxigênio, formar uma película protetora denominada óxido de alumínio (Fe2O3), esse fenômeno recebe o nome de passivação. O processo de anodização é empregado em grande escala nas indústrias para aumentar a resistência à corrosão de materiais feitos com alumínio. Além disso, os recobrimentos anódicos fornecem uma superfície que pode ser colorida por corantes orgânicos e outros pigmentos, tornando viável gravar ou decorar placas metálicas. 
Os recobrimentos anódicos, são de natureza porosa iniciam-se na superfície do metal e crescem para dentro, são também óxidos (ou películas) do metal que está sendo tratado, ao passo que na eletrodeposição (conforme visto no experimento quatro) o recobrimento começa na superfície metálica e continua a crescer para fora, e podem-se fazer recobrimentos metálicos de um metal diferente do material de base.
A fixação do corante ocorre pois os recobrimentos anódicos iniciam-se na superfície do metal e crescem para dentro (formando porosidades), assim a placa deve ser mergulhada no corante fazendo que se fixe as porosidades proporcionando cor ao alumínio, esse tipo de método é mais utilizado para enfeitar as placas de alumínio, ao modo que somente algumas tintas conseguem aderir ao alumínio.
Conclusão:
	O termo “anodização” se refere ao processo de depositar sobre peças de alumínio uma fina camada de óxido, é muito utilizada nos dias de hoje para aumentar à resistência a corrosão de materiais feitos à base de alumínio.
	Nosso experimento obteve sucesso à medida que não seguimos alguns procedimentos, a voltagem utilizada no processo foi de 12V diferentemente do que o processo diz que deve utilizar uma voltagem de 18V por uma hora, e também outro diferencial quanto a concentração do acido sulfúrico que na apostila aponta 10%(m/V) como ideal e utilizamos 20%(m/V).
Fontes de erro:
	Não houve erro nesse experimento à medida que tudo ocorreu dentro do previsto.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais