Buscar

Material para av1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Direito ambiental
O meio ambiente ecologicamente equilibrado deve ser considerado como:
R: bem público de uso comum do povo.
A Conferência da Organização das Nações Unidas realizada na cidade de Estocolmo em 1972 estabeleceu 23 princípios que praticamente resumem as preocupações com o desenvolvimento e o meio ambiente...
R: Meio ambiente como direito humano, introdução ao desenvolvimento sustentável, proteção da biodiversidade e luta contra a poluição.
São princípios do Direito Ambiental:
R: Princípio do Equilíbrio, Princípio da Participação e Princípio do Limite.
Com relação aos princípios do direito ambiental:
R: Em conformidade com o princípio do desenvolvimento sustentável, o direito ao desenvolvimento deve ser exercido de modo a permitir que sejam atendidas as necessidades do tempo presente sem comprometer as necessidades das gerações futuras
Nessa perspectiva, o estudo prévio de impacto ambiental está concretizado no princípio:
R: Prevenção
Conceitua-se por: "Deve ser confiada, às instituições nacionais competentes, a tarefa de planificar, administrar e controlar a utilização dos recursos ambientais dos Estados, com o fim de melhorar a qualidade do meio ambiente".
R: Princípio da Obrigatoriedade da Intervenção Estatal na Defesa do Meio Ambiente
Qual princípio do Direito Ambiental conceitua-se por ser o princípio pelo qual a Administração tem o dever de fixar parâmetros para as emissões de partículas, de ruídos e de presença a corpos estranhos no meio ambiente, levando em conta a proteção da vida e do próprio meio ambiente.
R: Princípio do Limite.
Sobre o estudo do meio ambiente é interdisciplinar...
R: O estudo do meio ambiente é interdisciplinar uma vez que o meio ambiente é estudado por diversos ramos do saber como a Sociologia, Antropologia, Biologia, Engenharia Florestal, Geografia, dentre outros.
QUAL FOI A PRIMEIRA CONFERÊNCIA SOBRE O MEIO AMBIENTE, REALIZADA PELA ONU, E CONSIDERADA COMO MARCO INICIAL DO DIREITO AMBIENTAL INTERNACIONAL?
R: A CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE O MEIO AMBIENTE HUMANO, REALIZADA NA CIDADE DE ESTOCOLMO, SUÉCIA.
Ao estudarmos o meio ambiente como bem ambiental objeto do Direito Ambiental, compreendemos que:
R: I - a Constituição Federal de 1988, em seu Art. 225, caput, não conceitua meio ambiente II- a Constituição Federal recepciona o conceito de meio ambiente disposto no Art.3º, da Política Nacional do Meio Ambiente - PNMA, Lei n° 6.938, de 31 de agosto de 1981. III- o bem ambiental é juridicamente reconhecido como o direito de todos ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida.
O Direito Ambiental busca a fruição verdadeiramente coletiva e democrática do ambiente, em cumprimento do direito à igualdade básica entre todos os seres humanos e à proibição de discriminação de qualquer natureza. É neste contexto que a expressão constitucional ¿todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado¿ precisa converter-se em realidade palpável.
R: I. O Direito Ambiental visa tutelar a sadia qualidade de vida do homem, em suas gerações presentes e futuras, o que realiza através da defesa e preservação do meio ambiente, como elemento indissociável da saúde e do bem-estar do povo. II. Através do princípio do desenvolvimento sustentável, o Direito Ambiental busca realizar uma harmonização entre o desenvolvimento econômico e a preservação do meio ambiente. IV. A defesa e a preservação do meio ambiente, para as presentes e futuras gerações, não são deveres apenas do Poder Público, mas também da coletividade, o que justifica a necessidade de conscientização pública e promoção da educação ambiental.
O Direito Ambiental é um direito de terceira geração, sobre o conceito de Direito Ambiental e seus fundamentos.
R: O Direito Ambiental é uma ciência jurídica que estuda, analisa e discute as questões e os problemas ambientais e sua relação com o ser humano, tendo por finalidade a proteção do meio ambiente e a melhoria das condições de vida no planeta.
A competência material, também conhecida como executiva ou administrativa atribui ao Poder Público a prática de atos administrativos e de atividades ambientais com base no Poder de Polícia. Que ente público possui competência material (ou executiva ou administrativa) exclusiva?
 R: A União
A competência legislativa em matéria ambiental atribui ao Poder Legislativo dos entes federados o ato de legislar. Contudo, a Constituição Federal estabeleceu parâmetros para o ato de legislar, são eles:
R: Competências de natureza privativa, exclusiva, concorrente e suplementar
A Competência Constitucional em matéria ambiental se divide em:
R: Material, também denominada executiva ou administrativa e legislativa.
São condutas que incumbe ao Poder Público para assegurar a efetividade do direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado conforme previsão do Art. 225 da CF
 R: Promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente.
A competência para a instituição de políticas públicas de defesa do meio ambiente no Brasil é:
R: Comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios
O texto do art. 225, caput, da Constituição Federal, inicia com a afirmação de que "todos têm direito", significando que:
R: Refere-se aos direitos e garantias fundamentais de cada pessoa humana, nacional ou estrangeira, sendo direito subjetivo público, garantido pelo princípio fundamental da dignidade da pessoa humana.
O SISNAMA significa:
R: O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e o Conselho Nacional do Meio Ambiente
NO QUE TANGE AO PODER DE POLÍCIA AMBIENTAL É CORRETO AFIRMAR QUE:
R: É ATRAVÉS DO PODER DE POLÍCIA AMBIENTAL QUE O ESTADO, CUMPRINDO UMA DISPOSIÇÃO CONSTITUCIONAL, PROTEGE O MEIO AMBIENTE, ELEVADO À CONDIÇÃO JURÍDICA DE BEM DE USO COMUM DO POVO.
Quanto a figura do poluidor, segundo a norma, é correto afirmar:
R: Segundo esta lei poluidor é a pessoa física ou jurídica, de direito público ou privado, responsável, direta ou indiretamente, por atividade causadora de degradação ambiental.
A resposta correta que define o Objetivo Geral, previsto no Art.2º, da Lei 6.938/81, da Política Nacional do Meio Ambiente:
R: I- a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, no País, condições ao desenvolvimento socioeconômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana.
De certa forma, a Lei nº 6.938/81 cumpre o papel de Código Ambiental Brasileiro, a uma das previsões contidas na Lei nº 6.938/81:
R: O reconhecimento da legitimidade do Ministério Público para propor ação de responsabilidade civil e criminal em decorrência de danos causados ao ambiente.
Considerando o conceito e a natureza econômica do direito ambiental e da PNMA...
R: O direito ambiental é dotado de instrumentos que o capacitam a atuar na ordem econômica, e, nesse sentido, a PNMA visa, entre outros objetivos, assegurar adequado padrão de desenvolvimento socioeconômico ao país.
Sobre o Estudo de Impacto Ambiental:
R: o estudo de impacto ambiental, necessários ao processo de licenciamento, deverá ser realizado por profissionais legalmente habilitados, a expensas do empreendedor
Prevê a Resolução do CONAMA 01/86, que dependerá de elaboração de estudo de impacto ambiental e respectivo relatório de impacto ambiental, a ser submetido à aprovação do órgão estadual competente, o licenciamento de atividades modificadoras do meio ambiente.
R: Os meios físico, biológico e socioeconômico
SOBRE O CONCEITO DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL:
R: O LICENCIAMENTO AMBIENTAL É O PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO PELO QUAL O ÓRGÃO AMBIENTAL AUTORIZA A LOCALIZAÇÃO, INSTALAÇÃO, AMPLIAÇÃO E OPERAÇÃO DE EMPREENDIMENTOS E ATIVIDADES UTILIZADORAS DE RECURSOS AMBIENTAIS CONSIDERADAS EFETIVAS OU POTENCIALMENTE POLUIDORAS OU DAQUELAS QUE, SOB QUALQUER FORMAPOSSAM CAUSAR DEGRADAÇÃO AMBIENTAL.
Sobre o Rima:
R: O RIMA é parte integrante do Estudo de Impacto Ambiental. Durante o período da análise técnica, o RIMA deve estar disponível ao público no órgão ambiental estadual, observado o sigilo industrial.
O exercício do poder que autoriza a autoridade publica para proceder com a fiscalização, com o embargo e outras medidas que obstem ou que paralisem a degradação ambiental, assim como concede poder ao órgão de licenciamento ambiental para analisar os riscos ambientais envolvidos e conceder aprovação ou não à atividade pretendida pelo empreendedor, denomina-se:
R: Poder de polícia
Sobre as Licenças Ambientais previstas na Resolução CONAMA 237
R: Licença Prévia, (LP), concedida na fase preliminar do planejamento do empreendimento ou atividade aprovando sua localização e concepção, atestando a viabilidade ambiental e estabelecendo os requisitos básicos e condicionantes a serem atendidos nas próximas fases de sua implementação

Outros materiais