Buscar

Caso Concreto 1

Prévia do material em texto

DIREITO ADMINISTRATIVO II - CCJ0011
Título
SEMANA 1
Descrição
Caso Concreto:
Maria, jovem integrante da alta sociedade paulistana, apesar de não trabalhar, reside há dois anos em um dos bairros nobres da capital paulista, visto que recebe do Estado de São Paulo pensionamento mensal decorrente da morte de seu pai, ex-servidor público. Ocorre que, após voltar de viagem ao exterior, foi surpreendida com a suspensão do pagamento da referida pensão, em razão de determinação judicial. Em razão disso, deixou de pagar a conta de luz de sua casa por dois meses consecutivos o que acarretou, após a prévia notificação pela concessionária prestadora do serviço público, o corte do fornecimento de luz em sua residência.
Considerando a narrativa fática acima, responda aos itens a seguir, empregando os argumentos jurídicos apropriados e a fundamentação legal pertinente ao caso.
À luz dos princípios da continuidade e do equilíbrio econômico-financeiro do contrato de concessão de serviço público, é lícito o corte de luz realizado pela concessionária?
Resposta: Ainda que se entenda que os serviços públicos por sua presença de essencialidade reputam prestação contínua não há como negar a existência de exceções responsáveis por legitimar interrupções parciais e ate mesmo totais do serviço, assim na presente questão poderá se inviolar o que trata o inciso II do parágrafo 3º do artigo 6º da Lei 8987/95, pois havendo prévio aviso injustificado será paralisada a prestação do serviço ferramenta de coerção.
O Código de Defesa do Consumidor pode ser aplicado irrestritamente à relação entre usuários e prestadores de serviços públicos?
Resposta: Por outro lado ainda que se reconheça um traço consumerista no presente caso o artigo 22 da Lei 8078/90 CDC por sua imprecisão na definição dos serviços essenciais, resta vir sucumbir ente a Lei de serviços públicos 8987/95 por sua especialidade como definido pelo STJ.
Desenvolvimento

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes