A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
atividade 2   Antropologia e cultura

Pré-visualização | Página 1 de 2

Pergunta 1
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	Vimos no nosso material referencial, que o conceito de pós-modernidade constitui um desafio, pois ele não é estático. Levando em conta as leituras dessa unidade, qual das assertivas abaixo estão de acordo com as características da pós-modernidade?
I. Se processa em um contexto de grandes avanços tecnológicos e pela rapidez da comunicação.
II. Se processa em ritmo lento com poucas diferenças cotidianas e entre diferentes gerações dentro das famílias.
III. Se processa anterior à Revolução Industrial.
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
Apenas a I está correta.
 
	Resposta Correta:
	d. 
Apenas a I está correta.
 
	Feedback da resposta:
	Segundo nosso material referencial (Ebook, 2015, p. 6): “Existem diversas correntes teóricas sobre a pós-modernidade. Saiba que definir esse conceito e aquilo que o caracteriza é um desafio, pois ele não é estático, ou seja, as mudanças são frequentes e os fenômenos se modificam mesmo antes de os compreendermos. Para uma análise integral do conceito de pós-modernidade, recorreremos a Hobsbawm (1977, p.222), o qual afirma que na Europa da segunda metade do século XIX foi observado um grande avanço tecnológico, desencadeando os novos moldes do capitalismo. A vida urbana, o trabalho industrial, a aquisição de bens e outros fatores modificaram a vida do homem ocidental. Se antes da Revolução Industrial vivia-se em um universo de repetições e o homem via pouca mobilidade social, em que o modo de vida dos filhos era muito semelhante a dos seus bisavôs, agora um mundo de possibilidades se abria – e com ele novos conflitos e adaptações. As tecnologias ficaram ainda mais evidentes a partir da década de 1970, quando a informática se estabeleceu no cotidiano comum, expandindo as relações para outros tipos de vivências e sociabilidades. Cabe aqui ressaltar o conceito de globalização como sendo o processo de integração econômica, cultural, social e política, que atende às demandas do capitalismo contemporâneo de conquistar novos mercados, principalmente se o mercado atual estiver saturado”.
	
	
	
Pergunta 2
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	Podemos definir _____[1]_____ como os aspecto social que impulsiona a economia e ____[2]____ como o aspecto social que otimiza o compartilhamento das informações. Os termos que melhor preenchem as lacunas [1] e [2], são:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Sociedade do Conhecimento e Sociedade da Informação
	Resposta Correta:
	e. 
Sociedade do Conhecimento e Sociedade da Informação
	Feedback da resposta:
	De acordo com o material referencial: "Muitas pessoas ainda confundem o termo Sociedade do Conhecimento - que tem um aspecto mais amplo, sendo o propulsor econômico de uma sociedade - com Sociedade da Informação - que se refere a uma sociedade integrada por complexas redes de comunicação e de trocas de informação; é ela que otimizaria o compartilhamento das informações".
	
	
	
Pergunta 3
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	De acordo com nosso material referencial, qual o período no qual surgiu a antropologia funcionalista?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Os anos 1930
	Resposta Correta:
	a. 
Os anos 1930
	Feedback da resposta:
	Segundo o material referencial (EBOOK, 2015:06): “Já na década de 1930 predominou o Culturalismo Norte-Americano, com foco na identificação de padrões culturais, ou seja, estilos de cultura. Nos anos 1940, teve origem o Estruturalismo – o mesmo de Lévi-Strauss – que dissociava a natureza e a cultura. O Estruturalismo busca compreender as inter-relações que dão origem ao significado, que é produzido dentro de uma cultura. Uma cultura não pode ser explicada pela condição genética de seus membros nem pode ser vista de forma isolada: há elementos que se relacionam entre si e com um universo maior, ou seja, há indivíduos que possuem aspectos diferentes dos demais membros, mas pertencem a uma mesma cultura, bem como há indivíduos de outros grupos que compartilham elementos de uma cultura que não é a sua de origem”.
	
	
	
Pergunta 4
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	Sobre o mundo do trabalho na pós-modernidade, qual das alternativas abaixo está correta?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
a pós-modernidade colocou o trabalho no centro essencial da vida de todos os indivíduos, inseridos na lógica do consumo.
	Resposta Correta:
	e. 
a pós-modernidade colocou o trabalho no centro essencial da vida de todos os indivíduos, inseridos na lógica do consumo.
	Feedback da resposta:
	Segundo nosso material complementar (Ebook, 2015, p. 10): “No mundo do trabalho, a pós-modernidade trouxe uma nova configuração quanto às funções e aumentou consideravelmente a empregabilidade, sendo o trabalho parte essencial da vida em sociedade (muito mais do que em outros períodos históricos anteriores). Para Baudrillard (1995), a lógica do consumo se encerra na impossibilidade de que todos consumam, mas todos devem trabalhar. A felicidade e o bem-estar mensuráveis por objetos e sinais de conforto são ideais da sociedade do consumo. De Mais (2000) ainda caracteriza a Pós-Modernidade, quanto ao mundo de trabalho e produção, pela passagem da produção de bens para uma economia de serviços, o crescimento da classe dos profissionais e dos técnicos, o saber teórico supervalorizado e gerador de inovação, a gestão do desenvolvimento técnico, do conhecimento e da tecnologia e pela tecnologia intelectual”.
	
	
	
Pergunta 5
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	A leitura do material referencial nos ajudou a compreender algumas das mais importantes escolas antropológicas. Uma delas denominamos o Estruturalismo, que tem Claude Lévi-Strauss como um dos mais importantes teóricos. Observe as assertivas abaixo:
O Estruturalismo busca compreender comparativamente os significados que cada cultura atribui a determinados objetos ou comportamentos. Buscando, assim, encontrar similaridades nas estruturas de diferentes grupos humanos.
O Estruturalismo é decorrente das teorias psicossociais fundadas por Karl Marx e tem como propósito analisar as ações humanas dentro de uma lógica subjetiva e individual, no contexto da sociedade pós-industrial.
Max Weber foi o fundador da Escola Estruturalista Alemã que, por pressuposto, analisava os diferentes grupos sociais sob um prisma puramente econômico e eurocêntrico.
Estão corretas as assertivas:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Apenas I
	Resposta Correta:
	a. 
Apenas I
	Feedback da resposta:
	Apenas a assertiva I está correta, afirmação que podemos fazer, baseando-nos no Material Referencial. "O Estruturalismo busca compreender as inter-relações que dão origem ao significado, que é produzido dentro de uma cultura. Uma cultura não pode ser explicada pela condição genética de seus membros nem pode ser vista de forma isolada: há elementos que se relacionam entre si e com um universo maior, ou seja, há indivíduos que possuem aspectos diferentes dos demais membros, mas pertencem a uma mesma cultura, bem como há indivíduos de outros grupos que compartilham elementos de uma cultura que não é a sua de origem".
	
	
	
Pergunta 6
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	Ele “é considerado o fundador da escola francesa de Sociologia e tinha uma visão positivista da sociedade. Buscou integrar o método empírico com a Sociologia, refletindo também nas demais ciências humanas. Para ele, a sociedade era um organismo que funcionava como um corpo, e cada órgão tinha uma função de interdependência com os demais.” A que sociólogo estamos nos referindo? 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Émile Durkheim.
	Resposta Correta:
	b. 
Émile Durkheim.
	Feedback da resposta:
	O material referencial nos diz (Ebook, 2015, p. 06): “Émile Durkheim (1858-1917) é considerado o fundador da escola francesa de Sociologia e tinha uma visão positivista da sociedade. Buscou integrar o método empírico com a Sociologia, refletindo