Buscar

Cinesiologia e Biomecanica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Profas.: Micheline Freire, Giselle Notini, Eriza Parente 
*
*
384-322 a.c. - Aristóteles (pai da cinesiologia): conhecimento sobre centro de gravidade; leis de movimento e de alavanca.
*
*
131-201 d.c - Galeno ensaio “de motu musculorum” –  entre músculos agonistas e antagonistas; nervos motores e sensitivos e termos como diartrose e sinartrose.
*
*
Aproximadamente 1000 anos sem evolução.
1452-1519 – leonardo da vinci – 1º a registrar dados científicos da marcha humana.
*
*
Posteriormente tivemos galileu galilei, afonso borelli, etc...; a cinesiologia não parou mais de evoluir.
*
*
Estudo do movimento.
*
Mecânica dos seres vivos;
 Estudo dos movimentos do homem tanto sobre o solo como na água ou mesmo no ar, dos movimentos dos seus segmentos corporais, e dos fatores que contribuem para a sua execução ou para impedi-lo;
 Estudo anátomo-fisiológico e mecânico do homem e dos seus segmentos corporais.
“Biomecânica é a ciência que examina as forças internas e externas que atuam no corpo e seus efeitos”. Hay
*
Aplicação de princípios mecânicos no estudo dos aspectos anatômicos e funcionais dos organismos vivos.
*
 Compreender as forças que agem sobre o corpo humano e manipulá-las para que a ação humana possa ser melhorada, ou para evitar lesões.
*
*
 
Preocupa-se com a determinação das forças internas (forças articulares e musculares) e às conseqüências resultantes dessas forças, frente às diferentes formas da solicitação mecânica.
*
*
Mudanças de lugar e posição do corpo humano em movimento, com o auxílio de medidas descritivas cinemáticas e dinâmicas. 
Identifica e quantifica as forças externas (gravidade, atrito, etc...) que estão atuando sobre o corpo e as conseqüências resultantes dessas forças.
*
*
Antropometria: Medidas do corpo humano. 
Cinemetria: Sistemas orientados para as medições dos movimentos e posturas dos gestos humanos, através de imagens, registro de trajetórias, decurso de tempo, determinação de curvas de velocidade e de aceleração, etc... . 
*
*
Dinamometria: Sistemas usados para a obtenção das forças que irão influenciar no movimento (forças internas e externas). 
	Sistemas usados:
a) Avaliação das forças de reação do solo (FRS) – plataformas de forças, células de cargas, atenuadores e transdutores de carga; 
b) Avaliação da distribuição da pressão plantar; 
c) Dinamometria computadorizada – sistemas isocinéticos. 
Eletromiografia: mede contração muscular qualitativamente. Diferenças de potenciais elétricos para avaliar as ações musculares e os níveis de participação de cada músculo. Sistema de coleta de sinais elétricos, através de eletrodos do tipo agulha, fio ou de superfície.
*
 É considerada como ramo da fisiologia, tendo como base três ciências: anatomia, fisiologia e mecânica de sólidos e de líquidos.
Áreas de atuação profissional que utilizam a biomecânica:
Há uma combinação entre o movimento (mecânica) + estrutura (anatomia) + função do corpo (fisiologia).
Cinesiologia = “kinein” (mover) + “logos” (estudar).
“A ciência dos movimentos dos corpos”
*
Permite criar um modelo biomecânico a partir do modelo antropométrico gerado em função das medidas coletadas.
Medidas necessárias para a normalização dos dados, para a personalização dos modelos físico-matemáticos e para os métodos de simulação.
O movimento pode ser descrito e até modelado matematicamente, permitindo a maior compreensão dos mecanismos internos reguladores e executores de movimentos do corpo humano.
Cinemetria: Considera o registro de imagens do movimento humano. Reconstruções com auxilio de pontos marcados no corpo humano (conforme modelo antropométrico).
Avaliações quantitativas e/ou qualitativas; da técnica de movimentos selecionados; de posturas e posições para análise e correção do movimento; comparativa entre situações propostas.
*
Dinamometria: Considera a análise da técnica de movimento; Análise da condição física; O controle da sobrecarga; Influência de fatores externos e internos.
Eletromiografia: Considera avaliação da coordenação e da técnica de movimento; Estabelecimento de padrões comparativos entre situações propostas de movimento; Determinação dos padrões de recrutamento para grupos musculares selecionados; Resposta em situação de fadiga induzida pelo treinamento. 
Fornecem indicadores para habilidades atléticas, comprometimento motor, níveis de contração muscular, período de atividade muscular e sinergias envolvidas em um movimento.
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais