Buscar

caso concreto 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Estácio de Sá
Ciências Socias
Profª Munira
Emericiane Gevezier
2013.011.70445
Questão discursiva: 
Leia o texto abaixo e responda as perguntas apresentadas: 
Sobre meninos e meninas 
“Nos intervalos das aulas, durante o recreio, ou durante as aulas de Educação Física ou de iniciação desportiva, evidencia-se, igualmente, um modelo diferenciador de condutas: em geral, os meninos dispõem de toda a quadra esportiva só para eles. Ali podem correr, lutar, competir, em suma, preparar-se para a vida adulta; quanto a meninas, para elas basta um pequeno espaço, de preferência à sombra, onde são estimuladas a conversar, brincar de corda ou, no máximo, pular corda ou executar passos de dança rítmica” 
(TOSCANO, Moema. Igualdade na escola: preconceitos sexuais na educação. Rio de Janeiro: CEDIM, 1995. p. 33). 
1 - Os meninos têm uma tendência natural para lutar? As meninas têm uma tendência natural para serem dançarinas? Justifique sua resposta. 
Os Meninos são levados pelo pai e pela sociedade em geral (machista) que têm que lutar para se mostrar forte. Um exemplo é em nosso país todos os meninos sabem a escalação de seu time de preferência, por que aqui “homem que é homem” entende de futebol, quando alguém o chama para briga “vai ter que brigar e por aí em diante. 
Em resumo a cultura leva os meninos para a luta e essa cultura podemos dizer que é milenar.
As meninas já são mais “bem vistas” se estiverem “fazendo coisas de meninas”, ou seja, pulando corda, conversando e etc. As meninas “devem ser mais calmas” A cultura e a sociedade impõe que meninas tenham atitudes de meninas.
Hoje em dia as coisas estão mudando um pouco, mas mesmo assim ainda existe o preconceito quanto a meninas fazerem “coisas de menino”.
2-“Socialização significa o processo pelo qual um indivíduo se torna um membro ativo da sociedade em que nasceu, isto é, comporta-se de acordo com determinados atributos pré-concebidos”. Seria, portanto, errado afirmar que a cultura estabelece os padrões dentro dos quais as aptidões e a personalidade de meninos e meninas se desenvolverão. Justifique sua resposta. 
A cultura de cada país estabelece “o que deve ser feito por homens e mulheres”, quem não está dentro daquele padrão é visto como “ser” diferente e sofre diversos tipos de preconceitos. 
Para estarmos inseridos precisamos seguir determinados padrões. 
Questão de múltipla escolha: 
Considere as afirmativas a seguir: 
I- O comportamento individual está subordinado a determinados códigos culturais que programam coletivamente a maneira de pensar, de sentir e de agir. 
II- Tudo o que for expressivo no corpo cumpre funções unicamente orgânicas e está fora da abordagem antropológica. 
III- O corpo é determinado exclusivamente por sua atividade fisiológica, sofrendo pouca interferência de práticas culturais. 
IV- É inegável que existem motivações orgânicas que conduzem os seres humanos, mas a cada uma dessas motivações biológicas a cultura modela e atribui um significado especial. 
Marque a letra a seguir que corresponda às afirmativas anteriores que podem ser consideradas corretas do ponto de vista antropológico: 
A) I e II 
B) I e III 
C) II e IV 
R.: D) I e IV 
E) I, II e IV

Outros materiais

Perguntas Recentes