Buscar

aula_13

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
DIREITO CONSTITUCIONAL I
AULA 13
*
*
TEMA: EXERCÍCIOS DE REVISÃO
AULA 13
*
*
Relativamente aos direitos e garantias fundamentais, analise as afirmativas a seguir: 
I.Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade. 
II. São a todos assegurados, independentemente do pagamento de taxas, o direito de petição aos Poderes Públicos em defesa de direitos ou contra ilegalidade ou abuso de poder e a obtenção de certidões em repartições públicas, para defesa de direitos e esclarecimento de situações de interesse pessoal. 
III. São imprescritíveis os crimes de racismo, ação de grupos armados contra o Estado, tortura e terrorismo. 
IV. Nenhum brasileiro será extraditado, salvo o naturalizado, em caso de crime hediondo praticado após a naturalização. 
AULA 13
*
*
Assinale: 
(A) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas. 
(B) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas. 
(C) se apenas as afirmativas III e IV estiverem corretas. 
(D) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas. 
AULA 13
*
*
Senador da República apresenta projeto de emenda constitucional, aduzindo ser necessário restringir a utilização do habeas corpus tendo em vista a necessidade de combater o crime organizado, notadamente aquele do colarinho branco, bem como os grupos armados que, pelo tráfico de drogas, aguçam a violência urbana. À luz das regras constitucionais em vigor, pode-se afirmar que: 
(A) o sistema constitucional proíbe a apresentação da emenda por ferir direitos individuais. 
(B) situações de calamidade pública, aí incluída a social, permitem limitar quaisquer direitos, sendo completamente livre o constituinte derivado. 
(C) desde que a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, no exercício de suas atribuições regimentais, aprove o projeto, estará sanado qualquer eventual vício de inconstitucionalidade. 
(D) a emenda colide com a perspectiva republicana. 
AULA 13
*
*
João da Silva, cidadão brasileiro, tem um filho de sete anos e um enorme desejo pessoal de cursar uma faculdade de odontologia. Seu filho não conseguiu vaga em nenhuma escola pública para cursar o 1º ano do ensino fundamental, enquanto ele já foi reprovado cinco vezes no vestibular da única faculdade pública de seu estado, além de não possuir condições financeiras para arcar com as mensalidades de uma instituição privada. Inconformado com a situação, João decide ingressar com uma ação judicial a fim de obrigar o Estado a cumprir com o mandamento previsto no art. 205 da Constituição em relação ao seu filho e a ele próprio (“A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua educação para o trabalho”). Comente as chances de sucesso da empreitada de João, considerando a aplicabilidade dos direitos sociais.
AULA 13
*
*
O aluno deve tratar da questão associada ao custo dos direitos em um panorama de escassez de recursos estatais. Mesmo consciente de que os direitos sociais não poderão ser plenamente reconhecidos como direitos subjetivos, o seu núcleo essencial deve sempre ser garantido pelo Estado (mínimo existencial). Em relação à educação, a própria Constituição estabelece o ensino fundamental como o núcleo essencial (art. 208, § 1º). Já o acesso ao ensino superior depende de comprovação do mérito acadêmico (art. 208, V), ou seja, não há possibilidade de se assegurar judicialmente uma vaga em universidade pública.
AULA 13
*
*
Manoel, trabalhador, está sem receber salários a 3 meses. Ingressa na Justiça do Trabalho pedindo sua rescisão contratual e suas verbas devidas. O magistrado defere os pedidos e ainda determina a prisão do empregador. Pergunta-se: Com base em que tese o magistrado poderia determinar a prisão do empregador? (valor até 2,5 pontos).
AULA 13
*
*
O aluno deverá discutir a natureza alimentar do salário.
AULA 13
*
*
Assinale a opção correta. 
(A) Pessoas jurídicas de direito público podem ser titulares de direitos fundamentais. 
(B) As garantias constitucionais da ampla defesa e do devido processo legal têm aplicação exclusiva nos processos administrativos ou judiciais em que alguém se acha na condição de acusado de infração administrativa ou criminal. 
(C) A nacionalidade brasileira é condição necessária e suficiente para que se proponha aço popular visando à anulação de ato lesivo ao patrimônio público. 
(D) O princípio constitucional da presunção de inocência tornou inconstitucional toda a prisão que não encontre causa numa sentença penal transitada em julgado. 
AULA 13
*
*
Os direitos fundamentais possuem quatro dimensões básicas, que a doutrina de Bobbio consagrou como gerações de direito. Menciona-se o termo dimensão, pois se considera o alerta de Antonio Cançado Trindade para o reducionismo do termo geração, no sentido de que este fornece uma idéia de que os direitos nascem e morrem quando em verdade são indivisíveis e interdependentes, sobrevivendo com o passar do tempo. Impossível ter direito à liberdade sem direitos econômicos e sociais. Além disso, sempre se concebe o direito fundamental como detentor de uma garantia, embora alguns direitos já se revelem em si mesmos como tal.
Acerca desse tema e considerando o texto acima, marque a alternativa correta.
AULA 13
*
*
São considerados direitos fundamentais de primeira geração os direitos civis e políticos, que correspondem, em um quadro histórico, à fase inicial do constitucionalismo no ocidente. 
Os direitos de primeira geração consagram a titularidade no indivíduo, porém não podem ser traduzidos em forma de oposição ao Estado, uma vez que são atributos da pessoa humana e não se enquadram na categoria de status negativus.
De acordo com a boa doutrina, a concepção de direitos fundamentais que contêm garantias institucionais de liberdade deve ser recebida com certa cautela, pois o direito de liberdade, ao contrário do que acontece com a propriedade, não está suscetível de institucionalização em termos de garantia.
O direito ao desenvolvimento, o direito à paz, o direito ao meio ambiente e o direito de propriedade ao patrimônio comum da humanidade podem ser considerados como direitos de segunda geração ou dimensão.
AULA 13
*
*
Ainda a propósito dos direitos e deveres individuais, assinale a opção correta.
(A) A garantia de que nenhuma pena ultrapassará a pessoa do condenado impede que a obrigação de reparar o dano e a decretação do perdimento dos bens em decorrência de ilícito penal sejam estendidas aos sucessores e contra eles executadas.
(B) A prática do racismo constitui crime inafiançável, imprescritível, insuscetível de graça ou anistia, sujeito à pena de detenção, nos termos da lei.
(C) Os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros, serão equivalentes às emendas constitucionais.
(D) A vedação à identificação criminal do cidadão civilmente identificado tem caráter absoluto também em relação ao legislador, a quem a Constituição não conferiu qualquer ressalva.
AULA 13
*
*
Determinada pessoa, portadora do vírus da AIDS, ajuizou ação pelo rito ordinário em face do Município de Varre e Sai (RJ), com o objetivo de obter do Poder Público local os remédios necessários à manutenção de sua saúde e de sua vida. Alegava a parte autora, em suma, que ao Estado, em qualquer esfera federativa, incumbe o dever de garantir a saúde da população, nos termos do art. 196 da CRFB/1988. E mais: que a Lei n.º 9.313/1996 garantia-lhe,
especificamente, o direito aos remédios para a preservação de sua vida. Em sede de defesa, além de outros pontos, argüiu a municipalidade o caráter meramente programático da norma contida no art. 196 da CRFB/1988, o que lhe retiraria a condição de norma jurídica, não se podendo, assim, extrair do referido dispositivo constitucional qualquer dever jurídico da Municipalidade. Na condição de magistrado, como você resolveria esse ponto específico da controvérsia sobre a eficácia das normas programáticas?
AULA 13
*
*
O aluno deverá discutir a questão a luz do entendimento jurisprudencial da aplicabilidade das normas programáticas e dos princípios da reserva do possível e do mínimo existencial.
AULA 13
*
*
Leia o texto abaixo: 
A partir da década de 1970, os princípios e conceitos dos direitos humanos — tanto civis e políticos como econômicos e sociais — emergem com o surgimento de novos atores durante a ditadura até 1985. (PINHEIRO, P. S. Transição política e não-estado de direito na República. In: SACHS, WILHEIM e PINHEIRO (Org.). Brasil: um século de transformações. São Paulo: Companhia das Letras, 2001. p. 290.) 
Cite um exemplo de movimento que lutou por direitos civis ou políticos no Brasil, na década de 1970 ou de 1980.
O aluno poderá citar o movimento sindical, o movimento estudantil etc. 
Cite três desafios econômicos enfrentados pelo Brasil na década de 1980.
O aluno poderá citar a dependência do capital externo, a inflação desenfreada e o desemprego. 
AULA 13

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais