Buscar

AD1-TGT-Gestão-Financeira

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA – AD1 
Período - 2014/1º
CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE TURISMO
Disciplina: Gestão Financeia em Turismo
Tutor: Flávio Sérgio Rezende Nunes de Souza
Aluno: Regina de Fátima Campos Monteiro 	 Matrícula: N◦ 132171300-79
QUESTÃO 01
(5,0pt.) As decisões tomadas pelos administradores de uma empresa definem o resultado financeiro que esta empresa irá obter. Um dos problemas relacionados na literatura refere-se ao problema de agency. Defina, com suas palavras, o que representa este problema.
Resposta: 
Quando a empresa não é individual, isto é, o administrador não é o único dono, pode haver conflitos de interesses diversos entre o administrador e os demais acionistas, ou, também, entre os diferentes acionistas. Por exemplo, investir ou não investir o capital, fazer ou não um financiamento etc. À este conflito chamamos “Agency” e ele é tão grave que pode, inclusive, acarretar a falência da empresa. 
 
QUESTÃO 02
(5,0pt.) Diferencie os tipos de organização: individual e societária. E sabendo que a forma societária se divide em sociedade simples e empresária, diferencie as cinco estruturas de sociedade empresária: sociedade em nome coletivo, sociedade em comandita simples, sociedade limitada, sociedade anônima e sociedade em comandita por ações.
Resposta:
Uma empresa é individual quando é de propriedade de um único indivíduo, ou sócio. Neste caso, a responsabilidade do dono é ilimitada e seus bens pessoais respondem pela empresa. A empresa é societária quando possui mais de um sócio, ou seja, quando duas ou mais pessoas se unem para formar uma sociedade e, quando esta sociedade é legalmente constituída e registrada no órgão competente, é dita personificada. 
A sociedade personificada pode ser simples, quando é constituída por pessoas que se dedicam a atividades intelectuais, de natureza científica, literária ou artística, e que exploram uma atividade econômica conjunta, independente de contarem ou não com colaboradores ou auxiliares. Entretanto, esta atividade deve se limitar à prestação de serviços vinculados à habilidade técnica e intelectual dos sócios, não devendo desenvolver outros serviços. Neste tipo de sociedade, a responsabilidade de cada sócio é ilimitada e todos os sócios, conforme previsto no Contrato Social, respondem, ou não, subsidiariamente pelas obrigações sociais.
A sociedade simples é considerada pessoa jurídica e os tributos que incidem sobre ela são os mesmos existentes para qualquer outro tipo de sociedade, variando dentro de regimes tributários estipulados de acordo com o ramo de atividade e com o faturamento da empresa, nas esferas federal, estadual e municipal.
Ao contrário dos demais tipos societários, as sociedades simples são registradas no Registro Civil das Pessoas Jurídicas (cartório). Um exemplo de sociedade simples é quando dois ou mais advogados montam um escritório, constituindo uma sociedade formal pra exercer a profissão na forma de prestação de serviço.
Sociedades empresárias são aquelas que têm por objeto o exercício de atividade econômica de maneira organizada e sistemática, para a produção ou comercialização de bens ou de serviços. Neste tipo de organização, as pessoas celebram um contrato em que, reciprocamente, se obrigam a contribuir com bens ou serviços para o exercício de atividade econômica, e partilham entre si dos resultados. Para estas sociedades, as inscrições são obrigatórias e devem ser feitas no Registro Público de Empresas Mercantis (Junta Comercial) antes do início da atividade.
As sociedades empresárias podem ser:
sociedade em nome coletivo, quando é constituída por pessoas físicas, e todos os sócios, respondem solidária e ilimitadamente, pelas obrigações sociais. 
sociedade em comandita simples, quando há duas categorias de sócios: os comanditados, pessoas físicas que têm responsabilidade ilimitada e solidária pelas obrigações sociais; e os comanditários, cuja responsabilidade não excede o capital subscrito até o valor de suas quotas. O contrato deve discriminar os comanditados e os comanditários.
sociedade limitada, quando o capital é representado por cotas. As cotas são distribuídas aos sócios de acordo com a participação financeira de cada um. Nessas sociedades, a responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas, considerando que o capital da sociedade esteja totalmente integralizado. Caso o capital social não esteja totalmente integralizado, todos respondem solidariamente pela integralização do mesmo. Uma vez realizado o capital, a responsabilidade de cada sócio fica limitada ao montante das respectivas quotas. Por isso, no caso de inadimplência, as dívidas da empresa deverão ser pagas com os bens dos sócios até o limite de sua participação no capital da empresa. A sociedade é administrada por uma ou mais pessoas (sócios ou não), designadas no contrato social ou em ato separado.
sociedade anônima, Também conhecida como sociedade por ações. É uma pessoa jurídica de direito privado em que o capital social é representado por ações. Neste modelo de sociedade, não é necessário uma escritura pública (contrato social) ou outro ato oficial, assim esta sociedade de capital, vai prever a obtenção dos lucros e distribuí-los aos acionistas. O modelo de sociedade anônima ainda pode ser subdivida em Companhia aberta, quando capta recursos junto ao público, e Companhia fechada, quando obtém os recursos através dos próprios acionistas. 
As pessoas que adquirem parte destas ações são apenas proprietárias de uma parta ideal da empresa e respondem pelas dívidas assumidas pela direção da empresa, este corpo executivo é formado através de eleições ou através de indicações dos sócios majoritários, mas deve obter uma aprovação majoritária, ou seja, dos detentores de 50,1% das ações da empresa. A sigla correspondente a uma empresa de sociedade anônima é S.A., SA ou S/A.
sociedade em comandita por ações, é uma sociedade comercial híbrida, ou seja, tem aspecto de comandita e de sociedade anônima. Seu capital é dividido em ações, possuindo duas categorias de acionistas semelhantes aos sócios comanditados e aos comanditários das comanditas simples.
A sociedade em comandita por ações reger-se-á pelas normas relativas às sociedades anônimas, no que estas lhe forem adequadas. Poderá atuar sob firma ou razão social, não lhe sendo vedado o uso de denominação. A denominação ou firma deve ser seguida das palavras Comandita por Ações, seja por extenso ou abreviadamente. Possui as seguintes características:
 • somente o acionista poderá ocupar cargos de direção (administrar) na sociedade;
• o diretor responde subsidiária e ilimitadamente pelas obrigações da sociedade;
• se houver mais de um diretor, estes respondem solidariamente, depois de esgotados os bens sociais;
• os diretores serão nomeados no ato constitutivo da sociedade por prazo indeterminado, podendo ser destituídos apenas por deliberação de acionistas que representem, no mínimo, 2/3 do capital social;
• apenas com o consentimento dos diretores, a Assembléia Geral dos Acionistas poderá alterar o objeto essencial da sociedade, o prazo de duração, o capital social e, ainda, criar debêntures ou partes beneficiárias.

Outros materiais