Buscar

Exercício Fixação Adm RH1 Aula3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Aluno: JOSE ANTONIO PEREIRA
	Matrícula: 201701001608
	Disciplina: GST0582 - ADM. DE RH I. 
	Período Acad.: 2017.3 EAD (G) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		"Até pouco tempo atrás, o relacionamento entre pessoas e organizações era considerado conflitivo. Acreditava-se que os objetivos das organizações - como lucro, produtividade, eficácia, maximização da aplicação de recursos materiais e financeiros, redução de custos - eram incompatíveis com os objetivos individuais das pessoas." Com base no trecho citado de um texto do autor Idalberto Chiavenato, assinale a única alternativa que apresenta solução viável para esta relação.
		
	
	
	
	 
	As organizações precisam mudar rapidamente seus conceitos e procurar alterar suas estratégias na gestão de pessoas. É fato que estão cada vez mais preocupadas com o desenvolvimento do indivíduo e para isso desenvolvem suas práticas gerenciais e, em vez de investirem diretamente nos produtos e serviços, estão investindo nas pessoas que os intendem (produtos e serviços), capacitando quem sabe criar, desenvolver e produzir.
	
	
	As organizações priorizam utilizar plenamente as pessoas para o atingimento de suas metas de crescimento. Desta forma, as organizações conseguem sustentabilidade e equilíbrio financeiro.
	
	
	Devido à enorme carga tributária, as organizações precisam cortar custos com pessoal e priorizar seus investimentos. Mesmo assim, na Era moderna, as organizações necessitam de maior investimento tecnológico e menor em recursos humanos. A competitividade das organizações está diretamente ligada a seus produtos e serviços.
	
	
	Estudos mostram que quanto maior for a quantidade de funcionários de uma organização, maior a quantidade de conflitos gerados por esta relação. Prova disto é que cada vez mais surgem sindicatos de classe e a única solução para este impasse tem sido o fortalecimento dos departamentos jurídicos das organizações.
	
	
	O conceito de Gestão de Pessoas serve apenas para assegurar que os demais recursos, como recursos materiais, financeiros e tecnológicos, sejam bem utilizados pelas pessoas que integram as organizações.
	
		2.
		A Administração de Recursos Humanos possui o papel de contribuir para o desenvolvimento da organização, fazendo com que ela cresça e atinja seus propósitos com competitividade e lucratividade, mantendo-se sólida para atuar no mercado. Dos serviços abaixo, qual não está relacionado à Administração de Recursos Humanos?
		
	
	
	
	 
	Controlar vendas e produção da empresa.
	
	
	Assegurar um bom clima organizacional.
	
	
	Assegurar um bom relacionamento entre empresa, funcionários, sindicatos e Estado.
	
	
	Reter os recursos humanos na empresa.
	
	
	Suprir a empresa com os recursos humanos necessários para seus processos.
	
	
		3.
		Sabemos da importância da organizações para indivíduos e sociedade. Assinale qual alternativa apresenta as funções que demonstram tal importância, conforme apresentado em aula:
		
	
	
	
	
	Servem ao Estado; Realizam objetivos individuais e Proporcionam carreiras.
	
	
	Servem à sociedade, Realizam unicamente os objetivos organizacionais e Fomentam a economia.
	
	
	Preservam o conhecimento, Fomentam a economia e Realizam objetivos individuais.
	
	 
	Servem à sociedade; Realizam objetivos; Proporcionam carreiras e Preservam o conhecimento.
	
	
	Preservam o conhecimento, Realizam unicamente os objetivos organizacionais e Fomentam a economia.
	
	
		4.
		APONTE QUAIS SÃO OS SUBSISTEMAS DA ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS:
		
	
	
	
	
	PROVISÃO DE RECURSOS HUMANOS; APLICAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS; MANUTENÇÃO DE INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS; DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS; MONITORAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS.
	
	 
	PROVISÃO DE RECURSOS HUMANOS; APLICAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS; MANUTENÇÃO DE RECURSOS HUMANOS; DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS; MONITORAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS.
	
	
	PROVISÃO DE RECURSOS HUMANOS; APLICAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS; MANUTENÇÃO DE RECURSOS HUMANOS; DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS; SEGURANÇA PATRIMONIAL.
	
	
	PROVISÃO DE METAS E RESULTADOS; PROVISÃO DE RECURSOS HUMANOS; APLICAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS; MANUTENÇÃO DE RECURSOS HUMANOS; DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS.
	
	
	PROVISÃO DE RECURSOS HUMANOS; APLICAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS; MATERIAIS E INSTALAÇÕES; MANUTENÇÃO DE RECURSOS HUMANOS; DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS.
	
		5.
		Dos itens abaixo, qual NÃO representa um subsistema da Administração de Recursos Humanos nas organizações?
		
	
	
	
	
	Administração de Cargos e Salários
	
	
	Relações Trabalhistas e Sindicais
	
	
	Treinamento e Desenvolvimento
	
	
	Recrutamento e Seleção
	
	 
	Gestão Financeira
	
	
		6.
		Podemos dizer que a ARH está divida em:
		
	
	
	
	
	multifunções que realizam a provisão de recursos tangíveis e intangíveis para a organização;
	
	
	subsistemas que realizam tarefas específicas de seleção de pessoas;
	
	
	inúmeros sistemas que cuidam das pessoas e de seu trabalho nas organizações;
	
	 
	subsistemas que se responsabilizam pelos recursos humanos das organizações;
	
	
	diversas funções que garantem a manutenção das pessoas no trabalho.
	
		7.
		Considerando o comportamento humano e suas variáveis, há que se reconhecer que o ambiente de trabalho precisa ser caracterizado por interações sociais que sustentem e viabilizem o bem-estar, ao ponto de facilitar o alcance dos resultados. Dito isto, é importante reconhecer a importância fundamental de alguns fatores, para saber relacionar-se. Assinale a afirmativa que descreve, corretamente, alguns destes fatores:
		
	
	
	
	
	Ser egocêntrico e agir com individualismo.
	
	
	Sempre apontar os erros de seus colegas para os supervisores.
	
	
	Assumir a desconfiança em relação ao outro e não respeitar o espaço de terceiros.
	
	
	Aprimorar-se na arte da dissimulação e evitar criar vínculos com solidez.
	
	 
	Agir com maturidade e estabelecer relações sinérgicas.
	
		8.
		Considerando a atual Gestão de Pessoas através de seus subsistemas, seus objetivos e contribuições para maior competitividade das organizações, podem ser consideradas atribuições do RH, com EXCEÇÃO:
		
	
	
	
	
	Aumentar a autoatualização e a satisfação dos empregados no trabalho - os empregados devem sentir que o trabalho é adequado às suas capacidades e que estão sendo tratados equitativamente.
	
	
	Proporcionar à organização funcionários bem treinados e bem motivados - reconhecimento e não apenas aumento de salário; as pessoas devem perceber justiça nas recompensas que recebem; recompensar os bons resultados e não recompensar as pessoas que não tenham um bom desempenho;
	
	
	Manter políticas éticas e comportamento socialmente responsável - toda atividade de ARH deve ser aberta, confiável e ética; as pessoas não devem ser discriminadas e seus direitos precisam estar garantidos.
	
	
	Como elementos impulsionadores da organização e capazes de dotá-la de inteligência, talento e aprendizado indispensáveis.
	
	 
	As pessoas, por serem portadoras de habilidades, capacidades, conhecimentos, motivação de trabalho, comunicabilidade, e também portadoras de características de personalidade, expectativas, objetivos pessoais, históriasparticulares, devem ser controladas, vigiadas e punidas, assim darão maiores resultados para as empresas.

Outros materiais