Buscar

ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO – 
Língua Portuguesa
Acadêmicas: Katryne Victória Ribas do Nascimento
	Michela Calixto Nascimento Silva
Disciplina: Linguística Aplicada ao Ensino
Professora: Karina rodrigues de faria
1
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA – CAMPUS VILHENA
INTRODUÇÃO
 As orientações não devem ser tomadas como “receitas” ou “soluções” para os problemas e os dilemas do ensino de Língua Portuguesa, e sim como referenciais que, uma vez discutidas, compreendidas e (re)significadas no contexto da ação docente, possam efetivamente orientar as abordagens a serem utilizadas nas práticas de ensino e de aprendizagem.
2
1 A LÍNGUA PORTUGUESA NO CONTEXTO DO
ENSINO MÉDIO
 Espera-se, portanto, dessa etapa de formação o desenvolvimento de capacidades que possibilitem ao estudante:
(i) avançar em níveis mais complexos de estudos;
(ii) integrar-se ao mundo do trabalho, com condições para prosseguir, com autonomia, no caminho de seu aprimoramento profissional;
(iii) atuar, de forma ética e responsável, na sociedade, tendo em vista as diferentes dimensões da prática social.
3
2 CONSTRUÇÃO DE NOVAS ROTAS NOS ESTUDOS DA LINGUAGEM: CAMINHOS QUE CONFIGURAM A IDENTIDADE DA DISCIPLINA
 “[...] por volta dos anos 1970, o debate centrou-se em torno dos conteúdos de ensino.”
 
“[...] o texto passa a ser visto como uma totalidade que só alcança esse status por um trabalho conjunto de construção de sentidos [...]”.
4
3 CONCEPÇÃO DE LÍNGUA E LINGUAGEM E PRÁTICAS DE ENSINO
 “[...] estudos defendem que todo e qualquer texto se constrói na interação.” 
 “Pode-se ainda dizer que, por meio das atividades de compreensão e produção de textos, o sujeito desenvolve uma relação íntima com a leitura – escrita –, fala de si mesmo e do mundo que o rodeia, o que viabiliza nova significação para seus processos subjetivos.”
 “[...] é na interação em diferentes instituições que o sujeito aprende e apreende as formas de funcionamento da língua e os modos de manifestação da linguagem [...]”
“[...] o professor deve procurar, também, resgatar do contexto das comunidades em que a escola está inserida as práticas de linguagem e os respectivos textos que melhor representam sua realidade.”
“[...] espera-se, ao compreender determinadas normas gerais do funcionamento da língua(gem), seja capaz de se ver incluído nos processos de produção e compreensão textual que implementa na escola ou fora dela, exatamente porque por meio deles se vai constituindo como ser de ação social.
5
 Trazer, para dentro de sala, textos relacionados ao mundo do aluno, para promove a interação;
4 A DISCIPLINA LÍNGUA PORTUGUESA: PERSPECTIVAS NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO
 [...] perfil que se traça para o alunado do ensino médio, na disciplina Língua Portuguesa, prevê que o aluno, ao longo de sua formação, deva:
conviver, de forma não só crítica mas também lúdica, com situações de produção e leitura de textos, atualizados em diferentes suportes e sistemas de linguagem;
o aluno deverá passar a lidar com situações de interação que se revestem de uma complexidade que exigirá dele construção de saberes relativos ao uso de estratégias por meio das quais se procura assegurar a autonomia do texto em relação ao contexto de situação imediato;
construir habilidades e conhecimentos que o capacitem a refletir sobre os usos da língua(gem) nos textos e sobre fatores que concorrem para sua variação e variabilidade, seja a linguística, seja a textual, seja a pragmática.
6
5 ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS DE ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS
“[...] cabe à escola, junto com os professores, precisar os conteúdos a serem transformados em objetos de ensino e de aprendizagem bem como os procedimentos por meio dos quais se efetivará sua operacionalização.”
7
8
9
10
11
12
6 CONSIDERAÇÕES FINAIS
 O recurso a esse expediente, sem dúvida, pode permitir que o professor construa uma formação teórica e pedagógica que lhe propicie, numa visão interdisciplinar, compreender seu objeto de ensino e intervir nas realidades com as quais convive em sua atuação docente
13
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
 BRASIL. Ministério da Educação. Orientações curriculares para o ensino médio: linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília, DF, 2006.
 ALMEIDA, Neide Aparecida de. et al. Línguas e culturas: linguagem e códigos: ensino médio: educação jovens e adultos. São Paulo: Global, 2013. 19-32, 512.
14

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais