Buscar

Tarefa 1 - História e Ensino

Prévia do material em texto

CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
Aluno: Francisco Domiciano da Silva
Disciplina: História e Ensino
Professor: Paula Cristina David Guimarães
Tutor: Fabio Rodrigues Lemes
Tarefa 1:
Escreve um texto, entre 15 e 20 linhas, sobre os interesses sociais e políticos na constituição das disciplinas escolares, em especial no ensino de História. 
São Paulo, outubro de 2013.
ATIVIDADE NÚMERO 1:
A constituição das disciplinas escolares na forma que as vemos hoje foi resultado de um processo de disputa entre os conhecimentos que deveriam fazer parte do currículo escolar.
O diálogo entre o ensino de História e o conhecimento científico redimensiona a importância social da área na formação do estudante, sinalizando e fundamentando a possibilidade de estudo e atividade que valorizem a atitude intelectual do aluno no desenvolvimento e envolvimento em trabalhos que favoreçam sua autonomia para aprender.
O ensino de História tem como principal pressuposto formar cidadãos que possam ser críticos com a realidade na qual estão inseridos, devido ao fato de que seus conceitos e conteúdos possam fazer com que os alunos debatam sobre o que está acontecendo não somente sobre o passado, mas também sobre o presente.
É necessário que o ambiente escolar forneça condições para que os professores possam desenvolver novas metodologias para que incorporem os conteúdos de história local em seus componentes curriculares, pois poderão inserir seus alunos como cidadãos críticos no ambiente em que vivem.
Como educadores, temos a responsabilidade de ensinar uma História que faça parte do dia a dia do aluno, pois somente assim o ensino de História para eles  terá outro significado e sua aprendizagem será reconhecida por todos.
 
ATIVIDADE NÚMERO 2:
Descreva as principais características do ensino de História no Brasil, em diferentes períodos históricos.
 
Em todos os tempos, o ensino de História foi permeado por escolhas políticas. No Brasil, após a proclamação da República, em 1889, a construção da identidade do país tornou-se prioridade. As elites tinham de garantir a existência de um estado-nação, escolhendo para ser ensinado aos alunos conteúdos que exaltavam grandes "heróis" nacionais e feitos políticos gloriosos.
A História ensinada na escola de “primeiras letras”, criada pelo Decreto de 1827 visava o ensino da Constituição do Império e da História do Brasil, com conhecimentos políticos rudimentares e formação moral cristã. Compreendia História Civil articulada a História Sagrada (catequese e pretextos cívicos).
Na Era Vargas, iniciada nos anos de 1930, um ensino de História voltado para uma formação nacionalista e de cunho patriótico (culto aos heróis da Pátria), associados aos festejos cívicos com destaques para datas e feriados ligados aos grandes acontecimentos.
A partir de 1940, a História entra em declínio nos currículos escolares, no Brasil e se estende até 1970 dando lugar aos Estudos Sociais, fundamentados na psicologia cognitiva de forma progressiva e, de acordo com a faixa etária.
Já nos anos de 1980 o currículo escolar demandava mudanças para adaptar à nova realidade, devido às novas tecnologias mais presentes na vida dos alunos (rádio, televisão, internet etc). Não era mais possível ignorar a realidade que adentrava as portas da escola, retornando assim o ensino de História e Geografia, o que prevalece até os dias atuais. 
ATIVIDADE NÚMERO 3:
Faça leitura dos três fragmentos de documentos históricos abaixo e realize uma análise dos diferentes métodos e objetivos do ensino de História expressos em cada um.
Documento 1 – memorização consciente, pois os conteúdos são relacionados no tempo e no espaço, com memória significativa.
Documento 2 - memorização mecânica devido a exigência de a lição estar na ponta da língua, denotando o propósito da decoreba.
Documento 3 – psicologia cognitiva, onde o aluno está dominando a seqüência cronológica dos principais acontecimentos.
REFERÊNCIAS:
http://www.tvbrasil.org.br - visita ao site em 08 de outubro de 2013.
http://meuartigo.brasilescola.com/historia-do-brasil - visita em 08 de outubro de 2013.
C. D. Guimarães, Paula – História e Ensino (biblioteca)

Outros materiais