Buscar

Sistema Nervoso: Anatomia e Funcionamento

Prévia do material em texto

Neuroanatomia
Evolução
- Poríferos
- Celenterados: Sistema Nervoso Difuso, não consegue fazer uma analise do impulso. 
- Anelídeos: Sistema Nervoso Ganglionar, tendo dois tipos de neurônios o motor e o sensitivo, podendo dimensionar o grau de resposta ao ambiente formando um arco reflexo simples. Nesses animais na região da cabeça existe um gânglio cerebroide além de possuírem um neurônio de associação entre cada segmento do corpo que pode ser acionado ou não dependendo da necessidade de mexer o corpo como um todo direcionando e dimensionando a resposta ao meio. 
Divisão Macroscópica
- Sistema Nervoso Central (SNC): Encéfalo e Medula
- Sistema Nervoso Periférico (SNP): Gânglios, nervos e terminações nervosas.
Arcos reflexos
- Simples: É quando a medula responde a uma situação externa. O neurônio sensitivo responde diretamente pelo neurônio motor. 
- Composto: É quando o encéfalo reage a uma situação externa. Neurônio Sensitivo conecta com um neurônio de associação que leva o impulso elétrico para o encéfalo na área especifica de analise respondendo através de um neurônio motor. 
Neurônio 
- Sensitivo: Recebe a informação do meio, sendo sempre do tipo unipolar com o corpo fora do SNC formando um gânglio.
- Motor: Responde a informação oferecida, realizando a resposta sendo o neurônio sempre multipolar.
- Associação: Conecta o neurônio sensitivo ao motor, durante o arco reflexo composto. É um neurônio multipolar. 
× O corpo do neurônio motor e do neurônio de associação juntos formam a massa cinzenta em forma de H de substancia cinzenta dentro da medula. O axônio do neurônio de associação corre na borda da medula e por ser envolvido por bainha de mielina forma a parte de substancia branca na borda da medula espinhal. Quando chega no encéfalo a massa branca fica interna e a massa cinzenta fica externa. 
- Multipolar: Recebe informações de várias partes. 
- Bipolar: Só nos órgãos do sentido.
- Unipolar: Só tem uma via de passagem de informação. 
Divisões do Encéfalo
»» Cérebro: Telencéfalo + Diencéfalo. 
»» Diencéfalo: Central de informações básicas. 
»» Telencéfalo: Cada hemisfério cerebral, compreendendo a córtex cerebral que gera a consciência. Ë dividido como Lobo Frontal , Parietal , Temporal e Occipital.
× Lobo frontal: Local de aprendizado, sendo localizado na frente.
× Lobo Parietal: Mais dorsal e lateral, é o lobo somaestésico que coordena as terminações sensitivas do corpo. 
× Lobo Temporal: Mais ventral e latera, recebe informação auditiva.
× Lobo Occipital: Fica na parte de traz, recebendo informações visuais. 
»» Cerebelo: É a parte de informação motora, controlando as informações proprioceptivas levando elas para o córtex. 
»» Ventrículos: São espaços cheios de líquido no interior do encéfalo que auxiliam na absorção de choques mecânicos. 
Envoltórios do Cerebelo 
»» Piamater: É a mais interna.
»» Aracnoide: Possui filamentos de tecidos conjuntivos que a unem com a piamater, o espaço entre elas é chamado de Subaraquinoideo e é repleto de líquido Céfaloraquidiano. 
»» Duramater: É mais externa, se fundindo ao periósteo do crânio. 
Terminações Nervosas
»» Viceroceptivas: Leva informações da víscera. Existem 2 neurônios um pré-ganglionar e um pós-ganglionar. Muitas delas são recebidas pelo diencéfalo, como ele tem pouca comunicação com o córtex muitas vezes não há consciência sobre a dor. 
»» Proprioceptivas: São analisadas no cerebelo e levadas para o córtex. São as informações dos músculos, existindo o neurônio motor superior que desce em resposta pela medula e se conecta com um neurônio motor inferior que vai levar a informação para o músculo. 
»» Exteroceptivas: São informações subcutâneas analisadas no cerebelo.
Coluna Vertebral
»» Intumescência Torácica: Saem os nervos para os braços 
»» Intumescência Sacral: Saem os nervos para as pernas
»» Cauda Equina: Fim da medula espinhal, mas com a continuação dos nervos.
 
Sistema Nervoso Funcional
»» Sistema Nervoso Somático: Recebe a informação do ambiente e responde para o ambiente. Engloba a Protocepção e a Exterocepção, sendo feita no Córtex.
× Aferência: Informações vindas do ambiente, por exemplo, ver um cachorro andando na sua direção. 
× Eferência: Resposta as informações vindas do ambiente, por exemplo, agachar e fazer carinho no cachorro. 
»» Sistema Nervoso Autônomo: Recebe informações interna, respondendo internamente. Engloba a Vicerocepção, sendo feita pelo diencéfalo. 
× Aferência: Nível de O2
× Eferência: 
- Simpática: Acelerar o batimento cardíaco, contrair as vísceras. Os gânglios do tronco simpático saem da região toracolombar, tendo um nervo pós-ganglionar é maior e o pré-ganglionar é menor. 
- Parassimpática: Diminuir o batimento cardíaco. Os gânglios do tronco parassimpático saem da região cervical e sacral, tendo um nervo pós-ganglionar pequeno e um pré-ganglionar é maior. 
OBS:
- Raiz dorsal da medula é sensitiva e a ventral é motora.
- Existem gânglios sensitivos e gânglios motores, mas os motores são apenas para respostas viscerais. 
Órgão dos Sentidos
Visão
- Bifocais: Normalmente presas
- Monofocais: Normalmente caçadores. 
»» Olho	
 É o único local nos quadrúpedes que pode usar anterior e posterior. 
 × Bulbo: 
- Camada Nervosa: É a camada mais interna, não revestindo totalmente o bulbo do olho. É feita pela retina. Existem neurônios bipolares chamados de cones e bastonetes que captam o volume de luz e quanto mais cone mais cor é vista é quanto mais bastonete menos cor é vista. Dentro da retina há um ponto onde todas as fibras nervosas se juntam para formar o nervo óptico que vai para o encéfalo. 
Animais noturnos possuem um tapete lúcido, que reflete a luz fazendo com que ela volte para a retina melhorando a visão.
- Camada Vascular: É a camada intermediaria, não reveste totalmente bulbo do olho. É formada pela Iris, o corpo ciliar e a Uvea.
 A Uvea é a maior camada que reveste toda a porção posterior do bulbo do olho e continua como corpo ciliar e depois como íris. Ao redor dos vasos da Uvea existe uma substancia preta que não deixa que a camada nervosa mais interna seja super estimulada. A Iris é um tapete de musculo que faz a miose da pupila (contração) ou a midríase da pupila (relaxamento). Entre a Córnea e a Iris, existe uma câmara chamada de câmara anterior. Causal a Iris existe o corpo ciliar que sustenta uma lente chamada de cristalino, o espaço entre o cristalino e a Iris é chamado de Câmara Posterior que está cheia de líquido produzido pelo Corpo ciliar chamado de Humor Aquoso. Causal ao cristalino existe uma câmara chamada de Câmara Vítrea que possui um líquido chamada de Humor Vítreo, que possui uma composição proteica não balançando. 
- Camada Fibrosa: É a mais externa, sendo composta pela Esclera e Córnea. A Esclera é uma camada fibrosa que da constituição ao formato do olho. A Cornea além de manter o formato do olho ela forma uma lente por ser transparente. 
× Músculo Oculares:
- Retos: Ventral, lateral, dorsal e medial
- Oblíquos: Dorsal e ventral
- Retratores do Bulbo do Olho
»» Pálpebras
× Saco Conjuntivo: reveste internamente a pálpebra, é um fundo de saco cego que reveste a esclera até o limbo. É altamente vascularizada, irrigando a córnea. 
× Glândulas Tersais: Produzem uma camada lubrificante para a córnea.
× Membrana Nictitante: terceira pálpebra 
Audição
»» Orelha
× Orelha Externa: Uma estrutura que vai fazer a captura do som. É formada pela Cartilagem Auricular, que faz a parte externa da orelha, a Cartilagem Anelar faz a conexão do meio externo com o meato acústico externo e a Cartilagem Escutular ajuda na movimentação da orelha pois é amparada pro vários músculos. 
× Orelha Média: Mecanismo que vai transformar o som em um impulso mecânico. O Tímpano vibra transmitindo para um ossículo chamado Martelo que fica colado a ele e ao vibrar junto transmite o impulso para outro ossículo Bigorna que transmite o impulso para o Estribo que transmite até a janela oval que fica na transiçãoda orelha média com a orelha interna.
- A tuba auditiva se conecta com a orelha media injetando ar, impedindo que o tímpano seja pressionado quando há mudanças de pressão.
× Orelha Interna: Mecanismo que transforma o impulso mecânico em impulso elétrico. Quem faz essa transformação é o Labirinto, que tem a função de audição e equilíbrio. O labirinto é formado por duas estruturas a Cóclea e o Vestíbulo. O labirinto ósseo vai ser o que envolve o Labirinto membranoso que é divido em duas partes Cóclea e Vestíbulo, entre esses dois labirintos existe um líquido que vibra quando a janela oval vibra. 
O revestimento interno do labirinto membranoso é revestido por células cabeludas embebidas em linfa, que de acordo com o movimento da cabeça vão de um lado para outro mostrando a posição da cabeça.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes