Buscar

Projeto de negociação de Harvard

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Projeto de Negociação de Harvard
	Qualquer método de negociação deve ser julgado imparcialmente por três critérios: Acordo sensato, Eficiência no acordo e aprimoramento do relacionamento entre partes.
	Quando se toma uma posição, diz ao outro lado o que você quer, pode acabar em termos aceitáveis, mas pode chegar a esses fins de outras maneiras. A barganha pode deixar de atender ao critério de sensatez, de modo eficiente e amistoso.
	Na barganha posicional, você procura que qualquer acordo seja lhe favorável. Iludindo a outra parte a suas verdadeiras opiniões, e fazendo pequenas concessões, quanto mais extremas as posições e menores as concessões, maiores serão o tempo e o esforço desperdiçado para descobrir se o acordo é possível ou não.
 A negociação acaba se tornando um campo de batalha, já que cada posição deixa um critério do que vai ou não fazer. E nisso, a força de vontade é usada, tentando fazer o outro lado ceder, a raiva e o ressentimento são resultados frequentes, quando um lado percebe que cedeu a rígida vontade do outro contra suas próprias vontades. Desta forma, vem a destruição de relacionamento.
	O estilo afável, adota uma forma branda e amistosa de barganha posicional, cedendo para evitar confronto, e insistindo num acordo. Acaba se tornando vulnerável a um negócio não sensato.
	O estilo Áspero, adota uma forma unilateral, tentando ganhar vantagens, e vendo os outros como adversários. Fazendo ameaças, exercendo pressão e insistindo na sua posição.
	Nenhum dos dois estilos é o correto. Mude o jogo com o Projeto de Negociação de Harvard. Um método com a intenção de produzir resultados sensatos, eficientes e amigáveis. Pode ser resumido em quatro pontos fundamentais: Pessoas, Interesses, Opções e Critérios.
	Primeiro ponto: o problema das pessoas deve ser tratado e desembaraçado separadamente. Assim, atacando o problema, e não uns aos outros.
	Segundo ponto: destina-se a superar o inconveniente de concentrar-se nas posições declaradas das pessoas. Tentando chegar aos objetivos das negociações, satisfazer os interesses subjacentes.
	Terceiro ponto: tenta conceber soluções na limitação de criatividade, contrabalançando essas limitações, reservando um tempo para pensar numa vasta gama de soluções. Invente opções de benefícios mútuos.
	Quarto ponto: objetivo é encontrar termos razoáveis para ambas as partes, nenhuma delas precisam ceder, mas acatar uma solução justa. Insista em critérios objetivos.
	As quatro proposições são baseadas em três princípios: Análise, planejamento e discussão. 
	A análise, deve simplesmente diagnosticar, colher informações, organizá-las e ponderar sobre elas. Identificando os critérios, interesses e as opções já colocadas. Desta forma, fazendo uma base de acordo.
	O planejamento, lida novamente com os quatro pontos, gerando ideias, opções adicionais e critérios. Para poder decidir entre eles.
	O estágio de discussão, as partes se comunicam em busca de um acordo. Cada um dos lados, deve compreender os interesses do outro, desta forma, ambos podendo gerar opções mutuamente vantajosas.
	O método permite que se chegue a um acordo satisfatório e sensato. Desta maneira, permitindo que ambos negociadores se comuniquem, possibilitando um acordo amigável.
	Quando há negociações nas transações empresarias e internacionais, é fácil esquecer que estão lidando com seres humanos. Com emoções, valores e com outros pontos de vista. Nisso acaba em uma negociação fracassada.
	Concluindo, podemos visar que o projeto de negociação de Harvard, se aplica em alguns métodos. Separe as pessoas do problema, concentre-se nos interesses e não nas posições, invente opções de ganhos mútuos e insista em critérios objetivos.

Outros materiais