Buscar

Resumo Farmacodinâmica Diabetes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo Farmacodinâmica 
Thereza Matos Pereira de Brito UC16100580
Diabetes tipo 2
Existem alguns tipos de diabetes, sendo uma delas a diabetes tipo 2 que é causada por um alto índice de glicose no sangue, tornando-a uma doença de cunho metabólico, que pode ser adquirida por cunhos genéticos ou hábitos diários como a alimentação. Essa alta taxa de açúcar no sangue gera sintomas como muita sede, aumento de urina excretada e aumento do apetite. Se não for tratada, a Diabetes tipo 2 pode causar danos na visão (retina), problemas cardíacos, alterações metabólicas, lentidão para cicatrizar machucados, insuficiência renal e infecções nos pés.
A gordura e glicose ingeridas na alimentação são digeridas e espalhadas pela corrente sanguínea até que a glicose chegue no pâncreas. Nesse órgão, as células beta pancreáticas captam a glicose juntamente com os íons cálcio, estimulando a liberação de insulina. Na corrente sanguínea, então, há presença de glicose, gordura e insulina, que agora serão direcionadas para outras células do corpo que metabolizarão essas 3 substâncias. O metabolismo dessas substâncias ocorre principalmente com a ajuda de 4 proteínas sintetizadas a partir do nosso DNA (GLUT-4, ENPP-1, IRS, CAPN-10).
	- CAPN-10: Decomposição de gorduras
	- ENPP-1: Auxilia na penetração da insulina na célula
	- IRS: Recebe a insulina e a fosforila para que essa insulina fosforilada ative a GLUT-4 
	- GLUT-4: Permite a entrada de glicose na célula 
Após entrar na célula, a glicose tem algumas opções, como combinar-se com outras glicoses para formar glicogênio ou combinar-se com elétrons para formar piruvato. Esse piruvato formado é metabolizado nas mitocôndrias que permitem a geração e liberação de energia através do Ciclo de Krebs.
Diversos fatores podem causar a Diabetes tipo 2. A mutação da proteína IRS decorrente de uma mutação no DNA impede que a IRS fosforile a insulina impedindo a entrada de glicose na célula causando no aumento de glicose sanguínea. A mutação do receptor ENPP-1 impede que este se abra para receber a insulina, resultando em alta concentração de glicose e insulina no sangue. A mutação no receptor GLUT-4 impede que a insulina seja captada e assim não há o transporte da glicose para dentro da célula, resultando em alta taxa de glicose sanguínea. Existe também a cause de excesso de gordura que causa uma ineficiência da CAPN-10 que não consegue degradar todas as moléculas de gordura, onde esse excesso obstrui os canais da ENPP-1 e GLUT-4, causando altos níveis de gordura, insulina e glicose extracelulares.
	Para tratar da Diabetes tipo 2 é necessário reduzir as taxas de glicose e gordura no sangue por meio de uma alimentação balanceada, praticar atividades físicas, evitar o uso de drogas e manter acompanhamento médico frequente.

Outros materiais