Buscar

av2 responsabilidade social 3ª

Prévia do material em texto

As pesquisas sobre responsabilidade social e ambiental envolvem a reflexão sobre alternativas de produção e da relação do homem com o meio ambiente. Entre essas alternativas temos as reflexões influenciadas pelo pensamento marxista. As teorias que associam a sustentabilidade com a pensamento marxista podem ser denominadas de Ecomarxismo e Ecossocialismo. Analise as afirmações abaixo sobre o tema:
I – Ecomarxismo e Ecossocialismo são ideologias que promovem o diálogo entre as ideias marxistas, a ecologia, a política verde e a alterglobalização. Trata-se de um método socioeconômico de análise das relações de classes e seus conflitos.
II – O Ecomarxismo aponta que a exclusão social, a pobreza, os conflitos sociais e a degradação ambiental são resultado do modo de produção capitalista, que enfatiza o lucro independente da degradação ambiental causada pela produção.
III – O Ecomarxismo também pode ser chamado de socialismo verde, porém, neste caso, a discussão não se refere ao sistema capitalista, mas à necessidade de uma educação ambiental que conduza a uma conduta de cada indivíduo que vise a preservação ambiental.
Assinale a resposta correta: 
Alternativas:
a)
Estão corretas somente as afirmações I e II.
Alternativa assinalada
b)
Estão corretas somente as afirmações I e III.
c)
Estão corretas somente as afirmações II e III.
d)
Está correta somente a afirmação I.
e)
Está correta somente a afirmação II. 
2)
As práticas de sustentabilidade que visam o meio ambiente têm possibilitado o desenvolvimento de novas tecnologias, tanto no que se refere à produção quanto em relação à prevenção de impactos ao meio ambiente. A partir de seus conhecimentos sobre o tema, analise as afirmações abaixo:
I - Podemos dizer que os incessantes avanços tecnológicos têm afetado a vida de todos, mas não impacta positivamente a produção no que toca ao melhor aproveitamento das matérias primas.
II - As novas tecnologias tem implicado em uma produção de mercadorias mais barata, mas continua não levando em consideração a necessidade de minimizar o uso dos recursos naturais.
III – As pesquisas para novas tecnologias na produção de mercadoria, passaram a levar em consideração o uso mais racional de mateiras primas, possibilitando menor impacto ao meio ambiente.
Assinale a alternativa correta: 
Alternativas:
a)
Estão corretas as afirmações I e II.
b)
Estão corretas as afirmações II e III.
c)
Estão corretas as afirmações I e III.
d)
Está correta somente a afirmação II.
e)
Está correta somente a afirmação III. 
Alternativa assinalada
3)
Ao tratarmos da Responsabilidade Social e Ambiental não podemos deixar de refletir sobre o tema das Políticas Públicas em geral, e das Políticas Públicas Ambientais em específico. Tendo isso em mente, analise as afirmações abaixo sobre o tema:
I – As políticas públicas podem ser definidas como um conjunto de ações, planos, programas e a atividades desenvolvidas pelo Estado, com participação de organismos públicos e/ou privados.
II – As políticas públicas são ações, planos, programas e atividades planejados pelo Estado e executados exclusivamente pelas organizações privadas, essa é uma exigência de contrapartida que as empresas devem executar por poderem atuar na obtenção de lucro.
III – As políticas públicas são dispensáveis no que se refere a questão ambiental, pois essa não é uma questão sob domínio do Estado, e sim da sociedade civil e dos indivíduos, que devem ter consciência da preservação dos recursos naturais.
Assinale a resposta correta: 
Alternativas:
a)
Estão corretas somente as afirmações I e II.
b)
Estão corretas somente as afirmações II e III.
c)
Estão corretas somente as afirmações I e III.
d)
Está correta somente a afirmação I..
Alternativa assinalada
e)
Está correta somente a afirmação II
4)
Podemos ler em nossa Web Aula 4, da Unidade 4, na página 4, a seguinte passagem: "Tendo em vista esta ideia – compromisso humano com o meio ambiente -, devemos considerar que a sustentabilidade é uma questão social relevante e que está efetivamente nas mãos de cada um de nós." Sendo assim, destaca-se a importância de todos para uma sociedade preocupada com a questão ambiental. Considere as afirmações abaixo a respeito do tema e assinale F para afirmações falsas e V para as Verdadeiras:
(  ) A responsabilidade social empresarial, se refere aos deveres e obrigações de empresas em relação aos impactos causados pelas suas atividades, podendo retribuir de alguma forma para a comunidade do local onde atua.
(  ) A responsabilidade social empresarial pode ser considerada uma forma de gestão, que envolve a ética e a transparência em todos os seus atos. Isso pode ser posto em prática com o diálogo com a comunidade.
(  ) As empresas, no mundo contemporâneo, têm sido cobradas a cumprirem sua função social. Dessa forma, para ser considerada como socialmente responsável, basta cumprir com seu objetivo, que é gerar empregos.
Assinale a resposta correta: 
Alternativas:
a)
V, F e V.
b)
F, V e F.
c)
F, F e V.
d)
V, V e F.
Alternativa assinalada
e)
V, V e V. 
5)
O mundo inteiro tem procurado alternativas para realizar uma produção que seja mais justa socialmente e, ao mesmo tempo, mais responsável em termos de impactos e danos ao meio ambiente, bem como para um uso mais racional dos recursos naturais. A partir de seus conhecimentos sobre o tema, analise as afirmações abaixo em relação às alternativas para o desenvolvimento sustentável:
I - A economia criativa é uma alternativa socialmente responsável, podemos defini-la como um conjunto de atividades que se valem de imaginação e criatividade para atingir objetivos econômicos.
II - A economia solidária é um modo de produção que tem por objetivo gerar maior igualdade, pois parte do princípio da posse coletiva dos meios de produção.
III – A economia colaborativa se refere às empresas privadas que tem a prática de ajuda aos mais necessitados e recebe o apoio de voluntários para o trabalho, trata-se de inciativa sem fins comerciais.
Assinale a alternativa correta: 
Alternativas:
a)
Estão corretas as afirmações I e II.
Alternativa assinalada
b)
Estão corretas as afirmações I e III.
c)
Estão corretas as afirmações II e III.
d)
Está correta somente a afirmação I.
e)
Está correta somente a afirmação III.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes