Buscar

Modelagem de sistema

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Quais pontos em comum existem entre as metodologias estudadas?
Baseada nas mudanças históricas que ocorreram principalmente no segmento corporativo, as empresas perceberam a necessidade de controlar o seu processo de trabalho. Tais controles, mostram que tem em comum auxiliar na organização e desenvolvimento de aplicações, cada desenvolvimento possui suas vantagens e desvantagens, permitindo ao grupo de desenvolvimento, optar pelo modelo que será mais útil para o desenvolvimento da aplicação.
Quais metodologias se encaixam melhor para projetos pequenos, médios e grandes?
Para desenvolvimento de aplicações de pequeno porte, acredito que a prototipação seja um dos melhores métodos de modelagem de software, pois permite ao cliente antecipar o contato com a aplicação desejada, mesmo antes de ter sido concluída, também permite ao desenvolvedor liberdade de poder apresentar o mesmo o mais rápido possível, de acordo com as necessidades do cliente, através do papel ou no próprio computador.
Para desenvolvimento de aplicações para grandes empresas, O Modelo e V seria o ideal, já que é um modelo inspirado no processo de desenvolvimento em cascata, por ser um modelo de fácil interpretação e de total eficácia, uma vez que permite que os desenvolvedores façam verificações e validações constantes, de acordo com o desenvolvimento do projeto.
O Modelo Espiral, seria o procedimento indicado para o desenvolvimento de uma aplicação de médio porte, pois cada passo através do ciclo inclui: planejamento, analise de rico, engenharia, construção e validação, pois para aplicações de médio porte é preciso que haja cautela em cada linha de código a ser desenvolvida.
Você consegue encontrar alguma vantagem no modelo Cascata?
Documentação é rígida (idealmente completa) em cada atividade
Reflete abordagens adotadas em outras engenharias
Aderência a outros modelos de processo, pode ser combinado a outros modelos
Em quais aspectos o modelo espiral é mais eficaz que o processo Cascata?
Por ser um projeto baseado na forma de um espiral, a equipe de gerenciamento não pode pular etapas, sendo que uma depende da outra para que possa ser dado prosseguimento no projeto é importante ressaltas que cada passo através do ciclo, é planejado cuidadosamente e passa por diversas verificações até apresentar o produto final. Já a metodologia em cascata raramente segue o fluxo sequencial, fazendo com que o projeto corra o risco de apresentar algumas falhas em sua versão final.
Modelo V é uma extensão do processo Cascata. Em que sentido o Modelo V é melhor que o processo Cascata?
O Modelo V é similar ao processo Cascata, com a diferença de que este modelo está preocupado com o planejamento do teste nas fases de desenvolvimento. Cada tipo de teste é realizado seguindo um plano de testes correspondentes, verificando e validando se as especificações definidas nas fases de desenvolvimento estão sendo atendidas.
O processo UP pode ser aplicado em diversos tipos de software. Cite uma aplicação em que o processo UP não seja adequado. Pesquise os 7 princípios básicos do desenvolvimento de software propostos por David Hooker.
Up é um processo estabelecido para o desenvolvimento de software, que resultou em três décadas de desenvolvimento e uso prático. O propósito do UP, como qualquer outro processo de desenvolvimento, é determinar um conjunto de atividades necessárias para transformar requisitos em sistemas de software. Ele utiliza UML como linguagem para a modelagem dos artefatos de software produzidos ao longo do processo de desenvolvimento.
O UP tem uma estrutura de processo que não se assemelha aos anteriores. Porem ele reúne algumas características encontradas nos outros processos. Pode-se dizer que ele é um processo que não se assemelha aos anteriores. Por ser um modelo hibrido de processo. No entanto o UP não é adequado para todos os tipos de desenvolvimento de software, por exemplo um software com grande quantidade de dados, como de transporte.
Os 7 princípios básicos do desenvolvimento de software propostos por David Hooker.
A razão pelo qual tudo existe: Antes de especificar uma necessidade de um sistema, uma funcionalidade, plataformas de hardware ou processos de desenvolvimento, pergunte: Isso agrega valor real ao sistema? Se a resposta for negativa, não faça.
Kiss- Keep it Simple, Stupid!: Os projetos mais elegantes são geralmente os mais simples. Simples não significa mal feito. Significa limpo, claro bem planejado, de fácil manutenção e menos propenso a erros.
Mantenha a visão: Tenha uma visão clara do que está fazendo, sem ambiguidades. Tenha integridade conceitual e foco no objetivo.
O que um produz, outros consomem: Lembre-se que alguém mais usara a sua aplicação, então mantenha a sua documentação clara.
Esteja aberto para o futuro: especificações mudam e plataformas de hardware se tornam obsoletas. Projete pensando em mudanças, extensão e reutilização de códigos e soluções.
Planeje com antecedência, visando a reutilização: a reutilização economiza tempo e esforço, reduzindo custos e aumentando o valor tanto dos componentes reutilizáveis quanto dos sistemas aos quais eles serão incorporados.
Pense!: Analise com cautela antes de agir. Pense nas necessidades e qual a melhor forma de atende-las. Analisando bem se toma as melhores decisões e mesmo que estas estejam erradas o aprendizado com consciência será maior.

Outros materiais