Apanhadão Educação Inclusiva completão
5 pág.

Apanhadão Educação Inclusiva completão


DisciplinaEducação Inclusiva4.391 materiais38.180 seguidores
Pré-visualização5 páginas
APANHADÃO EDUCAÇÃO INCLUSIVA
1- Em relação à disortografia, é correto afirmar:
A) Manifesta-se pela dificuldade no domínio das regras ortográficas.
2- Os suportes pedagógicos especializados oferecidos aos alunos com necessidades educacionais especiais que estejam matriculados nas escolas regulares podem ser:
D) Atendimento domiciliar, Sala de recursos, professor itinerante e atendimento hospitalar.
3- Pesquisas tem demonstrado que pessoas com deficiência intelectual podem aprender e se desenvolver, desde que respeitadas as suas necessidades e limitações. Em relação à pessoa com deficiência intelectual, a aprendizagem deve ser buscada quando se trabalha:
A) inicialmente com atividades práticas.
4- O desenho apresentado abaixo ilustra um dos problemas de aprendizagem que está muito presente no contexto escolar: a dislexia... Leia com atenção e assinale a alternativa CORRETA:
C) I e II estão corretas

Dislexia:
Dislexia é um distúrbio de aprendizagem na área da linguagem escrita, especialmente em relação a leitura e a escrita. Não há consenso em relação à causa. As dificuldades mais usuais da dislexia são relacionadas a: leitura, escrita, memorização, relação entre som e letra, pronúncia.
5- A gagueira ou tartamudez é uma das principais formas de disfluência cujo início mais frequente ocorre por volta dos 3 aos 4 anos, mas tbm pode ocorrer aos 7 anos ou na puberdade. Como quase todos os distúrbios da linguagem, ela atinge mais o sexo masculino. Em relação a esse distúrbio, podemos afirmar que:
A) I, II e a III estão corretas
6- A Declaração de Salamanca sobre Princípios, Políticas e Práticas em Educação Especial regulamenta o direito das pessoas com necessidades educacionais especiais terem acesso escola regular de ensino. Esse documento afirma que:
O princípio fundamental dessa Linha de Ação é a de que as escolas devem acolher todas as crianças independente de suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais, linguísticas e outras.
E) I e II estão corretas
7- As pessoas com deficiência, por conta da sua condição biopsicossocial, necessitam de organização, recursos e estratégias diferenciadas que atendam às suas necessidades no ambiente escolar... Essa afirmação refere-se aos preceitos de qual momento histórico da Educação Especial:
A) Inclusão
8 - Em relação a Fobia Escolar, é corretor afirmar:
E) Incapacidade total ou parcial de frequentar a escola.
9- Em relação à Síndrome de Down, é correto afirmar:
Tal condição leva o sujeito a deficiência mental moderada ou leve...
D) II e III estão corretas
10- Um dos suportes pedagógicos especializados oferecidos aos alunos com necessidades educacionais especiais que estejam matriculados nas escolas regulares é a sala de recursos. Como deve ser a sua organização:
A) O aluno frequenta essa sala no contraturno em relação ao período em que está matriculado na escola regular. Podem existir salas em todas as áreas, podendo ser para deficientes físicos, visuais, auditivos ou intelectuais. Os professores devem ser habilitados ou pós-graduados na área de Educação Especial.
11- Em relação à dislalia, é correto afirmar:
B) Consiste na má pronúncia das palavras, por omissão, substituição, distorção ou acréscimo de sons.
12- A Resolução CNE/CEB nº 2/2001, em seu artigo 5º considera que educandos com necessidades educacionais especiais são os que, durante o processo educacional apresentem:
E)
13- A Resolução CNE/CEB nº 4, de 2 de outubro de 2009, estabelece as diretrizes operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na educação Básica, modalidade Educação Especial. Quem são os atendidos pela AEE:
E) Pessoas com deficiências, com transtornos globais do desenvolvimento e com superdotação.
14- O trabalho com as Redes de Apoio foi uma conquista na área de Educação Especial, uma vez que não havia até então a possibilidade de interlocução entre os profissionais de diversas áreas. Em relação às Redes de Apoio, é corretor afirmar:
 C) I e III estão corretas
15- Uma escola de Ensino Regular, na tentativa de se adequar aos preceitos de uma Educação Inclusiva, tomou a seguinte iniciativa: realizar uma adequação arquitetônica, alargando portas e adaptando banheiros. Essa iniciativa permite o atendimento da diversidade:
B) Não, porque atender a diversidade requer na apenas uma organização arquitetônica mas uma estruturação curricular, de formação de profissionais, dentre outras.
16- O processo de inclusão requer uma organização que atenda as necessidades de todas as pessoas com necessidades especiais. Para isso é necessário uma organização estrutural, arquitetônica e de capacitação profissional. Nesse sentido, é correto afirmar que a perspectiva de uma sociedade inclusiva deve:
C) Atender a todos os grupos marginalizados socialmente: índios, negros, quilombolas, mulheres, homossexuais, dentre outros.
17- Uma das formas de compreender o mundo que nos cerca é por meio da apreciação de imagens, expressões culturais ou artísticas. ... Quais dessas afirmativas a seguir expressam tipos de adaptações que considerem as necessidades e limitações das pessoas com deficiência visual ou baixa visão:
D) I, II, IV e V estão corretas
18- No que se refere as Redes de Apoio, é correto afirmar?
D) Trabalho em conjunto entre profissionais da saúde e da educação.
19- Em relação a discalculia, é corretor afirmar:
C) A pessoa com discalculia comete erros diversos na solução de problemas verbais, nas habilidades de contagem, nas habilidades computacionais e na compreensão dos números.
20- No contexto escolar o psicólogo pode contribuir intervindo mediante ações com os professores e com a equipe de gestão. Dentre elas, podemos citar:
A) Ouvir e acolher o professor em suas dúvidas e angústias em relação ao trabalho.
21- Observe a descrição de um dos paradigmas da Educação Especial.
A pessoa com deficiência deve primeiramente ser atendida em serviços que lhe darão condições para, a partir do momento que tiver um nível de desenvolvimento aceitável para o convívio social, ser inserida na sociedade.
Essa passagem demonstra qual momento da Educação Especial:
B) Integração
22- A Nova Lei de Diretrizes e Bases (LDB nº 9394/96) também assegura direitos às pessoas com necessidades especiais. Sinalize quais direitos essa determinação legal assegura: I \u2013 reafirma o atendimento...
E) As afirmativas I, II e III estão corretas.
23- Um aluno com necessidade educacional especial, matriculado em uma escola regular, tem o direito de frequentar o suporte de atendimento educacional especializado que será:
E) Desenvolvido por especialista ou habilitado na área de Educação Especial.
24- Pesquisas assistemáticas tem demonstrado que os profissionais da educação, da saúde e da assistência social insistem na emissão de laudos clínicos que atestem a condição de deficiência para posteriormente organizar e assegurar os serviços necessários ao atendimento das necessidades daqueles com necessidades especiais. Em relação aos laudos clínicos, é correto afirmar que:
A) A identificação do tipo de deficiência é importante, mas não fundamental para a intervenção pedagógica, psicológica e social, já que as ações para a melhora no desenvolvimento global do sujeito partem da avaliação criteriosa de cada uma das áreas mencionadas.
25- O diagnóstico de deficiência auditiva permite verificar a localização da deficiência auditiva. Em relação à localização, essa pode estar:
B) Surdez de condução, neurossensorial ou mista.
26- Para o psicólogo que atua na perspectiva de uma Educação Inclusiva, não é possível verificarmos apenas as dificuldades de escolarização que se apresentam, é necessário analisarmos os contextos em que tais situações ocorrem. Nesse sentido, em relação ao trabalho do psicólogo, é correto afirmar que:
D) Deve-se avaliar o contexto familiar e educacional.
27- Complete essa frase que aborda uma reflexão sobre os rumos da pedagogia hospitalar: \u201cA Pedagogia Hospitalar é uma necessidade, mas, na realidade...\u201d:
João
João fez um comentário
está tudo corrigido?
0 aprovações
Edileusa
Edileusa fez um comentário
top
1 aprovações
Carregar mais