Buscar

compactacao do solo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

COMPACTAÇÃO DO SOLO
Acadêmicos: Airton Baumgarten, Charles Neuhaus, Éder Wisneski, Edson Kunz, Fernando Foabris, Francieli Redel 
O que é compactação do solo?
Processo em que há redução da porosidade por forças compressivas aplicadas ao solo, forçando as partículas a se moverem e ficarem mais próximas reduzindo os espaços entre elas.
O que comumente entende-se por “solo compactado”?
Refere-se a um determinado estado ou nível de compactação que apresenta limitações fortes ao crescimento do sistema radicular das culturas.
Quais as causas da compactação?
Em SPD é causada pelo tráfego de máquinas
usadas para semear, aplicar defensivos e adubos, e colher grãos e biomassa, especialmente as automotrizes que são máquinas muito pesadas. A máxima compactação acontece quando o tráfego ocorre em solo com umidade próxima ou acima da capacidade de campo (1 a 5 dias após chuva).
Em sistemas de integração lavoura pecuária a compactação pode ser causada também pelo pisoteio animal. Nesse caso, a carga animal, a época do pastejo e o estado da pastagem desempenham papel fundamental na origem da compactação.
Quais as conseqüências e porque a compactação é considerada um problema?
 Restringe o crescimento radicular e o volume de solo explorado por ele, reduzindo a disponibilidade de água, de ar e de nutrientes.
 Reduz principalmente a macroporosidade
reduzindo aeração do solo e a infiltração da
água, com efeitos na atividade microbiana do
solo e no aumento do escoamento superficial,
acelerando o processo erosivo.
Quando o problema compactação aumenta?
Quanto mais o solo seca, maior o impacto da compactação nos valores de resistência do solo à penetração e as diferenças entre os níveis de compactação aumentam aumentando as restrições para as plantas. Para o RS no verão, de maneira geral, há falta de água no solo e quanto mais “seco” for o ano maiores os problemas associados à compactação.
Como a compactação pode ser
aliviada?
Rotação de culturas; 
Aumentando matéria orgânica do solo; 
Reduzindo pressão dos pneus e peso da maquinaria;
 Tráfego em dias com solo não muito úmido; manutenção de cobertura no solo.
Como a compactação pode ser reduzida ou corrigida?
Via plantas de cobertura do solo: introduzindo plantas de cobertura de solo, especialmente leguminosas de verão, com sistema radicular agressivo, denso e comprido e com alta produção de biomassa aérea. Esse método é altamente recomendado para sistemas com níveis de compactação abaixo do limitante na maior parte do ciclo das culturas.
Via mecânica: através de escarificadores quando o estado ou nível de compactação é alto ou for de interesse do produtor correção rápida da compactação. Se esse método não for acompanhado por um posterior e eficiente sistema de rotação de culturas, com gramíneas e leguminosas, o efeito mecânico da descompactação é temporário e logo volta ao estado que estava antes.
Com a modernização da agricultura, o peso das máquinas e equipamentos e a intensidade de uso do solo têm aumentado. 
Esse processo não foi acompanhado por um aumento proporcional do tamanho e largura dos pneus, resultando em significativas alterações nas propriedades físicas do solo.
Aliado a isso, ocorreu a adoção do sistema conservacionista de preparo do solo, onde o solo deixou de ser revolvido e a compactação presente deixou de ser aliviada pelo preparo nos cultivos sucessivos.
Os pneus usualmente utilizados nos tratores e colhedoras comercializadas no Brasil possuem a parte lateral do pneu rígida, sendo chamados de pneus de banda diagonal.
Essa rigidez impede que o pneu se molde no solo de acordo com as irregularidades do terreno e, por isso, a sua área de contato fica reduzida, aumentando a pressão na superfície do solo.
Os sistemas de manejo do solo têm grande influência nas propriedades físicas do solo e estão relacionados com a compactação.
O sistema de plantio direto é uma técnica eficiente no controle da erosão do solo, quando comparado com o sistema convencional.
Determinados solos têm maior capacidade de suportar cargas, são mais facilmente manejados após períodos de chuva e não têm limitações ao crescimento vegetal.
A diferenciação entre tipos de solo se deve aos diferentes estados de agregação, à textura, ao teor de água, à matéria orgânica e às tensões que o solo recebeu no passado.
As características do solo que influenciam seu comportamento compressivo, são afetadas pelo manejo, tais como: matéria orgânica, estrutura, teor de água e densidade do solo.
A estrutura do solo é modificada em função da compactação, sendo que os macroagregados são destruídos e o solo apresenta estrutura degradada, podendo impedir o crescimento de raízes e diminuir o volume de solo explorado pelo sistema radicular.
OBRIGADO PELA ATENÇÃO

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais