Buscar

AV1 Gestão e Legislação Ambiental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: CCE0216_AV1_201201680832 » GESTÃO E LEGISLAÇÃO AMBIENTAL
	Tipo de Avaliação: AV1
	Aluno: 201201680832 - SONIA NEGROMONTE DE MEDEIROS ANSELMO
	Professor:
	SIMARA FERREIRA BRUNO
	Turma: 9004/D
	Nota da Prova: 7,0 de 8,0        Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 30/09/2013 18:21:36
	
	 1a Questão (Ref.: 201201835149)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Um dos maiores problemas ambientais urbanos relacionados ao aumento de melhora de qualidade de vida da população no incremento da aquisição de bens de consumo é:
		
	
	Perda de espécies da flora e da fauna
	
	A ampliação das zonas habitadas
	
	A presença de indústrias
	
	O valor relacionado a compra de imóveis
	 
	A poluição do ar
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201934794)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O desenvolvimento e aplicação de um Sistema de Gestão Ambiental permite, também, a __________________de custos diários, com a instalação de________________, de reaproveitamento de resíduos, uso de combustíveis menos poluentes. Qual alternativa completa corretamente a frase?
		
	 
	redução; práticas de reciclagem
	
	aumento; práticas de fiscalização nos processos decisórios
	
	redução; práticas de troca de fornecedores
	
	aumento; práticas de desperdício
	
	redução; práticas de contenção de gastos em rh
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201201802227)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Baseado na complexidade e riscos operacionais das atividades industriais pertinentes ao beneficiamento de petróleo e comercialização dos derivados do petróleo, gás natural e biocombustíveis, é correto afirmar que:
		
	 
	Incidente é qualquer ocorrência, decorrente de fato ou ato intencional ou acidental, envolvendo, entre outros, riscos e danos ambientais, prejuízos patrimoniais, acidentes fatais entre profissionais da área e da população em geral.
	
	Indústria do petróleo é o conjunto de ações relacionadas com a exploração, desenvolvimento, produção, refino, processamento, transporte e revenda de gasolina, diesel, gás natural, GLP e biocombustíveis.
	
	A biomassa é definida como o conjunto de biomas e ecossistemas da fauna e flora, aplicáveis às industrias de processamento de combustíveis fósseis e biocombustíveis, desde que sua composição química se adéque aos processos de transformação química de refino.
	
	É na indústria dos biocombustíveis que ocorre o conjunto de atividades práticas relacionadas com a produção de combustível derivado de biomassa renovável e não-renovável com a finalidade de substituir totalmente os combustíveis de origem fóssil.
	
	Ferimento grave é qualquer ocorrência, decorrente de fato ou ato intencional ou acidental, envolvendo, entre outros, explosão, derramamento de combustível de qualquer espécie e/ou seus derivados ou de biocombustíveis, que cause ação médica e internação imediata.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201201835948)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O conceito definido pela Comissão Brundtland através do relatório ¿Nosso Futuro Comum¿, em 1987, baseado na perspectiva de utilização atual dos recursos naturais desde que sejam preservados para as gerações futuras é:
 
		
	 
	Desenvolvimento Sustentável.
 
	
	Desenvolvimento integrado.
	
	Desenvolvimento autônomo.
 
	 
	Protocolo de Quioto.
 
	
	Protocolo de Montreal.
 
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201201835159)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Uma discussão recorrente a respeito do termo meio ambiente é a suposta redundância que existe entre ambos os termos: a palavra meio significa o mesmo que ambiente. Com isso, assinale a alternativa abaixo, que não corresponde a uma definição de meio ambiente:
		
	
	O conjunto, em um dado momento, dos agentes físicos, químicos e biológicos e dos fatores sociais suscetíveis de terem um efeito direto ou indireto, imediato ou a termo, sobre os seres vivos e as atividades humanas
	
	O conjunto do sistema externo físico e biológico, no qual vivem o homem e os outros organismos
	
	A soma das condições externas e das influências que afetam a vida, o desenvolvimento e, em última análise, a sobrevivência de um organismo
	
	O conjunto de sistemas naturais e sociais em que vivem o homem e os demais organismos e de onde obtêm sua subsistência
	 
	O conjunto de fatores sócio-culturais do homem, para a exploração de recursos naturais do meio.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201201802245)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Analise as proposições sobre resíduos gasosos. I. Na indústria petrolífera, a eliminação de gases por combustão deve garantir, no mínimo, uma altura mínima do solo de 50 m, distância de alojamentos igual ou maior que 100 m, temperatura máxima medida no solo de 30°C, temperatura máxima no alojamento de 25°C e índice de monóxido de carbono menor que 100 ppm imediatamente após o processo de combustão. II. Deverão ser eliminados dos locais de trabalho através de métodos, equipamentos ou medidas adequadas, sendo proibido o lançamento ou a liberação nos ambientes de trabalho de quaisquer contaminantes gasosos sob a forma de matéria ou energia, à exceção das atividades de refino de derivados de petróleo, gás e biocombustíveis. III. Os limites de temperatura devem, obrigatoriamente, serem medidos através de índice de bulbo úmido termômetro de globo −IBUTG − que leva em consideração a temperatura de bulbo úmido natural, a temperatura do globo e a temperatura do bulbo seco, aplicados a ambientes internos ou externos sem carga solar. Está correto o que se afirma em
		
	
	I, II e III
	
	I e II, somente.
	 
	III, somente.
	
	I e III, somente.
	
	II e III, somente.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201201836823)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O procedimento de licenciamento ambiental obedece a um conjunto de etapas. Sobre essas etapas, considere as afirmativas a seguir:
1. Definição pelo órgão ambiental competente, sempre sem a participação do empreendedor, para garantir independência, dos documentos, projetos e estudos ambientais necessários ao início do processo de licenciamento correspondente à licença a ser requerida.
2. Requerimento da licença ambiental pelo empreendedor, acompanhado dos documentos, projetos e estudos ambientais pertinentes, dando-se a devida publicidade.
3. Audiência pública, de acordo com a regulamentação pertinente.
4. Emissão de parecer técnico conclusivo e, quando couber, parecer jurídico.
 Assinale a alternativa correta.
		
	 
	Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras
	
	As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras
	
	Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras
	
	Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras
	
	Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201201801952)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Assinale a alternativa que não corresponde a poluição:
		
	
	Calor
	
	Luz
	
	Som
	
	Esgoto
	 
	Folhas de árvores
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201201837487)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Surge a necessidade de averbar a Reserva Legal no Registro Imobiliário, quando existe a pretensão do proprietário em explorar a propriedade suprimindo vegetação nativa ou florestas já existentes. No que tange a finalidade da averbação da reserva legal, assinale a altermativa Falsa.
		
	
	A finalidade da averbação da Reserva Legal na matrícula do imóvel é registar a reserva legal, para que futuros proprietários saibam onde está localizada e seus limites, já que essas áreas podem ser demarcadas em qualquer lugar da propriedade. Uma vez demarcada, fica proibida a sua alteração por qualquer motivo.
	
	A averbação da Reserva Florestal não é pré-requisito para o ingresso de qualquer título no Registro Imobiliário, nem para o lançamento em forma de registro ou averbação nas matrículas dos imóveis;
	
	A Reserva Legal é pré-requisito para a exploração da Florestaou outra forma de vegetação nativa existentes no imóvel rural, sendo que o proprietário deve averbála com antecedência, no Registro de Imóveis, antes da supressão da mata.
	 
	Surge a necessidade de averbar a Reserva Legal no Registro Imobiliário, quando existe a pretensão do proprietário em explorar a propriedade sem suprimir a vegetação nativa ou florestas já existentes.
	
	Surge a necessidade de averbar a Reserva Legal no Registro Imobiliário, quando existe a pretensão do proprietário em explorar a propriedade suprimindo vegetação nativa ou florestas já existentes.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201201836997)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Alguns empreendimentos estão sujeitos a avaliação ambiental, dependendo de elaboração do Epia ¿ Estudo Prévio de Impacto ambiental e Rima ¿ Relatório de Impacto Ambiental, conforme expressão do Art. 10 (Resolução COEMA nº 0001/99). Dos empreendimentos listados abaixo, assinale a alternativa que apresenta o que está sujeito a essa Avaliação Ambiental.
		
	
	A produção de carvão vegetal, em quantidade de até 50 kg/dia, para atender os serviços de uma churrascaria de porte médio.
	
	Instalação de linha de transmissão de energia elétrica para atender três fornos elétricos de uma padaria.
	
	Usinas de beneficiamento de asfalto para atender serviços de cobertura das vias urbanas e estradas vicinais.
	
	Atividades de manejo florestal em áreas amapaenses, para atender as necessidades de construções de infraestrutura em pequenas propriedades.
	 
	Aterros sanitários, usinas de processamento de resíduos sólidos urbanos e destino final de resíduos tóxicos ou perigosos.

Outros materiais