Buscar

Conceitos em Psicologia Social

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Conceitos em 
Dinâmica de Grupos
Subsídios teóricos
Conceito de Grupo 
Grupo é um conjunto de pessoas que se conhecem entre si e podem fazer trocas pessoais de forma próxima e direta. Não é possível definir o limite máximo de pessoas de um conjunto que satisfaça essa condição, mas é possível definir o limite mínimo de pessoas, esse é duas. Em todos os grupos com mais de três sujeitos pode existir subgrupos.
Subgrupos é um conjunto de sujeitos, no mínimo dois, que fazem trocas mais intensas do que outras pessoas dentro de um grupo.
Aspectos Estudados nos Grupos
Coesão.
É a intensidade da relação entre os pares e a valorização do grupo em relação aos interesses individuais ou em relação a outros grupos.
Aumento da coesão: dificuldade de acesso ao grupo.
Diminui a coesão: fracasso em alguma tarefa.
Aspectos Estudados nos Grupos
Pressão do Grupo
“Força” normalizadora das relações pessoais. A possibilidade de controle ou pressão de um grupo sobre o sujeito está diretamente ligada ao interesse do sujeito em pertencer ao grupo em função da satisfação de suas necessidades ou desejos e a existência ou não de grupos concorrentes que podem oferecer uma vantagem similiar ou maior por um custo menor.
Aspectos Estudados nos Grupos
Hierarquia e Liderança nos Grupos
As pessoas participantes do grupo tem posições e papeis distintos, formando hierarquias ou subgrupos de sujeitos com maior ou menor prestígio. 
A liderança informal do grupo está relacionado com o prestígio e as habilidades do sujeito em relação ao interesse do grupo.
Aspectos Estudados nos Grupos
Conflitos e Formas de Resolução
Conflitos surgem a partir dos interesses divergentes entre os participantes do grupos, o grau de envolvimento dos sujeitos na atividades do grupo e na disposição de imposição ou negociação entre as pessoas.
Resolução de problemas identifica formas de solução. Basicamente há duas formas observada: negociação ou imposição-submissão. 
Aspectos Estudados nos Grupos
Comunicação
Forma e a intensidade de que as informações e conhecimentos são trocadas entre os diversos componentes do grupo. 
A comunicação no grupo pode ser dificultada por barreiras, que são considerados aspectos limitadores da compreensão entre as pessoas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais