Buscar

Lider e Liderança

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO 
Turma: AIEL08M-02
Alunos: Wesley Lucas;
 Jhonatan Martins;
 Guilherme Pereira.
Bom dia!
Líder
 Um líder é uma pessoa que dirige ou aglutina um grupo, podendo estar inserido no contexto de indústria, no exército, etc.
O líder tem a função de unir os elementos do grupo, para que juntos possam alcançar os objetivos do grupo.
Líder
A liderança está relacionada com a motivação, porque um líder eficaz sabe como motivar os elementos do seu grupo ou equipe.
Líder
Ser um líder atuante, presente.
Assumir as responsabilidades.
Entender sobre as tecnologias.
Ser um tomador de decisões.
Ser um bom observador.
Ter empatia.
Ser bom ouvinte e comunica-se bem.
Ser que ser humilde.
Ser confiante e ter iniciativa.
Oferecer feedback.
Auto controle.
Maturidade e comportamento
Saber compreender os outros
Objetividade
Liderança
A liderança poderá ser definida como:
Capacidade de influenciar pessoas para que se envolvam voluntariamente em tarefas para a concretização de objectivos comuns;
Capacidade para promover a acção coordenada, com vista ao alcance dos objectivos organizacionais (Gomes e colabs., 2000);
Um fenômeno de influência interpessoal exercida em determinada situação através do processo de comunicação humana, com vista à comunicação de determinados objectivos (Fachada, 1998).
Liderança
Estilos de Liderança
Liderança Autoritária
Liderança Democrática
Liderança Liberal 
Liderança Autoritária
Esse é um tipo de liderança ainda muito presente no meio corporativo. Nele, o líder não promove a participação efetiva da equipe nos projetos, toma sozinho todas as decisões necessárias e costuma oprimir seus subordinados, enxergando neles concorrentes, e não, colaboradores.
Liderança Democrática
Permite que todos os liderados participem das decisões importantes do grupo e acredita que ideias, críticas construtivas e sugestões são importantes para aperfeiçoamento dos projetos, da equipe e da organização como um todo, além de trabalhar como um orientador para todos. Através desse tipo de liderança, a própria equipe decide como será a divisão de tarefas
Liderança Liberal
Dá aos colaboradores liberdade para exercerem suas funções sem interferências diretas, participando apenas quando solicitado. Os próprios profissionais ficam responsáveis por gerenciar suas funções e os resultados de seu trabalho. É uma forma de demonstrar confiança na capacidade dos colaboradores e de dar a eles mais autonomia e motivação. No entanto, o líder liberal precisa estar atento para que os colaboradores não fiquem sem condução nem cometam erros graves que prejudiquem o desempenho da empresa ou se acomodem e deixem de desempenhar suas funções.
“Liderança não é sobre títulos, cargos ou hierarquias. Trata-se de uma vida que influencia outra” – John C. Maxwell.
Controle emocional no Trabalho
Trabalho em equipe
Trabalho em equipe é quando um grupo ou uma sociedade resolve criar um esforço coletivo para resolver um problema. 
O trabalho em equipe pode ser descrito como um conjunto ou grupo de pessoas que se dedicam a realizar uma tarefa ou determinado trabalho, por obrigação, ou não.
Uma das principais características procuradas hoje no mercado, é saber trabalhar em equipe. 
Essa capacidade é bastante benéfica para o ambiente corporativo, pois permite que as tarefas sejam cumpridas com mais rapidez e eficiência, além de estimular o aprimoramento das habilidades de cada profissional.
Trabalho em equipe

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais