Buscar

A PRÁTICA EXTENSIONISTA E A GARANTIA DO RESPEITO A DIVERSIDADE NAS POLÍTICAS SOCIAIS E MOVIMENTOS SOCIAIS

Prévia do material em texto

� PAGE \* MERGEFORMAT �4�
UNIVERSIDADE TIRADENTES 
CURSO DE BIOMEDICINA 
RAPHAELLA INGRID SANTANA OLIVEIRA
RELATÓRIO SEMEX
A PRÁTICA EXTENSIONISTA E A GARANTIA DO RESPEITO 
A DIVERSIDADE NAS POLÍTICAS SOCIAIS E MOVIMENTOS SOCIAIS
Aracaju 
Março, 2013
�
RAPHAELLA INGRID SANTANA OLIVEIRA
RELATÓRIO SEMEX
A PRÁTICA EXTENSIONISTA E A GARANTIA DO RESPEITO 
A DIVERSIDADE NAS POLÍTICAS SOCIAIS E MOVIMENTOS SOCIAIS
Relatório de palestra Semex como requisito parcial de avaliação da disciplina de Saúde Coletiva, ministrada pela Prof(ª). Simone Alves Garcez Guedes, no 1( semestre de 2013. 
Aracaju
Março, 2013
A PRÁTICA EXTENSIONISTA E A GARANTIA DO RESPEITO 
A DIVERSIDADE NAS POLÍTICAS SOCIAIS E MOVIMENTOS SOCIAIS
O conteúdo da palestra foi direcionado para atender a o seguinte objetivo: entender que a diversidade não é sinônimo de diferença. A partir disso, o que é a diversidade? As diferenças físicas, étnicas, culturais, de gênero, etárias são um fato, mas não são o foco da discussão. O ponto crucial do debate sobre diversidade é a percepção, a reflexão e a atuação sobre os mecanismos sociais que transformam as diferenças em desigualdade, a ponto de apagar a realidade da igualdade na diferença. A diversidade deve ser compreendida como um valor, onde estão implicadas e articuladas as seguintes idéias: de igualdade na diferença, de diferença na igualdade, de diferença socialmente transformada em desigualdade.
Igualdade na diferença: valorizar a humanidade que provém de todo e qualquer indivíduo, base da idéia de direitos humanos. Mesmo em casos graves de deficiência a pessoa deve ter garantido seu direto de livre escolha e convívio social.
Diferença na igualdade: as peculiaridades das pessoas devem ser reconhecidas, na medida em que impliquem em adaptações para que sua participação social seja efetivada. Esta idéia está na base do surgimento do conceito de diversidade.
Diferença socialmente transformada em desigualdade: o resgate dos direitos humanos e a valorização da diferença são formas de desconstruir a desigualdade. Esta é a base que fundamenta a prática da diversidade como valor.
No tópido de Diversidade e Convivência, uma frase foi apresentada para mostrar que o respeito trás a prática do bem: “Toda crença é respeitável, quando sincera e conducente à prática do bem”. (Allan Kardec)
Durante a palestra outro tópico vem a vista: Promoção e Universalização dos direitos em contexto de desigualdade, onde deixa evidente:
ARTICULAR a universalidade do conceito de direitos humanos com a diversidade cultural.
EFETIVAR a universalidade dos direitos em associação com a superação de desigualdades.
RESPEITAR as condições específicas de ser social inserido em experiências e vivências identitária diferenciadas.
RECONHECER a pluralidade da sociedade brasileira nas dimensões étnico racial, de gênero, de classe social, região, religião, cultura, orientação sexual, identidade sexual, geração e deficiência.
O Ensino, a Pesquisa e a Extensão, para a promoção da redução das desigualdades fazem um importantíssimo papel onde poderão atuar para os avanços de igualdade. Assim sendo, pode-se citar alguns avanços que estão sendo alcançados: Avanços na orientação sexual, deficiência de cadeirantes reconhecida, cotas para universidades federais, direito à mulher, fim ao trabalho infantil.
Chegando a conclusão da apresentação, nada melhor que haver desafios. É necessário ir além da constatação de que somos todos diferentes. É preciso localizar e corrigir as distorções minorando ou eliminando os mecanismos produtores de desigualdade. Assumir medidas afirmativas, ou seja, "medidas especiais e temporárias que têm por objetivo eliminar desigualdades historicamente acumuladas, garantindo a igualdade de oportunidades e tratamento, bem como compensar perdas provocadas pela discriminação e marginalização por motivos raciais, étnicos, religiosos, de gênero e outros" pode contribuir para, através da convivência, dirimir os efeitos da segregação. É o reconhecimento e o respeito pela diversidade como valor, considerada criticamente, que pode gerar as mudanças devidas a esses segmentos populacionais e a toda comunidade brasileira, gerando uma cultura de Paz. 
Finalmente uma segunda frase: O.F Que a Paz reine em sua vida. Que a saúde seja em abundância. Que o amor seja eterno. Que nunca falte a fé no seu ORÌSÀ. MOTUMBÁ – Somos todos iguais na diferença.
REFERÊNCIAS 
SISTEMA SORRI. A diversidade como valor em uma sociedade inclusiva. Disponível em: < http://www.sorri.com.br/diversidade_como_valor>. Acesso em: 18/03/2013.

Outros materiais