Buscar

OPORTUNIDADES PARA O MERCADO DE TRABALHO

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE TIRADENTES
BIOMEDICINA
RAPHAELLA INGRID SANTANA OLIVEIRA
RELATÓRIO PALESTRA
OPORTUNIDADES PARA O MERCADO DE TRABALHO
Aracaju
2012
RAPHAELLA INGRID SANTANA OLIVEIRA
RELATÓRIO PALESTRA
OPORTUNIDADES PARA O MERCADO DE TRABALHO
Relatório apresentado sobre critérios avaliativos da disciplina Bioestatística, ministrada pelo Prof.º Fábio Alessandro R. Silva, no 2º semestre de 2012.
Aracaju
2012
SUMÁRIO
1. Introdução	4
2. Desenvolvimento	5
3. Conclusão	8
 
1. INTRODUÇÃO
De acordo com a palestra ministrada pelo professor Dorival Pinotti no Sempesq no dia dezesseis de outubro de 2012 - Unit, a carreira e o futuro profissional nos deixam dúvidas: Qual caminho seguir? O que o mercado está dizendo? Em pleno século 21 a carreira e a nossa marca é construída por nós.
Num mercado de trabalho existem mais de trezentas carreiras, profissões. O problema é a dificuldade de escolher. Na verdade é impossível não ter uma profissão que não agrade, mas para isso é necessário descobrir. A grande tendência das pessoas é de se formar numa área de paixão e em seguida, se especializar numa área totalmente diferente para melhorar a qualificação profissional.
2. DESENVOLVIMENTO
O que é preciso para construir a minha carreira? 
Essa pergunta é a que muitos jovens se questionam. Conhecimento, habilidades, postura/atitude profissional são os passos fundamentais para obter uma grande marca. 
O Conhecimento nos indica a importância de conhecer diversas áreas. Por que não conhecer as áreas profissionais? É importante conhecer as profissões antes de escolher uma delas e claro, saber conversar com as pessoas sobre determinada função naquele emprego. Outra forma de conhecimento que se é necessário para a construção de uma marca é o idioma, o qual é de extrema importância para se conseguir um emprego. O primeiro idioma estrangeiro é o inglês. Por que não ter um bom inglês? Em seguida, pensar num segundo e terceiro idioma caso necessite um dia de estudos num determinado país, pode ser também necessário. Conhecer culturas pode influenciar na carreira também, pois para uma viagem de negócios ou de estudos é necessário entender a cultura, como são as pessoas que vivem naquele lugar, para assim saber se comunicar com elas. Isso porque cada cultura é diferente principalmente quando se trata de hábitos de alimentação. O que comer num país desconhecido? Vamos conhecer. Quando se mistura o conhecimento com o idioma, é quando se pode comunicar com alguém da mesma língua. Um chinês com um russo sabendo inglês, eles podem se comunicar. Saber se comunicar não significa nada no mercado hoje, é preciso saber se comunicar e souber a história daquele país, souber hábitos, o que pode e o que não pode. Pessoas perdem empregos num determinado país devido à falta de informação sobre a história daquele país. Uma situação frente a um profissional faz com que ele haja de forma não correta para aquela cultura, o que leva a afetar a empresa e claro, a perda do emprego.
O que você tem de melhor? 
Procurar suas habilidades o máximo que puder é uma questão de grande importância. Uma empresa escolhe aquele que tem mais habilidades possíveis que se enquadrem dentro do perfil o qual é procurado. E devido a isso, nota-se que as pessoas são diferentes. Saber trabalhar em equipe é outra questão. Que líder o mercado escolherá? Cada um tem habilidades específicas para ser escolhido. Ter percepção do que o mercado oferece antes dos outros perceberem é um fator necessário. Um líder ajuda cada membro a crescer, fazendo-o com que um dia o outro chegue ao mesmo cargo. 
Ter postura é saber se vestir de acordo com o cargo e com o que eu represento. Como se vestir numa entrevista de primeiro estágio? Um estágio busca um jovem que por acaso esteja na universidade e que esteja contente de está ali, que queira está ali. Deve-se se vestir bem e pesquisar antes sobre a empresa a qual irá fazer a entrevista. Ter compromisso - 3.000 pessoas para uma vaga, por exemplo, mais que uma concorrência para um vestibular, quem escolherá? Aquele que demonstre compromisso. Postura e atitude profissional e pessoal. Vinte anos atrás tinha que separar a vida pessoal da profissional. Hoje é impossível. As redes sociais, por exemplo, estão cada vez mais influenciando a vida profissional. Vejamos:
Selecionando candidatos pelas redes sociais (Reppler). Perguntas feitas para uma pesquisa: 
Usa redes sociais para selecionar? Sim. 
Quais? Facebook, twitter. 
Voce já rejeitou candidatos pelo que encontrou nas redes? 69% sim. 
Já contratou algum pelo que encontrou sobre ele em redes sociais? 68% sim. 
Portanto, as redes sociais tornam-se instrumentos de caráter eliminatório o que nos deve manter o cuidado com o que se faz e fala. Saber escrever no facebook e ter personalidade são pontos fundamentais. Citando um exemplo: Uma pessoa faz uma boa entrevista, o entrevistador ficou interessado com a atitude do candidato, mas na mão das redes sociais está um desastre, fotos caindo na bebida, frases nada haver. Qual é o cara verdadeiro? O da entrevista ou o do facebook? Temos que construir nossa marca, usar as redes sociais para construir a nossa marca. E esse é um grande desafio dos jovens. 
Qual caminho seguir?
 Muitos com o objetivo de se preparar mais e se dar bem no mercado vão atrás de uma pós-graduação, especialização ou MBA. Após a universidade, poucos vão diretamente para o mercado. A maioria troca de carreira.
3. CONCLUSÃO
Durante a universidade, precisa-se correr atrás de construir sua marca. Que tal aprender idiomas? É bom lembrar que muitas entrevistas são em inglês, mesmo se não tiver inglês no currículo. Estágio é sem dúvida importante na vida de um acadêmico antes de mergulhar nos braços do mercado de trabalho. Experiência internacional hoje em dia está cada vez mais fácil um aluno seguir em um intercâmbio. Workshops, feiras e congressos são atividades que contam como horas e são muito importantes para a formação acadêmica. Esse é o momento de cumprir todas essas atividades. As redes sociais servem para manter o meu network. Então as use para fazer o seu e mantê-lo. Nunca se esquecer de postura e atitude. Isso tudo levará a um mercado de trabalho.
“Não podemos prever o futuro, mas criá-lo.” Peter Drucker.
Construir uma carreira é mais ou menos como construir uma família, com carinho, com sorriso no rosto. Acordar de manhã e falar: Que legal, estou fazendo o que eu gosto.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes