Buscar

Crimes Ambientais e Liderança Ambiental

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Gestão e Legislação Ambiental
Aula 4: Crimes Ambientais
*Crimes Ambientais - Aula 4
Gestão e Legislação Ambiental
Objetivos desta aula
Ao final desta aula, você será capaz de:
- Reconhecer a aplicação da Lei de Crimes Ambientais 9605/98 tendo um panorama atual da discussão sobre o assunto.
- Verificar o conceito de liderança ambiental e suas formas.
*Crimes Ambientais - Aula 4
Gestão e Legislação Ambiental
Introdução
A história mostra que a mudança significativa geralmente ocorre de baixo para cima, quando indivíduos se juntam para atingir essa mudança. 
Sem ações políticas básicas de cidadãos e grupos organizados, o ar que você respira e a água que você bebe hoje estariam mais poluídos, e muito mais biodiversidade terrestre teria desaparecido. 
Quando leis ambientais são aprovadas, os cidadãos devem insistir para que sejam implementadas, trabalhar juntos para evitar que sejam enfraquecidas e para melhorá-las.
- Os indivíduos fazem tanto a diferença que você pode influenciar e modificar políticas governamentais nas democracias constitucionais. A participação política ativa é guiada pelo critério de Aldo Leopold: “ Toda ética se apóia na premissa de que o indivíduo é membro de uma comunidade de partes independentes”. 
- Foi exatamente nessa situação que surgiu a Lei de Crimes Ambientais. 
*Crimes Ambientais - Aula 4
Gestão e Legislação Ambiental
- Antes mesmo de começarmos a falar da Lei de Crimes Ambientais, vamos tentar entender um pouco sobre política, para podermos compreender melhor os fatores que impedem as democracias de lidar com problemas ambientais. 
- Sabe-se que as democracias foram designadas para lidar principalmente com problemas isolados de curto prazo. Mas o que é democracia e política afinal? 
- Política: é o processo pelo qual indivíduos e grupos influenciam ou controlam as políticas e ações dos governos nos níveis local, estadual, nacional e internacional. A política está preocupada com quem tem poder sobre a distribuição de recursos e quem recebe o quê, quando e como. Muitas pessoas pensam em política no âmbito nacional, mas o que afeta diretamente a maioria das pessoas é o que acontece nas comunidades locais. 
Política
*Crimes Ambientais - Aula 4
Gestão e Legislação Ambiental
Democracia: é o governo das pessoas por meio de delegados ou políticos e representantes eleitos. Em uma democracia constitucional, a constituição fornece a base de autoridade governamental, limita o poder do governo ordenando eleições livres e garantias de liberdade de expressão. 
as instituições políticas nas democracias constitucionais são designadas para permitir mudança gradual a fim de assegurar a estabilidade econômica e política.
 Nos Estados Unidos, por exemplo, mudanças rápidas e desestabilizantes são controladas por um sistema de verificações e equilíbrio que distribui o poder entre os três poderes do governo – legislativo, executivo e judiciário – e entre os governos, federal, estadual e municipal. 
Política
*Crimes Ambientais - Aula 4
Gestão e Legislação Ambiental
Aprovando leis, desenvolvendo orçamentos e formulando regulamentações, os representantes eleitos e nomeados pelo governo devem lidar com a pressão de muitos grupos competitivos de interesse especial. 
Cada grupo defende a aprovação de leis, a concessão de subsídios ou a redução de impostos, ou o estabelecimento de regulamentações favoráveis à sua causa e enfraquecem ou repelem leis e regulamentações desfavoráveis à sua posição.
Hoje, por estarmos em uma democracia, sabemos que existem fatores que podem influenciar as decisões e regulamentações, principalmente na política ambiental, pois a cada conhecimento adquirido sobre o meio ambiente, mais a necessidade de mudança de leis para sua preservação e proteção.
 Vamos com isso a liderança ambiental.
Política
*Crimes Ambientais - Aula 4
Gestão e Legislação Ambiental
- De forma individual, podemos exercer a liderança ambiental de quatro maneiras:
I - Podemos liderar por exemplo, usando nosso estilo de vida para mostrar aos outros que a mudança é possível e benéfica.
II - Podemos trabalhar dentro dos sistemas econômicos e políticos existentes para conseguir a melhora ambiental. 
Nós podemos influenciar as decisões políticas fazendo campanhas, votando e nos comunicando com os representantes eleitos. 
Podemos também enviar mensagens para empresas que fabricam produtos ou que tenham políticas prejudiciais ao meio ambiente, pressionando-as com nosso poder de consumo e mostrando-lhes as escolhas que fizemos.
 Além disso, podemos fazer parte do sistema ao escolher carreiras na área ambiental.
Liderança Ambiental 
*Crimes Ambientais - Aula 4
Gestão e Legislação Ambiental
III - Podemos nos candidatar a cargos públicos em instituições locais. Olhe-se no espelho. Talvez você seja a pessoa que pode fazer a diferença em um cargo público.
III - Podemos propor e trabalhar por melhores soluções para os problemas ambientais. 
- Liderança é mais do que ser contra algo. Ela também envolve buscar melhores maneiras de atingir os objetivos e persuadir as pessoas a trabalhar juntas para atingi-los. Se nos preocuparmos o suficiente, cada um de nós pode fazer a diferença. 
- Agora que já conhecemos os fatores de política e democracia, além de termos a consciência que podemos sim fazer a diferença através da liderança ambiental, vamos aos crimes ambientais.
Liderança Ambiental 
*Crimes Ambientais - Aula 4
Gestão e Legislação Ambiental
- são as agressões ao meio ambiente e seus componentes (flora, fauna, recursos naturais, patrimônio cultural) que ultrapassam os limites estabelecidos por lei. Ou ainda, a conduta que ignora normas ambientais legalmente estabelecidas mesmo que não sejam causados danos ao meio ambiente.
Por exemplo, no primeiro caso, podemos citar uma empresa que gera emissões atmosféricas. De acordo com a legislação federal e estadual específica há uma certa quantidade de material particulado e outros componentes que podem ser emitidos para a atmosfera. 
Assim, se estas emissões (poluição) estiverem dentro do limite estabelecido então não é considerado crime ambiental.
Crimes Ambientais
*Crimes Ambientais - Aula 4
Gestão e Legislação Ambiental
No segundo caso, podemos considerar uma empresa ou atividade que não gera poluição, ou ainda, que gera poluição, porém, dentro dos limites estabelecidos por lei, mas que não possui licença ambiental.
 Neste caso, embora ela não cause danos ao meio ambiente, ela está desobedecendo uma exigência da legislação ambiental e, por isso, está cometendo um crime ambiental passível de punição por multa e/ou detenção de um a seis meses.
Da mesma forma, pode ser considerado crime ambiental a omissão ou sonegação de dados técnico-científicos durante um processo de licenciamento ou autorização ambiental. 
Ou ainda, a concessão por funcionário público de autorização, permissão ou licença em desacordo com as leis ambientais.
Crimes Ambientais
*Crimes Ambientais - Aula 4
Gestão e Legislação Ambiental
- De acordo com a Lei de Crimes Ambientais, ou Lei da Natureza (Lei N.º 9.605 de 13 de fevereiro de 1998), os crimes ambientais são classificados em seis tipos diferentes:
I - Crimes contra a fauna:
- Agressões cometidas contra animais silvestres, nativos ou em rota migratória, como caçar, pescar, matar, perseguir, apanhar, utilizar, vender, expor, exportar, adquirir, impedir a procriação, maltratar, realizar experiências dolorosas ou cruéis com animais quando existe outro meio, mesmo que para fins didáticos ou científicos, transportar, manter em cativeiro ou depósito, espécimes, ovos ou larvas sem autorização ambiental ou em desacordo com esta. Ou ainda a modificação, danificação ou destruição de seu ninho, abrigo ou criadouro natural. - Da mesma forma, a introdução de espécime animal estrangeira no Brasil sem a devida autorização também é considerado crime ambiental, assim como o perecimento de espécimes
devido à poluição.
Crimes Ambientais
*Crimes Ambientais - Aula 4
Gestão e Legislação Ambiental
Crimes contra a fauna
*Crimes Ambientais - Aula 4
Gestão e Legislação Ambiental
Destruir ou danificar floresta de preservação permanente mesmo que em formação, ou utilizá-la em desacordo com as normas de proteção assim como as vegetações fixadoras de dunas ou protetoras de mangues; causar danos diretos ou indiretos às unidades de conservação; provocar incêndio em mata ou floresta ou fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocá-lo em qualquer área; extração, corte, aquisição, venda, exposição para fins comerciais de madeira, lenha, carvão e outros produtos de origem vegetal sem a devida autorização ou em desacordo com esta; extrair de florestas de domínio público ou de preservação permanente pedra, areia, cal ou qualquer espécie de mineral; impedir ou dificultar a regeneração natural de qualquer forma de vegetação; destruir, danificar, lesar ou maltratar plantas de ornamentação de logradouros públicos ou em propriedade privada alheia. Neste caso, se a degradação da flora provocar mudanças climáticas ou alteração de corpos hídricos e erosão a pena é aumentada de um sexto a um terço.
Crimes Contra a Flora
*Crimes Ambientais - Aula 4
Gestão e Legislação Ambiental
Crimes contra a Flora
*Crimes Ambientais - Aula 4
Gestão e Legislação Ambiental
- A poluição acima dos limites estabelecidos por lei é considerada crime ambiental.
- Mas, também o é, a poluição que provoque ou possa provocar danos a saúde humana, mortandade de animais e destruição significativa da flora. 
- São considerados outros crimes ambientais a pesquisa, lavra ou extração de recursos minerais sem autorização ou em desacordo com a obtida e a não-recuperação da área explorada; a produção, processamento, embalagem, importação, exportação, comercialização, fornecimento, transporte, armazenamento, guarda, abandono ou uso de substâncias tóxicas, perigosas ou nocivas a saúde humana ou em desacordo com as leis; construir, reformar, ampliar, instalar ou fazer funcionar empreendimentos de potencial poluidor sem licença ambiental ou em desacordo com esta; também se encaixa nesta categoria de crime ambiental a disseminação de doenças, pragas ou espécies que posam causar dano à agricultura, à pecuária, à fauna, à flora e aos ecossistemas.
 Poluição e outros crimes ambientais:
*Crimes Ambientais - Aula 4
Gestão e Legislação Ambiental
Destruir, inutilizar, deteriorar, alterar o aspecto ou estrutura (sem autorização), pichar ou grafitar bem, edificação ou local especialmente protegido por lei, ou ainda, danificar, registros, documentos, museus, bibliotecas e qualquer outra estrutura, edificação ou local protegidos quer por seu valor paisagístico, histórico, cultural, religioso, arqueológico e etc.
Também é considerado crime a construção em solo não edificável (por exemplo áreas de preservação), ou no seu entorno, sem autorização ou em desacordo com a autorização concedida.
	
Crimes contra o ordenamento urbano e o patrimônio cultural:
*Crimes Ambientais - Aula 4
Gestão e Legislação Ambiental
Os crimes contra a administração incluem afirmação falsa ou enganosa, sonegação ou omissão de informações e dados técnico-científicos em processos de licenciamento ou autorização ambiental; a concessão de licenças ou autorizações em desacordo com as normas ambientais; deixar, aquele que tiver o dever legal ou contratual de fazê-lo, de cumprir obrigação de relevante interesse ambiental; dificultar ou obstar a ação fiscalizadora do Poder Público.
 Crimes contra a administração ambiental: 
*Crimes Ambientais - Aula 4
Gestão e Legislação Ambiental
Em 12 de fevereiro de 1998 foi a aprovada a Lei de Crimes Ambientais (n. 9.605/98). 
Essa lei disciplinou o capítulo de Meio Ambiente da Constituição Federal quanto ao estabelecimento de punições civis, administrativas e criminais para as condutas lesivas ao meio ambiente. 
Por meio dela, são uniformizadas as penalidades antes dispersas em várias leis e as infrações são claramente definidas. 
Como destaque dessa nova legislação estão a possibilidade de responsabilização penal da pessoa jurídica, e também da pessoa física autora e co-autora da infração, e as medidas de controle da atuação de funcionários de órgãos de controle ambiental. 
	
 Histórico da Lei de Crimes Ambientais
*Crimes Ambientais - Aula 4
Gestão e Legislação Ambiental
Conclusão da aula:
Percebemos que atualmente a questão ambiental é tão urgente, que não somente o meio ambiente precisa de ajuda, mas as políticas públicas que o preservam e que regulam as atividades que o degrada.
 Temos nosso papel nisso e cabe a nós mostrarmos nossa responsabilidade perante o planeta que vivemos. 
O surgimento de uma lei que nos ajude a preservar o que temos de patrimônio natural, foi o primeiro passo para continuarmos a ter esperança na continuidade da vida do homem na Terra. 
	
*Crimes Ambientais - Aula 4
Gestão e Legislação Ambiental
Nesta aula vimos:
- A aplicação da Lei de Crimes Ambientais 9605/98 tendo um panorama atual da discussão sobre o assunto.
- O conceito de liderança ambiental e suas formas.
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Perguntas Recentes