Buscar

Apol 5

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Gestão de Custos e Formação de Preços
Analise as afirmativas que seguem e assinale a alternativa que descreve corretamente, segundo o texto da disciplina, os diferentes tipos de postura de uma empresa, no que se refere ao preço de venda.
Afirmações:
     I.        Maximizar o lucro: estabelecer um preço que remunere ao máximo o capital investido.
    II.        Liderança de mercado: estabelecer uma política de preços baixos, mesmo com margens de contribuição negativas, para assim ampliar o market share.
  III.        Liderança de qualidade: estabelecer uma política de preços altos que cubra os custos elevados, para manter uma qualidade superior.
  IV.        Sobrevivência: estabelecer uma política de preços baixos ou descontos altos, de forma a incentivar as vendas.
 
São corretas as afirmativas:
Nota: 20.0
	
	A
	a)    Afirmativas I, II e III, apenas.
	
	B
	b)    Afirmativas I, II e IV, apenas.
	
	C
	c)    Afirmativas I, III e IV, apenas.
Você acertou!
Resposta correta:
Letra “c”.
 
Justificativa:
A afirmativa II e é falsa, pois mesmo com vistas a liderança de mercado a margem de contribuição precisa ser controlada, o que proíbe, logicamente, valores negativos.
 
FONTE:
Aula 05, Texto da disciplina, Tema 2, p.6 e 7
	
	D
	d)    Afirmativas II, III e IV, apenas.
	
	E
	e)    Afirmativas III e IV apenas.
Questão 2/5 - Contabilidade Financeira
No contexto de que a Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados tem a finalidade principal de explicitar todas as movimentações que ocorreram nessa conta específica.
Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas em relação ao que a Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados tem como objetivo revelar, de acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base.
I. ( ) Os lucros ainda não distribuídos ou transferidos;
II. ( ) Os lucros ou prejuízos ocorridos no período;
III. ( ) As transferências dos lucros obtidos;
IV. ( ) A absorção dos prejuízos anteriores por novos lucros.
Agora, marque a sequência correta.
Nota: 20.0
	
	A
	V, F, V, V.
	
	B
	F, V, V, V.
	
	C
	V, V, V, V.
Você acertou!
A resposta está no capítulo 6, página 222 do livro Contabilidade em Ação do Autor: Samir Bazzi. A Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados tem como objetivo revelar, segundo Padoveze (2012): os lucros ainda não distribuídos ou transferidos; os lucros ou prejuízos ocorridos no período; as transferências dos lucros obtidos; a absorção dos prejuízos anteriores por novos lucros; e os prejuízos acumulados, ainda não absorvidos por lucros ou pelo capital social.
	
	D
	V, F, V, F.
	
	E
	F, F, V, V.
Questão 3/5 - Contabilidade Financeira
As Demonstrações Contábeis, também chamadas de demonstrações financeiras são relatórios que a empresa elabora fundamentados nas informações contábeis de seus registros.
Neste contexto analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas em relação as demonstrações contábeis:
I. ( ) O objetivo das demonstrações é oferecer todas as informações da empresa, mostrando o seu desempenho, de forma útil para os usuários em suas avaliações e para o processo de tomada de decisões.
II. ( ) A principal função das demonstrações é fornecer uma representação de uma empresa, com enfoques contábeis, financeiros e econômicos, de forma a mensurar o seu desempenho ao longo do período analisado.
III. ( ) As Demonstrações Contábeis são ferramentas para as tomadas de decisões econômicas dos mais diversos agentes que possuem alguma relação com uma entidade.
III. ( ) As Demonstrações Contábeis servem para os credores avaliarem os riscos envolvidos na cessão de crédito.
Nota: 20.0
	
	A
	V, F, V, V.
	
	B
	F, V, V, V.
	
	C
	V, V, V, V.
Você acertou!
A resposta está no capítulo 6, página 202 do livro Contabilidade em Ação do Autor: Samir Bazzi. Todas as afirmações estão corretas, visto que as demonstrações contábeis, tem como objetivo mostrar a situação financeira econômica da empresa, de forma a mensurar o seu desempenho ao longo do período analisado.
	
	D
	V, F, V, F.
	
	E
	F, F, V, V.
Questão 4/5 - Gestão de Custos e Formação de Preços
Atualmente, dada a grande concorrência do mercado, as empresas precisam informações mais detalhadas e específicas para suas tomadas de decisão. Dentre essas, tem-se a necessidade de um entendimento claro sobre quais são as metas da empresa e como estas devem ser manifestadas nos preços dos produtos em virtude das oscilações exógenas e endógenas que estão presente nas operações da entidade.
Analise os dois grupos informacionais que seguem e estabeleça a correta associação entre as expressões presentes no primeiro grupo com as afirmativas apresentadas no segundo grupo.
Primeiro Grupo:
1.    Lucro real
2.    Lucro presumido
3.    Simples nacional
4.    Variáveis societárias e tributárias
 
Segundo Grupo:
(   )      A compradora não tem aproveitamento tributário.
(   )      Para a compradora não é possível o crédito do PIS e COFINS.
(   )      A compradora tem aproveitamento pleno dos créditos tributários.
(   )      A questão é a possibilidade ou não de aproveitamento de créditos tributários.
 
Assinale a resposta que apresenta a correta associação entre o primeiro e segundo grupo, segundo a teoria neoclássica abordada nas rotas da disciplina:
Nota: 20.0
	
	A
	a)    4 – 1 – 3 – 2
	
	B
	b)    3 – 2 – 1 – 4
Você acertou!
Resposta correta: Letra “b”.
 
FONTE:
Aula 06, Texto da disciplina, Tema 01, p.5
	
	C
	c)    1 – 2 – 3 – 4
	
	D
	d)    4 – 3 – 1 – 2
	
	E
	e)    2 – 4 – 1 – 3
Questão 5/5 - Contabilidade Financeira
A demonstração do Valor Adicionado (DVA) busca evidenciar a riqueza produzida pela empresa ao longo do período por meio da utilização dos seus recursos de produção, assim como a distribuição dessa riqueza par empregados, governo, acionista e financiadores. Ao final dessa demonstração, também deve ficar evidenciado a riqueza que não foi distribuída no exercício final. O conceito geral da DVA, fundamenta-se por dois aspectos:
I. O resultado líquido gerado pelas atividades da empresa.
II. A distribuição do valor adicionado aos agentes da comunidade.
A respeito dos aspectos que fundamenta o conceito geral do DVA, assinale a opção correta, de acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base:
Nota: 20.0
	
	A
	As assertivas I e II são proposições excludentes.
	
	B
	A assertiva I é uma proposição falsa e a II é verdadeira.
	
	C
	As duas assertivas são verdadeiras e a segunda afirmativa complementa a primeira.
Você acertou!
A resposta está no capítulo 6, página 230 do livro Contabilidade em Ação do Autor: Samir Bazzi. Segundo Padoveze (2012) O conceito geral da DVA, fundamenta-se por dois aspectos: O resultado líquido gerado pelas atividades da empresa, ou seja, o valor de produção (ou vendas) que excede aos valores gastos nas aquisições de insumos e serviços de terceiros, que é denominado de valor adicionado ou valor agregado pela empresa; A distribuição do valor adicionado aos agentes da comunidade, ou seja, os funcionários, os donos do capital ou acionistas, os financiadores da empresa e o governo em suas três esferas.
	
	D
	As assertivas I e II são falsas.
	
	E
	A assertiva II contraria a ideia expressa na assertiva I.

Outros materiais