Buscar

HISTÓRIA DOS POVOS INDÍGENAS E AFRO DESCENDENTES

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201512416985)
	 Fórum de Dúvidas (10)       Saiba  (2)
	
	Escolha a opção que melhor descreve o convívio entre portugueses e índios ao longo de todo o Século XVI.
		
	
	porque precisavam da mão de obra indígena, primeiro para retirar o Pau Brasil e depois para a plantation, os europeus escravizaram os índios desde o início do contato;
	
	tomando como referência Américo Vespúcio, primeiro a relatar o canibalismo, os europeus evitaram o contato e/ou mataram todos os índios que deles se aproximaram;
	 
	porque precisavam da mão de obra indígena, primeiro para retirar o Pau Brasil e depois para a plantation, os europeus primeiros estabeleceram alianças com algumas tribos e praticaram o escambo, em um segundo momento escravizaram-nas;
	
	porque precisavam da mão de obra indígena, primeiro para retirar o Pau Brasil e depois para a plantation, os europeus praticavam o escambo com os índios das tribos pacíficas e escravizaram os índios das tribos violentas.
	
	tomando como referência a Carta de Caminha foram amistosas;
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201512416987)
	 Fórum de Dúvidas (10)       Saiba  (2)
	
	Entre 1500 e 1530 Portugal não demonstrou muito interesse pelo Brasil, a Carta de Caminha não mencionava a existência de ouro ou prata. Neste período, chamado de Pré Colonial, como eram as relações econômicas entre a metrópole e a colônia?
		
	
	o extrativismo mineral acabou desenvolvendo um mercado de consumo interno;
	
	a maioria das atividades produtivas concentrava-se na economia informal;
	
	a expansão da pecuária impulsionou a utilização da mão-de-obra escrava africana;
	 
	o comércio realizava-se através da troca direta ou escambo;
	
	a economia baseou-se essencialmente em atividades agrícolas;
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201512491171)
	 Fórum de Dúvidas (10)       Saiba  (2)
	
	Segundo Caminha os índios não tinham religião, sobre isso podemos afirmar que:
		
	
	ele tinha razão, os índios não tinham deuses;
	
	Ele tinha razão, afinal a única religião verdadeira era a católica;
	
	ele estava errado, os índios eram politeístas assim como os europeus;
	 
	ele estava errado, os índios eram politeístas e suas religiões tinham alguns aspectos xamãnicos.
	
	ele estava errado, os índios eram monoteístas assim como os europeus;
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201512870845)
	 Fórum de Dúvidas (10)       Saiba  (2)
	
	Um dos problemas que a população brasileira enfrentou no período colonial foi a constante escassez de alimentos. Isto ocorria, entre outros fatores, por que:
		
	
	A transferência da corte portuguesa para o Rio de Janeiro representou um aumento no consumo de produtos alimentícios, causando um colapso na economia de subsistência do Reino Unido de Brasil e Portugal.
	
	Em meados do século XVIII, o desenvolvimento da indústria têxtil na Inglaterra estimulou a produção pernambucana de algodão destinado à exportação, o que resultou na redução da área de plantio de produtos alimentares.
	
	A partir de meados do século XIX, o aumento dos preços do café no mercado internacional provocou uma expansão do cultivo desse grão no Brasil, levando a uma queda na produção de itens de subsistência.
	
	Devido à carência de mão de obra, os escravos eram utilizados na exploração mineradora, na madeireira e na pecuária, o que impediu o desenvolvimento da produção de alimentos e a formação de um mercado interno nacional.
	 
	Quando a exportação de açúcar se encontrava em uma fase ascendente, os esforços se canalizavam ao máximo para a sua produção, diminuindo o cultivo de outros produtos alimentícios.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201512870847)
	 Fórum de Dúvidas (10)       Saiba  (2)
	
	Em razão de as comunidades ¿primitivas¿ indígenas representarem, no Período Colonial, apenas reservas de força de trabalho a ser aproveitada no corte e transporte do pau-brasil, entre 1500 e 1530, no Brasil.
		
	 
	o comércio realizava-se através da troca direta ou escambo.
	
	a maioria das atividades produtivas concentrava-se na economia informal.
	
	a economia baseou-se essencialmente em atividades agrícolas.
	
	a expansão da pecuária impulsionou a utilização da mão-de-obra escrava africana.
	
	o extrativismo mineral acabou desenvolvendo um mercado de consumo interno.
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201512822201)
	 Fórum de Dúvidas (10)       Saiba  (2)
	
	Assinale a única opção correta.
		
	 
	A Igreja teve enorme peso para que a escravidão indígena ganhasse força no espaço colonial.
	 
	O contato entre as tribos acontecia em momentos de guerras, casamentos, cerimônias de enterro e também no momento de estabelecer alianças contra um inimigo comum.
	
	Os índios eram preguiçosos, por isso recusavam-se a trabalhar nos canaviais.
	
	O período de 1540 até 1570 marcou a folga aos índios nos engenhos brasileiros, especialmente naqueles localizados em Pernambuco e na Bahia.
	
	Na era da colonização - açucareira, os portugueses iniciaram a libertação do negro no Brasil, se inicia um debate sobre qual força de trabalho poderia ser empregado nesse tipo de negócio.
	
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201512417001)
	 Fórum de Dúvidas (10)       Saiba  (2)
	
	"Não se pode contar nem compreender a multidão de bárbaro gentio que a natureza semeou por toda esta terra do Brasil. (...) Deus permitiu que fossem contrários uns dos outros, e que houvesse entre eles grandes ódios e discórdias, porque se assim não fosse os portugueses não poderiam viver na terra nem seria possível conquistar tanta gente. Quando os portugueses começaram a povoar a terra, havia muitos deste índios pela costa junto das Capitanias. Porque os índios se levantaram contra os portugueses, os governadores e capitães os destruíram pouco a pouco, e mataram muitos deles. Outros fugiram para o sertão, e assim ficou a costa despovoada de gentio ao longo das capitanias." (Pero de Magalhães Gandavo. "Tratado da Terra do Brasil". São Paulo: Obelisco, 1964) O relato de Gandavo sobre os índios e as suas relações com os portugueses no Brasil é do século XVI. Sobre essas relações é correto afirmar que I. os portugueses e os índios praticaram genocídio, uns em relação aos outros; II. a empresa colonizadora portuguesa teve, também, um caráter militar; III. os índios resistiram ao domínio português; IV. os índios não defenderam as suas terras situadas no litoral. Estão corretas:
		
	 
	II e III, somente.
	
	I, II, III e IV.
	
	III e IV, somente.
	
	I, II e IV, somente.
	
	I e IV, somente.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201512265414)
	 Fórum de Dúvidas (10)       Saiba  (2)
	
	Quando falo que uma "cozinha" pode representar mais que uma simples prática, mas uma tradição, um preparo, um jeito, uma cultura, quero dizer que devo ter um olhar mais atento ao mundo que me cerca, notar que suas estruturas são complexas e importantes de serem analisadas. A partir da observação dos fenômenos das cozinhas contemporâneas e da interação História e Antropologia podemos definir como traços indígenas em nossa cozinha:
		
	
	Feijão
	 
	Mandioca
	
	Arroz
	
	Peixe
	
	Porco
	
	 1a Questão (Ref.: 201512359710)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 6)       Saiba  (2)
	
	Os colonos portugueses não lograram êxito em suas investidas em busca de ouro e prata. Mas a proposta do antigo governador acabou redimensionando os objetivos das expedições para o interior. A busca por ouro deu lugar ao aprisionamento de índios. Embora os colonos utilizassem a procura por metais preciosos frente à Coroa portuguesa - que baixava inúmeras leis proibindoa escravização de indígenas ¿ as expedições organizadas pelos colonos de São Paulo se transformaram em:
		
	
	verdadeiras empreitadas escravizadoras de portugueses que fugiam da lei.
	
	verdadeiras empreitadas escravizadoras de Charruas argentinos, para fugir da lei portuguesa.
	 
	verdadeiras empreitadas escravizadoras de indígenas.
	
	verdadeiras empreitadas escravizadoras de negros fugidos.
	
	verdadeiras empreitadas de busca de ouro e prata, liderados por indígenas.
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201512417014)
	 Fórum de Dúvidas (6)       Saiba  (2)
	
	Durante o período colonial, o Estado português deu suporte legal a guerras contra povos indígenas do Brasil, sob diversas alegações; derivou daí a guerra justa, que fundamentou:
		
	
	o extermínio dos povos indígenas do sertão quando, no século XVII, a lavoura açucareira aí penetrou depois de ter ocupado todas as áreas litorâneas.
	 
	a escravização dos índios, pois, desde a antigüidade, reconhecia-se o direito de matar o prisioneiro de guerra, ou escravizá-lo.
	
	o genocídio dos povos indígenas, que era, no fundo, a verdadeira intenção da Igreja, do Estado e dos colonizadores.
	
	a criação dos aldeamentos pelos jesuítas em toda a colônia, protegendo os indígenas dos portugueses.
	
	uma espécie de "limpeza étnica", como se diz hoje em dia, para garantir o predomínio do homem branco na colônia.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201512872745)
	 Fórum de Dúvidas (6)       Saiba  (2)
	
	O termo Trabalho, pode ter nascido do vocábulo latino tripallium, que significa ¿instrumento de tortura¿, e sob muito tempo esteve associado à ideia de atividade penosa e torturante. Entre os indígenas não há classes sociais como a do homem branco. Todos têm os mesmo direitos e recebem o mesmo tratamento. A terra, por exemplo, pertence a todos e quando um índio caça, costuma dividir com os habitantes de sua tribo. Apenas os instrumentos de trabalho (machado, arcos, flechas, arpões) são de propriedade individual. Sobre o trabalho nas sociedades indígenas é correto afirmar que:
		
	
	Os índios no geral, não possuíam uma organização do trabalho, pois sua maior característica era a de ser nômade, e isso acarretava uma certa instabilidade na organização do trabalho, pois a cada mudança, suas culturas eram reestruturadas.
	
	Nas comunidades indígenas as terras são de uso comunal mais a agricultura e caça pertence ao grupo ou aos indivíduos que trabalharam para conquista- las.
	
	Existe divisão do trabalho por sexo e idade e as atividade econômicas com o objetivo de lucros eram negociadas entre as aldeias mais próximas.
	
	A organização de suas atividades caracteriza-se pela disposição das classes sociais, dedicando-se o máximo possível de tempo à agricultura.
	 
	As sociedades tribais, diferenciam-se umas das outras em muitos aspectos, mais pode se dizer que em termos gerais, não são estruturadas pela atividade que conhecemos como trabalho.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201512870853)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 6)       Saiba  (2)
	
	Nos primórdios do sistema colonial, as concessões de terras efetuadas pela metrópole portuguesa objetivaram tanto a ocupação e o povoamento como a organização da produção do açúcar, com fins comerciais. Identifique a alternativa correta sobre as medidas que a Coroa portuguesa adotou para atingir esses objetivos.
		
	
	Vendeu as terras brasileiras a senhores de engenho já experientes, que garantiram uma produção crescente de açúcar.
	
	Dividiu o território em governações vitalícias, cujos governadores distribuíram a terra entre os colonos portugueses.
	 
	Dividiu o território em capitanias hereditárias, cedidas aos donatários, que, por sua vez, distribuíram as terras em sesmarias a homens de posses que as demandaram.
	
	Armou fortemente os colonos para que pudessem defender o território e regulamentou um uso equânime e igualitário da terra entre colonos e índios aliados.
	
	Distribuiu a terra do litoral entre os mais valentes conquistadores e criou engenhos centrais que garantissem a moenda das safras de açúcar durante o ano inteiro.
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201512417047)
	 Fórum de Dúvidas (6)       Saiba  (2)
	
	O bandeirismo foi uma atividade paulista do século XVI e XVII. Suas expedições podem ser divididas em dois grandes ciclos:
		
	
	o de expansão das fronteiras e o de busca do ouro.
	
	o dos capitães do mato e de prospecção;
	 
	da caça ao índio e o de busca do ouro;
	
	o dos capitães do mato e de caça ao índio;
	
	o de expansão das fronteiras e de prospecção;
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201512275282)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 6)       Saiba  (2)
	
	Qual fator fez dos Guaranis uma cobiçada fonte de mão de obra pelos paulistas, espanhóis e jesuítas?
		
	
	Pelo seu conhecimento na produção de armamentos.
	
	Pelo fato dos guaranis exercerem tradicionalmente atividades mineradoras, havia a esperança de que tais índios levassem até suas minas de ouro.
	
	Por seu vasto conhecimento na lavoura açucareira.
	
	Pelo seu conhecimento das ervas medicinais da região, garantindo a longevidade de seus aliados.
	 
	Por seu conhecimento e prática de formas de agricultura sedentária.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201513118728)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 6)       Saiba  (2)
	
	O Termo "negros da terra" empregado na documentação oficial do seculo XVII fazia referência:
		
	
	Aos aborígines australianos
	
	aos muçulmanos
	
	Aos negros da Nigéria
	 
	Aos índios
	
	Aos negros advindos da África subsaariana.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201512475909)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 6)       Saiba  (2)
	
	A utilização do trabalho escravo foi uma das principais características da colonização portuguesa na América. Diante dessa afirmação, analise as opções abaixo e assinale a correta.
		
	
	Durante toda a colonização, ou seja, entre os séculos XVI e XIX, a estrutura produtiva esteve baseada exclusivamente no trabalho indígena.
	
	A colonização portuguesa teve a sua estrutura produtiva baseada na escravização das mulheres.
	
	Durante toda a colonização, ou seja, entre os séculos XVI e XIX, a estrutura produtiva esteve baseada exclusivamente no trabalho do negro africano.
	
	O índio jamais foi escravizado na América Portuguesa.
	 
	Nas primeiras décadas da colonização, a escravidão do índio foi fundamental para a consolidação da empresa mercantil na América Portuguesa.
	
	 1a Questão (Ref.: 201512359706)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 2)       Saiba  (1)
	
	A produção açucareira no Brasil se concentrou mais na região nordeste e o seu trabalho no século XVI era principalmente indígena. Sobre o regime de trabalho podemos afirmar que era:
		
	 
	Escravista
	
	Misto
	
	Comunitário
	
	Corveia
	
	Assalariado
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201512265820)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 2)       Saiba  (1)
	
	COM EXCEÇÃO DE UMA, as alternativas abaixo apresentam acontecimentos relacionados às formas de resistência dos escravos negros à dominação escravista na experiência histórica do Brasil, desde o século XVI. Assinale-a.
		
	
	Ao reivindicarem o direito de "brincar, folgar e cantar", por ocasião do levante no Engenho Santana de Ilhéus, em 1789, os escravos demonstravam que também lutavam por uma vida espiritual autônoma.
	 
	A publicação do livro "O Abolicionismo", de Joaquim Nabuco, em 1883, constituiu-se em significativo libelo anti-escravista ao afirmar que o escravo e o senhor eram dois tipos contrários e, no fundo, osmesmos.
	
	Foi durante o período da ocupação holandesa no atual Nordeste que o quilombo dos Palmares consolidou sua posição de "Estado negro" encravado na colônia escravista.
	
	Ocorrida em Salvador no ano de 1835, a revolta dos malês somava-se às revoltas escravas de 1814 e 1816 na Bahia, embora a elas não se comparasse em amplitude.
	
	Surgido em terras de um abolicionista, o quilombo do Jabaquara constituiu-se em exemplo da complexa negociação social e política que distinguiu a resistência escrava nos anos finais da escravidão.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201512265814)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 2)       Saiba  (1)
	
	À medida que a empresa açucareira se expandia no Brasil, fez-se opção pela mão-de-obra escrava de origem africana, em substituição ao trabalho indígena. Esta opção pode ser explicada, porque:
		
	
	Os negros dominavam as técnicas do cultivo da cana, enquanto os indígenas não conheciam a agricultura, portanto, seu trabalho não era produtivo.
	 
	O uso de escravos africanos alimenta o tráfico negreiro, tornando-o um dos mais lucrativos setores do comércio colonial.
	
	Os indígenas eram frágeis fisicamente e adoeciam com facilidade, já os negros tinham uma constituição física forte, propícia ao trabalho braçal.
	
	Os africanos resistiram ao escravismo através dos quilombos e das revoltas, mas foram mantidos na agricultura, porque os índios desconheciam essa atividade.
	
	Os indígenas eram selvagens e lutavam contra a escravidão, enquanto os negros eram dóceis e submissos
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201512461426)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 2)       Saiba  (1)
	
	Após a longa travessia, quando finalmente desembarcavam nos portos da América portuguesa, a situação de boa parte dos africanos era péssima. Aqueles que tinham conseguido aguentar a viagem passavam por um breve exame médico e eram rapidamente vendidos. O que acontecia com aqueles que chegavam doentes ou muito debilitados?
		
	
	Recebiam um rápido atendimento e eram designados para desempenhar tarefas leves e assim que estivessem mais fortes, eram levados para os mercados onde seriam comprados;
	
	Eram vendidos mais barato porque o dono assumia o custo do tratamento;
	
	Assim que estivessem mais fortes, eram levados de volta à África.
	
	Em muitos casos, eles tinham que continuar a viagem, só que agora pelo interior do Brasil;
	 
	Passavam por um processo de quarentena em galpões localizados na região portuária e assim que estivessem mais fortes, eram levados para os mercados onde seriam comprados;
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201512274828)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 2)       Saiba  (1)
	
	Sobre a importância da mão de obra indígena, podemos afirmar que:
		
	
	O conhecimento do território e o fato do indígena considerar o trabalho na gricultura humilhante tornaram inviável sua escavização.
	
	O período de sua utilização foi muito curto pois eles eram preguiçosos não se adptando assim a lógica da lavoura açucareira.
	
	A troca da mão de obra indígena pela africana foi o fator que possibilitou a introdução da lavoura açucareira no Brasil pois os índios não se adaptaram a este tipo de atividade.
	 
	Os índios foram os primeiros escravos da lavoura açucareira e, mesmo após a introdução dos escravos africanos eles permaneceram escravizados.
	
	A troca da mão de obra africana pela indígena aconteceu por que os africanos eram mais adaptáveis ao trabalho na lavoura açucareira e à escravidão por serem menos rebeldes do que os índios.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201512270307)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 2)       Saiba  (1)
	
	A escravidão de origem africana nasceu no Brasil colonial e se fortaleceu em locais conhecidos como plantation. Esses locais ganharam seu formato mais conhecido na época colonial, na região litorânea do nordeste brasileiro. Ali, a plantation pode ser definida como o sistema de
		
	
	plantações de cana, café e cacau feitas do sudeste do Brasil até a Amazônia, que visavam o enriquecimento dos portugueses através do uso em larga escala da mão-de-obra indígena.
	
	comércio e distribuição de mão-de-obra escrava africana para a lavoura canavieira nordestina. Esse sistema era vulgarmente conhecido como ¿tumbeiro¿ ou tráfico de escravos.
	
	plantação de café em larga escala e com o uso da mão-de-obra africana e mestiça, que visava o mercado exportador europeu, comércio este monopolizado por Portugal.
	 
	plantação de cana-de-açúcar, feita em larga escala por mão-de-obra escrava de origem africana, que visava o mercado exportador europeu.
	
	Movimento de resistência africana que geraria o sistema dos quilombos.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201512274806)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 2)       Saiba  (1)
	
	Qual a importância econômica da escravidão indígena na era colonial?
		
	 
	A escravidão indígena tornou possível a implantação e o desenvolvimento da lavoura açucareira na colônia, mecanismo essencial para financiar o projeto colonizador e mercantilista da metrópole.
	
	O fato dos povos indígenas aceitarem trabalhar por pouco ou mesmo nada ajudou as lavouras portuguesas, que não tiveram gastos salariais, aumentando assim sua margem de lucro.
	
	Apesar da assimilação pacífica dos povos indígenas ao sistema colonial, eles não se encaixaram de maneira produtiva portanto, naõ constituíram a força de trabalho escrava necessária ao desenvolvimento nacional.
	
	No Brasil recém colonizado a quantidade de portugueses era muito pequena, e sendo os povos indígenas maioria seria mais barato fazê-los cativos a transportar trabalhadores da Europa para o Brasil.
	
	Graças a uma assimilação pacífica dos povos indígenas ao sistema colonial, eles se encaixaram de maneira produtiva ao constituir uma força de trabalho escrava que visava o desenvolvimento nacional.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201512871160)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 2)       Saiba  (1)
	
	Sobre as características da sociedade escravista colonial da América portuguesa estão corretas as afirmações abaixo, À EXCEÇÃO de uma. Indique-a.
		
	 
	A partir do século XVI, com a introdução da mão-de-obra escrava africana, a escravidão indígena acabou por completo em todas as regiões da América portuguesa.
	
	O início do processo de colonização na América portuguesa foi marcado pela utilização dos índios - denominados ¿negros da terra¿ - como mão-de-obra.
	
	Na América portuguesa, ocorreu o predomínio da utilização da mão-de-obra escrava africana seja em áreas ligadas à agro-exportação, como o nordeste açucareiro a partir do final do século XVI, seja na região mineradora a partir do século XVIII.
	
	Nas cidades coloniais da América portuguesa, escravos e escravas trabalharam vendendo mercadorias como doces, legumes e frutas, sendo conhecidos como ¿escravos de ganho¿.
	
	Em algumas regiões da América portuguesa, os senhores permitiram que alguns de seus escravos pudessem realizar uma lavoura de subsistência dentro dos latifúndios agroexportadores, o que os historiadores denominam de ¿brecha camponesa¿.
	
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201513132020)
	 Fórum de Dúvidas (3)       Saiba  (0)
	
	O filme Cafundó (2004) de Paulo Betti e Clóvis Bueno é baseado em fatos reais e trata sobre uma experiência de sincretismo religioso desenvolvida em Sorocaba, estado de São Paulo, durante o século XIX. Cafundó é inspirado em um personagem real saído das senzalas do século XIX. Um tropeiro, ex-escravo, deslumbrado com o mundo em transformação e desesperado para viver nele. Este choque leva-o ao fundo do poço. Derrotado, ele se abandona nos braços da inspiração, alucina-se, ilumina-se,é capaz de ver Deus. Uma visão em que se misturam a magia de suas raízes negras com a glória da civilização judaico-cristã. Sua missão é ajudar o próximo. Ele se crê capaz de curar, e acaba curando. O triunfo da loucura da fé. Sua morte, nos anos 40, transforma-o numa das lendas que formou a alma brasileira e, até hoje, nas lojas de produtos religiosos, encontramos sua imagem, O Preto Velho João de Camargo.
Sobre o sincretismo religioso, qual das afirmativas abaixo está correta:
		
	 
	No processo de sincretismo religioso ocorre a introdução de elementos das culturas indígena e negra na religião oficial católica. Assim proibidos de praticar sua própria religião abertamente, os escravos mesclavam sua religião com o catolicismo.
	
	O sincretismo religioso significa manter plenamente puras suas religiões.
	
	Por conta do sincretismo religioso os escravos se recusavam a passar pela catequese.
	
	No sincretismo religioso existe o abandono total das práticas religiosas e culturais natais das populações escravas e indígenas.
	
	Com o sincretismo religioso os colonizadores obrigavam indígenas e negros a se converterem ao catolicismo.
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201512461427)
	 Fórum de Dúvidas (3)       Saiba  (0)
	
	A resistência foi uma constante na vida de índios escravizados. Como exemplos de resistência indígena podemos citar:
		
	 
	Isolamento, antropofagia e fugas.
	
	Catequese, fugas e rejeição da religião europeia;
	
	Enfrentamento aberto, canibalismo e adoção total dos costumes europeus;
	
	Isolamento, catequese e enfrentamento aberto;
	
	Antropofagia, isolamento e casamento com os brancos;
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201512359792)
	 Fórum de Dúvidas (3)       Saiba  (0)
	
	Uma alternativa que muitos escravos encontraram não só para construir suas famílias extensas, mas também para lutar pela liberdade, se deu através da filiação às:
		
	
	Associações de Moradores dos Subúrbios
	
	Macumba criada nos Quilombos
	
	Fileiras do exército brasileiro
	 
	Irmandades negras católicas
	
	Associações islâmicas criadas no Brasil
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201512458718)
	 Fórum de Dúvidas (3)       Saiba  (0)
	
	A combinação de crenças dos tupinambás no paraíso terrestre, com a hierarquia e os símbolos do cristianismo deu origem a qual movimento de resistência?
		
	
	Missões
	 
	Irmandades
	
	Revoltas
	 
	Santidade
	
	Quilombos
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201512359727)
	 Fórum de Dúvidas (3)       Saiba  (0)
	
	Tal homem recebia o título de pajé ou de xamã e, graças à sua relação com forças sobrenaturais, ele gozava de posição de prestígio entre os seus, o que fazia deles um dos principais inimigos do movimento de catequese. Ainda que os missionários tentassem acabar com os poderes (simbólicos e políticos) que os pajés tinham, eles não conseguiam pois:
		
	
	O pajé conseguia materializar os espíritos da floresta, criando uma epifania sem igual no mundo cristão.
	
	Os missionários tinham como prática assassinar o pajé quando chegasse, criando um afastamento dos demais índios.
	
	Eles eram os guerreiros, então o fato dos brancos utilizarem seus serviços criava uma dúvida na divindade cristã.
	 
	Existiam um panteão e uma gama de rituais religiosos arraigados na identidade e organização dos grupos.
	
	A tradição do Pajé dizia que a mensagem dos missionários não era falsa, mas a ressignificação para o grupo, gerando sua irritação.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201512359804)
	 Fórum de Dúvidas (3)       Saiba  (0)
	
	As fugas que pretendiam negar a escravidão tinha como fim:
		
	
	Uma tentativa de subir para os morros e favelas, reduto onde eram protegidos.
	
	Uma alternativa de virar escravo de ganho na cidade.
	
	Uma tentativa de alcançar uma vida diferente com um novo senhor.
	
	Uma alternativa tentando se alistar no exército brasileiro.
	 
	Uma alternativa para viver fora do cativeiro.
	
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201512359795)
	 Fórum de Dúvidas (3)       Saiba  (0)
	
	Os membros de uma mesma irmandade criavam laços de amizade, parentesco e, sobretudo, solidariedade: muitas vezes, o padrinho de um recém-nascido era escolhido dentro da irmandade que os pais da criança faziam parte. Estas característica permitiam:
		
	
	O entendimento de que a Igreja Católica havia mudado de lado e agora lutava pelo fim da escravidão
	
	O aparecimento de revoltas negras no Brasil, com uma grande confederação negra
	 
	O crescimento de associações e movimentos que lutavam contra a escravidão
	
	O crescimento de irmandades brancas, criadas para concorrer com as Igrejas dos negros e querendo manter sua hegemonia.
	
	O aparecimento dos primeiro movimentos de branqueamento, uma vez que as irmandades promoviam os casamentos de negros e brancos como base de sua política.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201512417069)
	 Fórum de Dúvidas (3)       Saiba  (0)
	
	Pertencer a uma Irmandade negra significava:
		
	
	obter ajuda para os necessitados, assistência aos doentes, visita aos prisioneiros, concessão de dotes, proteção contra fugas e ajuda para a compra da carta de alforria;
	
	Obter ajuda para os necessitados, assistência aos doentes, visita aos prisioneiros, concessão de dotes, proteção contra os maltratos de seus senhores e ajuda para fugir dos senhores.
	
	obter ajuda para os necessitados, assistência aos doentes, visita aos prisioneiros, concessão de dotes, proteção contra os maltratos de seus senhores e recebimento da carta de alforria em cinco anos;
	 
	obter ajuda para os necessitados, assistência aos doentes, visita aos prisioneiros, concessão de dotes, proteção contra os maltratos de seus senhores e ajuda para a compra da carta de alforria;
	
	obter ajuda para os necessitados, assistência aos doentes, visita aos prisioneiros, concessão de dotes, proteção nos quilombos e ajuda para a compra da carta de alforria:
	
	 1a Questão (Ref.: 201512461429)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 5)       Saiba  (1 de 1)
	
	Para a grande maioria dos cativos, a resistência ao cativeiro se fazia dia a dia, da hora em que se levantava para trabalhar até o momento de se recolher para dormir. Onde quer que tenha existido escravidão também houve resistência escrava. E tal resistência foi experimentada em diferentes níveis durante toda a história da escravidão no Brasil. Como exemplos de resistência podemos citar:
		
	
	Quilombos, assassinatos de senhores e/ou feitores e casamentos com brancos.
	
	Fugas, quilombos e os casamentos mistos;
	
	As fugas, os casamentos mistos e as Irmandades;
	 
	As Irmandades, as fugas e os quilombos.
	
	Os quilombos, a manutenção de hábitos culturais tais como a língua e a religião e o alto índice de reprodução entre os escravos;
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201512458784)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 5)       Saiba  (1 de 1)
	
	Entre 1554 e 1567, ocorreu uma revolta dos tupinambás contra a escravização. Estamos falando de qual movimento?
		
	
	Santidade
	
	Quilombo dos Palmares
	
	Revolta dos Tupis
	 
	Confederação dos Tamoios
	
	Revolta da Armada
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201512822220)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 5)       Saiba  (1 de 1)
	
	A resistência contra a escravização vem desde o início da colonização, através de formas variadas:
		
	
	As formas ativas podem ser exemplificadas pela negociação.
	
	A religiosidade nunca foi usada como forma de resistência por índios e afrodescendentes.O suicídio não pode ser considerado uma forma de resistência.
	 
	Os quilombos eram aldeamentos compostos principalmente por negros que fugiam dos latifúndios, passando a viver comunitariamente.
	 
	As formas passivas eram fugas isoladas, assassinato de senhores e feitores, formação de quilombos, revoltas rurais e urbanas
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201512851201)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 5)       Saiba  (1 de 1)
	
	Como sabemos, a história da escravidão foi marcada pela resistência dos escravos à condição de submissão. Marque entre as opções abaixo, aquela que melhor define as organizações comunitárias formadas pelos escravos rebeldes.
		
	 
	Quilombos.
	
	Kizombas.
	
	Sobrados.
	
	Favelas.
	
	Senzalas.
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201512851022)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 5)       Saiba  (1 de 1)
	
	Assinale entre as opções abaixo aquela que melhor apresenta a relação de forças que caracterizou a escravidão brasileira.
		
	 
	A escravidão brasileira foi caracterizada por complexas relações entre senhores e escravos, o que envolveu a combinação entre negociação e conflitos.
	
	Somente os escravos indígenas foram capazes de organizar estratégias de resistências à escravidão.
	
	A escravidão brasileira foi marcada pelo pacifismo, o que fez com que as relações entre senhores e escravos tenham sido sempre harmônicas.
	
	Somente os escravos africanos foram capazes de organizar estratégias de resistência à escravidão.
	
	A escravidão brasileira foi marcada pela total incapacidade dos elementos cativos em organizar estratégias de resistência à dominação senhorial.
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201512871182)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 5)       Saiba  (1 de 1)
	
	A Lei Eusébio de Queirós visava, a partir de 1850:
		
	
	permitir legalmente a eutanásia
	 
	extinguir o tráfico negreiro
	
	regularizar a prática do aborto
	
	implantar o divórcio em substituição ao desquite
	
	extinguir o casamento religioso
	
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201512417079)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 5)       Saiba  (1 de 1)
	
	"Em 1711, Antonil afirmava que os escravos eram as mãos e os pés dos senhores de engenho, porque, sem eles no Brasil, não é possível conservar, aumentar fazenda nem ter engenho corrente" Antonil - "Cultura e Opulência do Brasil" Sobre o trabalho e a resistência do negro à escravidão, é correto afirmar que:
		
	 
	o engenho tinha no escravo negro a base de toda a produção; qualquer reação era punida violentamente. As fugas, os quilombos e a prática do suicídio eram evidências da resistência dos negros à escravidão;
	
	o negro era submisso, resignado, não reagia à escravidão, ao contrário dos indígenas; o tráfico negreiro não tinha importância para a economia da metrópole.
	
	os escravos negros constituíam uma minoria nos canaviais, já que índios e trabalhadores livres eram responsáveis pelas plantations açucareiras;
	
	a escravidão no Brasil se revestiu de grande tolerância, mestiçagem e grandes oportunidades de ascensão social para o negro após a abolição;
	
	o negro só foi utilizado como mão-de-obra para a economia açucareira, não participando da mineração ou criação de gado que usaram, prioritariamente, trabalhadores livres;
	
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201513083443)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 5)       Saiba  (1 de 1)
	
	Acerca dos quilombos e quilombolas seria incorreto afirmar que:
		
	
	Palmares foi o mais importante quilombo brasileiro e o maior das Américas.
	
	Era muito frequente que os índios fizessem parte das expedições de caça a negros fugidos.
	
	A existência de quilombolas livres, não foi incomum. No sul da Bahia, em Barra do Rio de Contas, atual Itacaré, foi descoberto, no começo do século XIX, o quilombo do Oitizeiro, onde conviviam escravos e gente livre.
	 
	As relações entre quilombolas e grupos indígenas eram sempre de cooperação e ajuda mútua.
	
	Um grande número de quilombos reunia não só escravos em fuga, mas também negros libertos, indígenas e brancos com problemas com a justiça.

Continue navegando