Buscar

DIREITO DE FAMÍLIA 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

direito de Família i
 
Profa. Solange Guimarães
Email: solangeguimaraes@uni9.pro.br
Facebook: Solange Guimarães
1. Introdução ao direito de família
Conceito de família
1. Orlando Gomes, considera família “o grupo fechado de pessoas, composto dos genitores e filhos, e para limitados efeitos, outros parentes, unificados pela convivência e comunhão de afetos, em uma só e mesma economia, sob a mesma direção”
2. No entendimento da professora Maria Helena Diniz, família no sentido amplíssimo seria aquela em que indivíduos estão ligados pelo vínculo da consangüinidade ou da afinidade. Já a acepção lato sensu do vocábulo refere-se aquela formada “além dos cônjuges ou companheiros, e de seus filhos, abrange os parentes da linha reta ou colateral, bem como os afins (os parentes do outro cônjuge ou companheiro)”. Por fim, o sentido restrito restringe a família à comunidade formada pelos pais (matrimônio ou união estável) e a da filiação.
ESPÉCIES DE FAMÍLIA
Estamos vivendo uma nova ordem de coisas em Direito de Família, cada vez mais voltado ao Direito Constitucional. O afeto tornou-se definitivamente um valor jurídico no âmbito do Direito de família. As relações sócio afetivas são cada vez mais valorizadas. As decisões judiciais privilegiam a família afetiva , ainda que a legislação não faça previsão expressa de proteção efetiva em certas situações. 
1.  Família Matrimonial
Essa modalidade de família era a única existente até 1988, sendo conceituada como aquela proveniente do casamento, o qual os indivíduos ingressavam por vontade própria, sendo nulo o matrimônio realizado mediante coação. 
2. Família Monoparental
A família monoparental é aquela constituída por um dos pais e seus descendentes, ou seja, ou só o pai ou só mãe convivendo com seu(s) filho(s).
           A Constituição Federal de 1988 reconhece em seu artigo 226 § 4° a família monoparental como entidade familiar:
Art. 226. A família, base da sociedade, tem especial proteção do Estado. (...) § 4° Entende-se, também, como entidade familiar a comunidade formada por qualquer dos pais e seus descendentes.
3. União Estável
Esta espécie de família diz respeito à união entre pessoas, convivendo sobre o mesmo lar, sem nenhuma formalidade, ou seja, sem nenhum registro, embora possa ser registrada. Foi apenas a partir da Constituição de 1988, especificamente no artigo 226 § 3° que essa modalidade passou a ser reconhecida como entidade familiar.
Também o Código Civil, passou a regular a União Estável da seguinte maneira: “Art. 1.723 - É reconhecida como entidade familiar a união entre homem e mulher, configurada na convivência pública, continua e duradoura e estabelecida com o objetivo de constituição de família”.
4. Familia Substituta
A família substituta é aquela oriunda da adoção, seja esta temporária ou permanente. Nessa espécie de família, os membros não são aliados por laços sanguíneos, mas sim por afinidade, carinho, compaixão e amor, ou seja, os pais não são os pais biológicos dos filhos, mas agem como assim o fossem.
5. Família Anaparental
Conceitua-se como sendo aquela família unida por algum parentesco, mas sem a presença de pais. É constituída pela convivência entre parentes dentro de um mesmo lar, com objetivos comuns, sejam eles de afinidade ou até mesmo econômico. Podemos citar como exemplo: dois irmãos ou primos que convivem juntos.
6. Família Homoafetiva
União formada por duas pessoas do mesmo sexo, seja casamento ou união estável. o STF igualou a união estável homossexual à heterossexual, mas não o casamento.  No entanto, a nossa Carta Magna, em seu Art. 226, estabelece que e lei deve facilitar a conversão de uniões estáveis em casamento. Para fortificar ainda mais a decisão do STF e o Art. 226 da Constituição, no dia 14 de maio de 2013, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por 14 votos a favor e 1 contra, aprovou uma resolução obrigando todos os cartórios brasileiros a realizarem o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Contudo, no Brasil não é estabelecido em lei, de forma taxativa, o casamento homoafetivo.
7. Família Mosaico ou Pluriparental
Nas últimas décadas o modelo tradicional de família, composto por pai, mãe e filhos consanguíneos passou por mudanças substanciais. Com a chegada da emenda constitucional 66/2010, que facilitou a realização do divórcio, outras famílias foram originando-se dos relacionamentos acabados, as chamadas famílias reconstituídas ou famílias mosaico.
Esse novo modelo de família é formado por pessoas que possuem um ou mais filhos de relacionamentos anteriores, que sejam casados ou convivam em união estável.
8. Família Eudemonista
Família eudemonista é aquela que, unida por laços afetivos, busca a felicidade individual de cada membro da mesma.
Tal conceito se relaciona com o caráter instrumental da família, que na concepção atual deixa de ser um fim em si mesmo passando a ser um instrumento da felicidade individual e emancipação de seus integrantes. 
(Segundo Abbagnano, eudemonismo é toda doutrina que assume a felicidade como princípio e fundamento da vida moral)
https://www.youtube.com/watch?v=E10CdVGYjFc
https://www.youtube.com/watch?v=Bq1gEOlRD40&t=73s

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais