Buscar

SIG - Sistema de Informação Geográfica (Referencial bibliográfico)

Prévia do material em texto

Universidade de Cuiabá
Faculdade de Engenharia Civil
Engenharia Civil
SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA – SIG
REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO
Cuiabá, MT
2017/1
Universidade de Cuiabá
Faculdade de Engenharia Civil
Engenharia Civil
SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA – SIG
REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO
Discente: 
APOLIANA VIEIRA
Docente: FERNANDO CARBONI
Cuiabá, MT
2017/1
INTRODUÇÃO
O Sistema de Informação Geográfico, conhecido também pela sigla SIG consiste em um conjunto de programas, equipamentos, metodologias, dados e usuários, perfeitamente integrados, de forma a tornar possível a coleta, o armazenamento, o processamento e a analise de dados georreferenciados, bem como a produção de informação derivada de sua aplicação. Em síntese o SIG é um sistema computacional capaz de analisar e imprimir dados referenciados espacialmente em relação à superfície da Terra. 
Através de uma análise separada dos componentes do Sistema de Informação Geográfico, é possível demonstrar e correlacionar as suas partes. Assim, sistema corresponde a componentes interligados com diferentes funções, entre elas, a entrada de dados, manuseio, transformação, consulta, modelagem e saída. Já a informação consiste na organização dos dados para uma posterior produção de conhecimento útil. Conhecimento este que pode ser em forma de mapas e imagens, estatísticas, gráficas entre outras. Por fim, geográfica remete a implicação de conhecimento de localização de dados ou que eles podem ser calculados em termos de coordenadas geográficas. 
No decorrer deste referencial bibliográfico, de forma sucinta foi comentado sobre a forma de obtenção de dados e citado exemplos de uso e aplicação do SIG na engenharia civil. 
FORMA E OBTENÇAÕ DE DADOS
Conforme mencionado acima, o SIG é um programa capaz de analisar e imprimir dados referenciados espacialmente em relação à superfície da Terra. Para que haja um desempenho eficaz das funções citadas, o SIG precisa ter um bom desenvolvimento e funcionalidade dos seus componentes. Os componentes do Sistema de Informação Geográfica são divididos em cinco grupos, que são eles: Software, Hardware, Dados, Recursos humanos e Metodologias. 
O software consiste em um conjunto de programas cuja finalidade básica é a coleta, armazenagem, processamento e análise de dados geográficos. O software contempla cinco módulos: 
• Coleta, Padronização, Entrada e Validação de Dados; 
• Armazenamento e Recuperação de Dados;
• Transformação ou Processamento de Dados;
• Análise e Geração de Informação; 
• Saída e Apresentação de Resultados. 
O Hardware consiste em um conjunto de equipamentos necessários para que o software possa desempenhar as suas funções. Dentre eles inclui computadores e periféricos como impressora e scanner. 
Os Dados são o material bruto que alimenta o sistema, permitindo gerar informação. Esse é o nosso objetivo principal, mostrar como é realizada a coleta e obtenção desses dados.
Recursos Humanos, para que o SIG tenha o desempenho desejado faz se necessário o treinamento do pessoal, pois apenas o investimento e software e hardware não garante eficácia em seu funcionamento.
A metodologia é a parte que está diretamente ligada ao conhecimento e experiência do usuário, pois assim é possível submeter os dados a um tratamento especifico para cada resultado desejado em diferentes momentos. 
2.1 OBTENÇÃO DE DADOS 
A obtenção de dados para o Sistema de Informação Geográfico varia de acordo com o tipo de aplicação dos mesmos. Os dados manipulados no SIG podem ser entidades ou fenômenos geográficos, podendo ainda pertencer a sistemas naturais ou criados pelo homem, como vegetação e cidades. 
O processo de coleta de dados são baseados em tecnologias tipo fotogramétrica, sensoriamento remoto e levantamento de campo, porém o produto resultante desses processos de coleta de dados que são as verdadeiras fontes de dados do SIG. 
Os métodos mais usuais na aquisição de dados consiste na digitalização manual, leitura ótica através de dispositivos de varredura, a digitação via teclado e leitura de dados provenientes de outras fontes de armazenamento secundário. 
Em síntese, a coleta e obtenção de dados para o Sistema de Informação e Geográfica é realizado por meios tecnológicos como a fotogrametria, sensoriamento remoto e levantamento em campo, e o resultado dessas coletas é que são as fontes de dados do SIG. 
A principal área de aplicação do Sistema de Informação Geográfica na Engenharia Civil é no levantamento topográfico e planimétrico. Porém o seu uso na área não se restringe somente a essa aplicação, pois o mesmo também é utilizado em gerenciamento e redes de infra estrutura como água, gás e esgoto, saneamento básico, controle de tráfego, classificação do solo e vegetação, mapeamento do uso da terra, entre vários outros. 
CONSIDERAÇÕES FINAIS 
Com base na referencial apresentado, conclui-se que o Sistema de Informação e Geográfica é uma ferramenta para visualizar, manipular, analisar e apresentar dados espaciais. E que a forma de obtenção de dados para o mesmo varia de acordo com o tipo de sua aplicação e que a coleta é feita por meio de tecnologias de sensoriamento remoto, levantamento de campo e fotogrametria. Porém, vale ressaltar que ainda hoje os mapas tem sido as principais fontes de dados para o SIG, mas com o avanço da tecnologia é esperado que a fotogrametria e o sensoriamento remoto ocupe todo o processo de coleta de dados.
REFERENCIA BIBLIOGRAFICA
NATIONAL CENTER FOR GEOGRAPHIC INFORMATION AND ANALYSIS- NCGIA core curriculum	
fonte: http://www.dpi.ufv.br/~jugurta/papers/sig-bd-jai.pdf

Outros materiais