Buscar

CONCEITOS DE RISCO E PERIGO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
CONCEITOS DE RISCO E PERIGO
Profª. Drª. Rejane R. Dantas
*
CONCEITOS DE RISCO E PERIGO
*
Estudaremos algumas definições básicas dos termos fundamentais em Gestão de Riscos como: Perigo, Risco, Acidente e outros. 
Vejamos: 
*
*
"Técnico de Segurança do Trabalho" ou o "Engenheiro de Segurança do Trabalho". 
RISCO E PERIGO
*
*
*Evitar acidentes que danifiquem ferramentas de trabalho, pois toda e qualquer ferramenta de trabalho é adquirida pela empresa para assegurar o trabalho bem feito, eficiente e dentro de normas que garantam a boa qualidade e preço competitivo.
*Evitar que se danifiquem os produtos fabricados pela empresa, pois qualquer produto danificado é sinônimo de prejuízo material, onerando toda uma cadeia produtiva.
 *Evitar que o funcionário machuque terceiros, pois além de todo  o desconforto e transtorno causados por um acidente deste tipo,  a empresa terá que arcar com indenizações que além de onerar a  cadeia produtiva, poderiam ser evitadas.
 *Evitar que o funcionário e/ou o prestador de serviços venha a se  machucar, pois neste caso podemos citar uma série de  inconvenientes, exemplos: 
RISCO E PERIGO
*
EXEMPLOS
*
a) O funcionário é afastado, deixando de produzir suas funções e ainda tem que ser remunerado neste período.
b) O funcionário tem que ser substituído, sendo assim também um prejuízo para a cadeia produtiva.
c) Todo acidente causa a diminuição do ritmo de produção dos outros trabalhadores, pois quebra todo o clima do setor e às vezes até de outros setores.
d) Muitas vezes estes acidentes trazem prejuízos para o instituto nacional de previdência social, que tem que repassar verbas para este acidentado, verba esta que se não precisasse ser usada nestes casos engordaria o valor disponível para aposentadorias.
e) Em uma empresa onde os funcionários são bem instruídos no tocante a prevenção de acidentes de trabalho, o custo com a prevenção torna-se muito menor.
f) E o mais importante de todos os itens, esta chatice toda garante que o funcionário possa voltar para sua família com sua saúde e integridade física.
*
*
É comum ver alguns profissionais olharem torto, reclamarem ou até xingarem, mas quando acontece o acidente, geralmente estas mesmas pessoas chegam à conclusão que se tivessem seguido as orientações de segurança provavelmente não haveria ocorrido nenhum acidente.
Para se evitar acidentes é imprescindível que além da utilização correta de EPI (Equipamento de Proteção Individual) e EPC (Equipamento de Proteção Coletiva), estes equipamentos estejam em bom estado, limpos e dentro de suas especificações.
RISCO E PERIGO
*
*
Antes de reclamar de um alerta destes profissionais avalie a situação e pense bem se não faz sentido a orientação, afinal de contas, se você se acidentar o maior prejudicado é você mesmo.
Inteligência, prudência e bom senso nunca são demais.
RISCO E PERIGO
Lembre-se sempre que, uma maquina nós podemos consertar, uma ferramenta nós podemos comprar quantas forem necessárias, mas a nossa vida, nossa integridade física e nossa saúde são únicas e muitas vezes, um simples descuido pode trazer danos irreversíveis.
*
*
No Brasil, algum tempo atrás, foram registrados 720.128 acidentes com 2.712 mortos na construção civil; 14.097 sofrem de incapacidade permanente.
RISCO E PERIGO
*
*
CONCEITOS DE RISCO E PERIGO
Risco: capacidade de uma grandeza com potencial para causar lesões ou danos à saúde das pessoas. Os riscos podem ser eliminados ou controlado.
Perigo: situação ou condição de risco com probabilidade de causar lesão física ou dano à saúde das pessoas por ausência de medidas de controle.
*
*
RISCO: 
Uma ou mais condições de uma variável com potencial necessário para causar DANOS (lesões pessoais, danos a equipamentos e instalações, danos ao meio-ambiente, perda de material em processo ou redução da capacidade de produção). 
CONCEITOS DE RISCO E PERIGO
PERIGO 	
Fonte ou situação capaz de gerar consequências indesejáveis em termos de PERDAS (lesão, doença, impacto ambiental, dano a propriedade, produto, operações, ou uma combinação de todos).
Definições:
*
*
CONCEITOS DE RISCO E PERIGO
De origem elétrica;
De queda;
Transporte e com equipamentos;
Ataques de insetos;
Riscos Ocupacionais;
Riscos Ergonômicos;
Ataque de animais peçonhentos/domésticos.
RISCO
*
*
CONCEITOS DE RISCO E PERIGO
Riscos de origem elétrica
 Choque elétrico;
 Campo elétrico;
 Campo eletromagnético.
Riscos de queda
As quedas, consequência de choques elétricos, de utilização inadequada de equipamentos de elevação (escadas, cestas, plataformas), falta ou uso inadequado de EPI, falta de treinamento dos trabalhadores, falta de delimitação e de sinalização do canteiro do serviço e ataque de insetos.
*
*
CONCEITOS DE RISCO E PERIGO
Riscos no transporte e com equipamentos
Veículos a caminho dos locais de trabalho em campo, o deslocamento diário dos trabalhadores até os efetivos pontos de prestação de serviços. 
Esses deslocamentos expõem os trabalhadores aos riscos característicos das vias de transporte.
*
*
CONCEITOS DE RISCO E PERIGO
Riscos de ataques de insetos, Animais peçonhentos/domésticos 
Na execução de serviços em torres, postes, subestações, usinas, leitura de medidores, serviços de poda de árvores e outros pode ocorrer ataques de insetos, tais como abelhas e formigas.
*
*
CONCEITOS DE RISCO E PERIGO
Riscos ocupacionais 
Consideram-se riscos ocupacionais, os agentes existentes nos ambientes de trabalho, capazes de causar danos à saúde do empregado.
*
*
	GERENCIAR RISCOS, IDENTIFICAR OS RISCOS
Que ações devem ser tomadas para Identificação do Risco?
Segue alguns exemplos:
Check-list e Roteiros;
Inspeção de Segurança;
Investigação de Acidentes;
*
*
CONCEITOS DE RISCO E PERIGO
Riscos ergonômicos
Biomecânicos: 
posturas inadequadas de trabalho, levando a intensas solicitações musculares, levantamento e transporte de carga, etc.
Organizacionais: 
“pressão psicológica” para atendimento a emergências ou a situações com períodos de tempo rigidamente estabelecidos, pressões da população com falta do fornecimento de energia elétrica.
Psicossociais: 
elevada exigência cognitiva necessária ao exercício das atividades. 
Ambientais: 
risco ambiental compreende os físicos, químicos e biológicos; esta terminologia fica inadequada, deve-se separar os riscos provenientes de causas naturais (raios, chuva, terremotos, ciclones, ventanias, inundações, etc.).
*
*
Planejamento
Antes da fase de execução, serão analisados os riscos potenciais. Este trabalho é realizado através da Análise Preliminar de Risco – APR, no mínimo, as seguintes informações:
Descrição detalhada das etapas dentro de um serviço, operação ou atividade;
Identificação dos riscos existentes em cada etapa;
Medidas de segurança para a realização de todas as etapas dos serviços, no sentido de reduzir e/ou eliminar riscos existentes (técnicas de execução, equipamentos a serem utilizados, EPC, EPI, etc.);
Número de profissionais necessários para a execução dos serviços com segurança.
*
*
Análise Preliminar de Risco (APR)
Trata-se de uma técnica de análise prévia de riscos.
Análise Preliminar de Risco é uma visão do trabalho a ser executado, que permite a identificação dos riscos envolvidos em cada passo da tarefa, e ainda propicia condição para evitá-los ou conviver com eles em segurança.
Por se tratar de uma técnica aplicável à todas as atividades, a técnica de Análise Preliminar de Risco é o fato de promover e estimular o trabalho em equipe e a responsabilidade solidária.
*
MODELO DE APR
*
*
*
CHECKLIST
As informações coletadas sobre a empresa, são de suma importância para que o gerente de riscos possa cumprir satisfatoriamente a sua missão.
Meio mais frequente para identificar riscos é a utilização de CHECK-LIST (questionários), roteiros e outros.
	GERENCIAR
RISCOS, IDENTIFICAR OS RISCOS
*
*
CHECK-LIST
O objetivo é criar o hábito de verificar os itens de segurança antes de iniciar as atividades, auxiliando na prevenção dos acidentes e no planejamento das tarefas, enfocando os aspectos de segurança.
Será preenchido de acordo com as regras de Segurança do Trabalho. “A Equipe somente iniciará a atividade, após realizar a identificação de todos os riscos, medidas de controle e após concluir o respectivo planejamento da atividade”.
*
*
Exemplo de Check-List
*
RISCO/PERIGO
*
Alto Risco, Risco presente.
Controle do Risco,
Risco ainda presente.
Eliminação/controle do risco, “Risco isolado”
Risco / Perigo
Controle do Risco
Eliminação do Risco / Perigo
�
�
*
*
Incidente Crítico:
Qualquer evento ou fato negativo com potencialidade para provocar dano. Também chamado quase-acidente, caracterizam uma situação em que não há danos macroscópicos ou visíveis. 
 RISCO E PERIGO
É a gravidade da perda, seja ela humana, material, ambiental ou financeira, que pode ocorrer caso não se tenha controle sobre um risco.
O risco (possibilidade) e o perigo (exposição) podem manter-se inalterados e mesmo assim existir gravidade do dano. 
Dano:
*
*
Causa:
É a origem de caráter humano ou material relacionada com o evento catastrófico (acidente ou falha) resultante da materialização de um risco, provocando danos. 
 RISCO E PERIGO
É o prejuízo sofrido por uma organização sem garantia de ressarcimento através de seguros ou por outros meios. 
Perda:
Sinistro:
É o prejuízo sofrido por uma organização, com garantia de ressarcimento através de seguros ou por outros meios. 
*
*
 RISCO E PERIGO
Segurança:
Situação em que haja isenção de riscos. Como a eliminação completa de todos os riscos é praticamente impossível, a segurança passa a ser um compromisso acerca de uma relativa proteção da exposição a riscos.
Acidente:
É uma ocorrência, uma perturbação no sistema de trabalho, que ocasionando danos pessoais ou materiais, impede o alcance do objetivo do trabalho. 
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais