Buscar

Citoesqueleto e Contração Muscular

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CITOESQUELETO E MOVIMENTOS CELULARES
INTRODUÇÃO
Citoesqueleto é uma rede complexa de filamentos de proteínas que se estendem por todo citoplasma. Forma um arcabouço interno para o grande volume do citoplasma, sustentando-o da mesma forma que uma estrutura metálica sustenta um prédio. É uma estrutura altamente dinâmica que se reorganiza rápida e continuamente. Está presentes em células eucarióticas.
É composto por 3 tipos de filamentos protéicos:
-Microfilamentos (filamentos de actina)
-Filamentos Intermédios
-Microtúbulos
Esses três tipos interagem entre si conferindo estabilidade e dinâmica no citoesqueleto
Algumas funções do Citoesqueleto são :
Dar estrutura e forma a célula; permitir que a célula altere sua forma; permitir o movimento celular; fornece a maquinaria necessária para movimentos intracelulares; na divisão celular ; segregação dos cromossomos; na interação célula-célula; na interação célula-matriz extracelular
FILAMENTOS INTERMEDIÁRIOS
Os filamentos intermediários são assim chamados por terem um diâmetro intermediário – cerca de 10 nm – em relação aos outros dois tipos de filamentos protéicos. Nas células que revestem a camada mais externa da pele existe grande quantidade de um tipo de filamento intermediário chamado queratina. Um dos papeis desse filamento é impedir que as células desse tecido se separem ou rompam ao serem submetidas, por exemplo, a um estiramento.
MICROTÚBULOS
Os microtúbulos são estruturas (filamentos) presentes nas células dos seres eucariontes. São formados pelo processo de polimerização de duas proteínas globulares (alfa e beta tubulina) e um dímero. São importantes, pois estão envolvidos em diversos processos realizados pelas células. Eles formam o citoesqueleto em conjunto com os filamentos intermediários e microfilamentos de actina; Fazem parte da estrutura interna dos cílios e flagelos; Atuam na movimentação de organelas celulares; Participam no processo de transporte intracelular de substâncias, formando espécies de plataformas; Participam do processo de manutenção da estrutura celular; Atuam no deslocamento de cromossomos no processo de divisão celular (mitose).
FILAMENTO DE ACTINA
Presente no citoplasma das células eucariotas sob a forma de feixes de filamentos paralelos ou redes de filamentos anastomosados com 5-7 nm de diâmetro. São constituídos pela polimerização da proteína globular actina G, originando os filamentos de actina F. O modelo mais aceitável é o de um filamento helicoidal formado por uma cadeia simples de monómeros. Estes monómeros são constituídos por uma cadeia polipeptídica de 374 (375 no músculo esquelético) unidades. A actina é o maior componente dos filamentos finos das células musculares e do sistema citoesquelético de células não musculares, e está presente em todos os eucariontes. Os microfilamentos podem interagir com um grande número de outras estruturas e adquirir propriedades através de várias moléculas (actin binding proteins). Este grupo de proteínas pode ainda mediar a interação dos microfilamentos com outras estruturas celulares, nomeadamente membranas, ou funcionar como motores, agrupadas na família das miosinas. 
CONTRAÇÃO MUSCULAR
Contração muscular é um processo fisiológico característico das fibras musculares que corresponde a capacidade de gerar tensão com a ajuda de um neurônio motor. Na contração muscular, a actina desliza sobre os filamentos da miosina, que conservam seus comprimentos originais. A contração se inicia na faixa ansiotrópica, ou A, onde a actina e a miosina se sobrepõem.
As contrações musculares podem ser dividas em:
- Contração reflexa - ato involuntário de movimento muscular mas de músculos somáticos voluntários;
- Contração tônica - contração mantida mesmo quando o músculo está "relaxado", este tipo de contração ajuda na manutenção da postura, por exemplo, do pescoço, no tônus dos dedos;
- Contração isotônica dividida ainda em:
 - contração concêntrica - é o tipo de contração muscular no qual os músculos encurtam durante a geração de força;
 - contração excêntrica - ocorre quando o músculo alonga enquanto está sob tensão devido a uma força externa maior que a força gerada pelo músculo. Em vez de mover a junta na direção da contração, o músculo age desacelerando o movimento de forma controlada;
- Contração isométrica - nesta contração o músculo gera força sem alterar o comprimento muscular, mas com uma tensão maior do que o tônus muscular.

Outros materiais

Outros materiais