Buscar

PROVA OBJETIVA COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR

Prévia do material em texto

RONALDO - RU: 
Nota: 80 
PROTOCOLO: 201608281538645B7D571
Disciplina(s): 
Comportamento Empreendedor
	Data de início: 
	08/09/2016 13:33 
	Prazo máximo entrega:
	08/09/2016 14:33 
	Data de entrega:
	08/09/2016 14:02 
Questão 1/10
Para levar um empreendimento adiante são necessários recursos para que se saia do campo das ideias e seja posto em prática o empreendimento. Analise as afirmativas a seguir.
I) Caso não se possua os recursos financeiros necessários é possível financiamento ou sócios.
II) Um capitalista de risco disponibiliza o capital, mas não atua operacionalmente no negócio.
III) Um sócio operacional apenas disponibiliza o capital.
IV) Para uma boa sociedade organizacional é necessário que ela seja baseada em laços familiares.
Assinale a alternativa correta.
	
	A
	Afirmativas I e II, apenas.
Você acertou!
I) Caso não se possua os recursos financeiros necessários é possível financiamento ou sócios. De acordo com Schneider e Branco (2012, p. 166) caso o empreendedor não tenha os recursos financeiros necessários, deverá buscar financiamento ou sócios, portanto afirmativa correta.
II) Um capitalista de risco disponibiliza o capital, mas não atua operacionalmente no negócio. De acordo com Schneider e Branco (2012, p. 167) um capitalista de risco é aquele que disponibiliza capital, mas não atua operacionalmente no negócio, portanto afirmativa correta.
III) Um sócio operacional apenas disponibiliza o capital. De acordo com Schneider e Branco (2012, p. 167) um sócio operacional é aquele que disponibiliza o capital e também atua no empreendimento, portanto afirmativa incorreta
IV) Para uma boa sociedade organizacional é necessário que ela seja baseada em laços familiares. De acordo com Schneider e Branco (2012, p. 168) para se estabelecer uma boa sociedade, não tem, necessariamente, que seja uma relação de sangue, portanto afirmativa incorreta.
	
	B
	Afirmativas II, III e IV, apenas.
	
	C
	Afirmativa I, apenas.
	
	D
	Afirmativa IV apenas.
	
	E
	Afirmativas I e III, apenas.
Questão 2/10
Analise a imagem:
A imagem retrata um grupo de pessoas reunidas para avaliar o lançamento de um novo produto. Para orientar a discussão há a presença de um mediador e em outra sala (atrás do vidro), há um grupo de auxiliares para avaliar e registrar as percepções e discussões do grupo observado.
Qual a técnica de pesquisa utilizada?
	
	A
	Entrevista
	
	B
	Cliente oculto
	
	C
	Grupo focal
Você acertou!
A técnica de pesquisa empregada é o grupo focal ou focus group. Segundo Schneider e Branco (2012, p. 138), trata da reunião de pessoas em um determinado local para a discussão de um determinado assunto. Essa metodologia exige um mediador que fará a condução do processo de pesquisa e um ou mais auxiliares que registrem, fotografem ou gravem os relatos dos participantes, permitindo que se registre o conteúdo discutido.
	
	D
	Teste de produtos
	
	E
	Fontes secundárias
Questão 3/10
Durante a pesquisa de mercado é preciso se definir o público-alvo que se pretende atingir com ela, ou seja, identificar quais serão as pessoas ou empresas que irão fornecer as informações para a pesquisa. Sobre o público-alvo da pesquisa, analise as afirmativas a seguir.
I. São formas de segmentar o mercado dividir os respondentes por região, classe econômica, evitando a segmentação por conveniência.
II. A personalidade dos compradores pode ser dividida em cinco grupos: inovadores, primeiros adeptos, maioria inicial, maioria tardia e retardatários.
III. O tipo de consumidor inovador tem interesse por tecnologias novas e enfrentam diversos riscos.
IV. Para obtenção de informações sobre o público-alvo pode-se utilizar de fontes secundárias e fontes primárias.
A respeito dessas afirmativas, assinale a opção correta.
	
	A
	Afirmativas I, II e III, apenas.
	
	B
	Afirmativas II e III, apenas.
	
	C
	Afirmativas I e III, apenas.
	
	D
	Afirmativas II, III e IV, apenas.
ão formas de segmentar o mercado dividindo os respondentes por região, classe econômica, evitando a segmentação por conveniência. Schneider e Branco (2012, p. 132) elencam como formas de segmentação de mercado pela região, faixa etária, classe econômica, sexo, e conveniência, portanto afirmativa incorreta.
A personalidade dos compradores pode ser dividida em cinco grupos: inovadores, primeiros adeptos, maioria inicial, maioria tardia e retardatários. Schneider e Branco (2012, p. 132) dizem que de acordo com Dornelas (2005) há cinco tipos de personalidade dos consumidores: inovadores, primeiros adeptos, maioria inicial, maioria tardia e retardatários. Portanto, afirmativa correta.
O tipo de consumidor inovador tem interesse por tecnologias novas e enfrentam diversos riscos. De acordo com Schneider e Branco (2012, p. 132) o consumidor inovador enfrenta riscos e possuem grande interesse em novas tecnologias. Portanto afirmativa correta.
Para obtenção de informações sobre o público-alvo pode-se utilizar de fontes secundárias e fontes primárias. De acordo com Schneider e Branco (2012, p. 132, 133) para se obter essas informações pode-se sim se utilizar tanto de fontes secundárias como de primárias de pesquisa, portanto afirmativa correta.
Afirmativa correta: D 
	
	E
	Afirmativa II, apenas.
Questão 4/10
Leia o caso a seguir:
Uma das atividades da disciplina de comportamento empreendedor é desenvolver um plano de negócios. Aproveitando a oportunidade de participar do Prêmio de Empreendedorismo do Santander Universidades cada aluno desenvolveu sua proposta de negócio.
Durante a discussão dos planos de negócios em sala de aula vários alunos estavam preocupados com o fato de exporem suas ideias para turma e, posteriormente ao prêmio, pois estavam como medo de suas ideias serem roubadas.
Qual o erro na avaliação da oportunidade é apresentado no caso?
	
	A
	Perfeccionismo
	
	B
	Paranoia
Você acertou!
O caso apresenta o medo de ter a ideia do negócio roubadas. De acordo com Schneider e Branco (2012, p. 70), o caso está alinhado ao erro ‘paranoia’. Paranoia significa viver com medo de que alguém roubará a oportunidade pode fazer com que ela seja esquecida pelo empreendedor e deixe de ser aproveitada.
	
	C
	Tempo
	
	D
	Preço baixo
	
	E
	Lucro rápido
Questão 5/10
O empreendedor é um conceito bem atual e difundido na sociedade. São exemplos reais de pessoas empreendedoras: Steve Jobs (Apple), Bill Gates (Microsoft) e Flavio Augusto da Silva (Wise Up e Orlando City).
Sobre as características de um empreendedor, assinale a alternativa que o descreve corretamente.
	
	A
	Empreendedores são aqueles que realizam algo, que não mobilizam recursos e não correm riscos para iniciar negócios e organizações.
	
	B
	Empreendedores são aqueles que realizam algo, que imobilizam recursos e não correm riscos para iniciar negócios e organizações.
	
	C
	Empreendedores são aqueles que idealizam algo, que mobilizam recursos e não correm riscos para iniciar negócios e organizações.
	
	D
	Empreendedores são aqueles que realizam algo, que mobilizam recursos e correm riscos para iniciar negócios e organizações.
Você acertou!
De acordo com Schneider e Branco (2012, p.19), os empreendedores são aqueles que realizam algo, que mobilizam recursos e correm riscos para iniciar negócios, para iniciar organizações, portanto a alternativa correta é D.
	
	E
	Empreendedores são aqueles que apenas idealizam algo e não correm riscos para iniciar negócios e organizações.
Questão 6/10
O plano de negócios é decisivo para que o empreendedor chegue ao ponto de partida para a ação de construção real do negócio. Sobre o plano de negócios analise as questões a seguir.
I. Depois do plano elaborado o empreendedor deve evitar improvisos, mesmo que ocorra situações que não foram previstas no plano de negócios.
II. Caso ocorra situações diferentes das previstas no plano de negócios o empreendedor deve abandonar o plano e agirbaseado em improvisos.
III. A elaboração de um bom plano de negócios procura minimizar os riscos que o empreendedor pode correr.
IV. Um bom plano de negócios é feito para o empreendedor não correr riscos.
A respeito dessas afirmativas, assinale a opção correta.
	
	A
	Afirmativas I, II e III, apenas.
	
	B
	Afirmativas III, apenas.
Você acertou!
Depois do plano elaborado, o empreendedor deve evitar improvisos, mesmo que ocorra situações que não foram previstas no plano de negócios. De acordo com Schneider e Branco (2012, p. 170), o plano é elaborado para minimizar os riscos, porém na condução do empreendimento o gestor pode se ver obrigado a improvisar, dada a situação especial e não prevista que enfrenta, porém, deve-se se nortear pelo plano elaborado. Portanto afirmativa incorreta.
Caso ocorra situações diferentes das que previstas no plano de negócios, o empreendedor deve abandonar o plano e agir baseado em improvisos. Schneider e Branco (2012, p. 170-171), aconselham que não se deve abandonar o plano e conduzir o empreendimento de forma improvisada, mas sim se basear no plano para com criatividade e improviso achar caminhos para corrigir possíveis desvios do plano. Portanto afirmativa incorreta.
A elaboração de um bom plano de negócios procura minimizar os riscos que o empreendedor pode correr. De acordo com Schneider e Branco (2012, p. 170), mesmo com um bom plano de negócios enfrentará riscos, porém o plano de negócios deve minimizar os riscos que poderá influenciar na condução do empreendimento. Portanto afirmativa correta. 
Um bom plano de negócios é feito para o empreendedor não correr riscos. De acordo com Schneider e Branco (2012, p. 170), o empreendedor, mesmo com um bom plano de negócios enfrentará riscos, porém o plano de negócios deve minimizar os riscos que poderá influenciar na condução do empreendimento. Portanto afirmativa incorreta. 
Afirmativa correta: B
	
	C
	Afirmativas I e II, apenas.
	
	D
	Afirmativas II e IV, apenas.
	
	E
	Afirmativa II, apenas.
Questão 7/10
Em uma aula de um curso superior de tecnologia da área de gestão, o professor estava expondo diversos casos de empreendedores e interligando-os aos tipos de empreendedores em relação à ação empreendedora, que podem ser classificados como: artesão, tecnológico, oportunista e “estilo de vida”. Sobre esses tipos, analise as afirmativas a seguir:
I) O empreendedor artesão possui poucas habilidades técnicas e pouco conhecimento de negócios.
II) O empreendedor oportunista toma decisões de curto prazo, em oportunidades do momento e não se preocupa com pesquisas de mercados para lançar novos produtos.
III) O empreendedor oportunista alia o conhecimento diversos, como administrativo, econômico e línguas e está sempre se atualizando.
IV) O empreendedor artesão tem como o marketing do negócio baseado no preço, relacionamento pessoal, personalização do produto e a sua reputação.
É correto o que se afirma em:
	
	A
	Afirmativas II e IV, apenas.
	
	B
	Afirmativas I, II e III, apenas.
	
	C
	Afirmativas III e IV, apenas.
i) O empreendedor artesão possui poucas habilidades técnicas e pouco conhecimento de negócios. De acordo com Schneider e Branco (2012, p. 33) o empreendedor artesão tem como características possuir habilidade técnica superior e pouco conhecimento de negócios, portanto afirmativa incorreta.
ii) O empreendedor oportunista toma decisões de curto prazo, em oportunidades do momento e não se preocupa com pesquisas de mercados para lançar novos produtos. De acordo com Schneider e Branco (2012, p.33) o empreendedor oportunista toma decisões em curto, médio e longo prazos e se preocupa sim com pesquisas de mercado para o lançamento de novos produtos, portanto afirmativa incorreta. 
iii) O empreendedor oportunista alia conhecimento diversos, como administrativo, econômico e línguas e está sempre se atualizando. De acordo com Schneider e Branco (2012, p.33) o empreendedor oportunista alia o conhecimento técnico com o administrativo, o econômico, o legislativo e até línguas e está constantemente atualizado, portanto afirmativa correta.
iv) O empreendedor artesão tem como o marketing do negócio baseado no preço, relacionamento pessoal, personalização do produto e a sua reputação. De acordo com Schneider e Branco (2012, p.33) o empreendedor artesão tem como base do marketing do negócio o preço, o relacionamento pessoal, a personalização de produtos e a reputação, portanto afirmativa correta.
	
	D
	Afirmativa II, apenas.
	
	E
	Afirmativa III, apenas.
Questão 8/10
Uma figura bastante destacada nos dias atuais é o empreendedor. Sobre ele, analise as afirmativas a seguir:
I. O potencial criativo do empreendedor é importante para a fase de estruturação inicial da empresa, sendo posteriormente transferida para o setor de pesquisa e desenvolvimento.
II. Um negócio gerado pela iniciativa empreendedora por uma necessidade é caracterizado por negócios menos inovadores que um negócio gerado por uma iniciativa empreendedora por uma oportunidade. 
III. O preparo de um empreendedor está principalmente ligado à sua formação acadêmica de nível superior, sendo o curso de Administração essencial para um empreendimento com bons resultados.
IV. Um funcionário pode empreender dentro da empresa que atua como colaborador e é conhecido como intraempreendedor.
É correto o que se afirma em:
	
	A
	Afirmativas II e IV, apenas.
Você acertou!
I. O potencial criativo do empreendedor é importante para a fase de estruturação inicial da empresa, sendo posteriormente transferida para o setor de pesquisa e desenvolvimento. De acordo com Schneider (2012), pág. 32, o potencial criativo do empreendedor é relevante por todas as fases da empresa, e não apenas para o seu início, importante notar que a criatividade é uma das habilidades do empreendedor, que é considerado um ser criativo. Portanto, afirmativa incorreta.
II. Um negócio gerado pela iniciativa empreendedora por uma necessidade é caracterizado por negócios menos inovadores que um negócio gerado por uma iniciativa empreendedora por uma oportunidade. De acordo com Schneider (2012), pág. 29, o empreendimento resultante de uma iniciativa por necessidade leva a empreendimentos menos inovadores. Portanto, afirmativa correta.
III. O preparo de um empreendedor está principalmente ligado à sua formação acadêmica de nível superior, sendo o curso de Administração essencial para um empreendimento com bons resultados. De acordo com Schneider (2012), pág. 34, o preparo do empreendedor não é apenas a conclusão de um curso de nível superior, e ainda destaca que não se pode afirmar que se o empreendedor não o curso de Administração ele não terá sucesso em sua empreitada. Portanto, afirmativa incorreta.
IV. Um funcionário pode empreender dentro da empresa que atua como colaborador e é conhecido como intraempreendedor. De acordo com Schneider (2012), pág 27, um indivíduo pode empreender na empresa em que trabalha, que é conhecido como intraempreendedor, que é aquele que executa a caminhada empreendedora em uma organização da qual é colaborador. Portanto, afirmativa correta. 
Afirmativa correta: A
	
	B
	Afirmativas I, II e III, apenas.
	
	C
	Afirmativa III, apenas.
	
	D
	Afirmativa II apenas.
	
	E
	Afirmativa IV, apenas.
Questão 9/10
Na fase de se realizar um empreendimento faz-se necessária a busca por capital para começar e sustentar o andamento de uma organização. Sobre o capital analise as questões a seguir.
I. Deve-se atentar para o capital financeiro assim como para o capital intangível na gestão de um empreendimento.
II. São exemplos de capital intangível: o capital intelectual e os recursos humanos de uma organização.
III. O capital de inovação representa o poder de renovação de uma organização, expressa como propriedade intelectual.
IV. O capital estrutural é considerado um capital financeiro, representado pelos imóveis da empresa.
A respeito dessas afirmativas,assinale a opção correta.
	
	A
	Afirmativas I, II e III, apenas.
Você acertou!
Deve-se atentar para o capital financeiro assim como para o capital intangível na gestão de um empreendimento. De acordo com Schneider e Branco (2012, p. 168) um empreendedor deve buscar tanto recursos financeiros como capital intangível para a organização. Portanto afirmativa correta.
São exemplos de capital intangível  o capital intelectual e os recursos humanos de uma organização. De acordo com Schneider e Branco (2012, p. 168), o capital intelectual, humano, estrutural, organizacional e de inovação são classificador como capital intangível. Portanto afirmativa correta.
O capital de inovação representa o poder de renovação de uma organização, expressa como propriedade intelectual. De acordo com Schneider e Branco (2012, p. 169) o capital de inovação é definido como a força de renovação de uma empresa, expressa como propriedade intelectual, que é protegida por direitos comerciais, e outros ativos e valores intangíveis, como conhecimento, receitas e segredos de negócios. Portanto afirmativa correta. 
O capital estrutural é considerado um capital financeiro, representado pelos imóveis da empresa. De acordo com Schneider e Branco (2012, p. 169), o capital estrutural é representado pelo valor que é deixado na organização pelos colaboradores. Portanto afirmativa incorreta.
Afirmativa correta: A 
	
	B
	Afirmativas II e III, apenas.
	
	C
	Afirmativas I e II, apenas.
	
	D
	Afirmativas II, III e IV, apenas.
	
	E
	Afirmativa II, apenas.
Questão 10/10
O papel do empreendedor em relação à hierarquia de necessidades estabelecida por Maslow, envolve o entendimento das necessidades humanas e seu impacto na motivação das pessoas para que estas adquiram um produto num primeiro momento. Num segundo momento, esse papel envolve a criação de produtos e serviços que atendam a essas necessidades.
De acordo com esses conceitos da hierarquia de necessidades, em relação a quantidade de clientes potenciais do negócio:
	
	A
	Apenas as necessidades do nível mais alto devem ser satisfeitas.
	
	B
	Quanto maior a probabilidade de uma necessidade estar na base da pirâmide, maior será o número de clientes potenciais do negócio.
Você acertou!
Apenas as necessidades do nível mais alto devem ser satisfeitas. De acordo com Schneider e Branco (2012, p. 62-63) independentemente da altura em que a necessidade se encontre na pirâmide, o importante é satisfazê-la, portanto alternativa incorreta.
Quanto maior a probabilidade de uma necessidade estar na base da pirâmide, maior será o número de clientes potenciais do negócio. De acordo com Schneider e Branco (2012, p. 62) quanto maior a probabilidade de essa necessidade estar na base da pirâmide, maior será o número de clientes potenciais do negócio, portanto alternativa correta.
Quanto maior a probabilidade de uma necessidade estar na base da pirâmide, menor será o número de clientes potenciais do negócio. De acordo com Schneider e Branco (2012, p. 62) quanto maior a probabilidade de essa necessidade estar na base da pirâmide, maior será o número de clientes potenciais do negócio, portanto alternativa incorreta.
Independente do nível de necessidade a ser atendida, haverá o mesmo  número de clientes potenciais do negócio. De acordo com Schneider e Branco (2012, p. 62) quanto maior a probabilidade de essa necessidade estar na base da pirâmide, maior será o número de clientes potenciais do negócio, portanto alternativa incorreta.
Haverá clientes em potencial em igual número independente do nível da pirâmide. De acordo com Schneider e Branco (2012, p. 62) quanto maior a probabilidade de essa necessidade estar na base da pirâmide, maior será o número de clientes potenciais do negócio, portanto alternativa incorreta.
	
	C
	Quanto maior a probabilidade de uma necessidade estar na base da pirâmide, menor será o número de clientes potenciais do negócio.
	
	D
	Independente do nível de necessidade a ser atendida, haverá o mesmo  número de clientes potenciais do negócio.
	
	E
	Haverá clientes em potencial em igual número, independente do nível da pirâmide.

Outros materiais