Buscar

Aula 5 Tecido Epitelial

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Eixo Biológico
Disciplina de BCH
Tema da aula: Tecido Epitelial
Professor: Prof. Dr. Rodrigo Rahal
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
Epitélio Simples Cilíndrico de Intestino Delgado. Epitélio formado por células cilíndricas, unistratificado e com núcleos homogêneos localmente. Notar região correspondente às microvilosidades na porção apical das células epiteliais (seta). 
*
*
Epitélio Pseudo-Estratificado Cilíndrico Ciliado (Traquéia) – Epitélio formado por células Cilíndricas, unistratificado, porém seus núcleos estão irregularmente locados, dando a impressão falsa de ser um tecido estratificado.
*
*
Epitélio Estratificado Pavimentoso Não Queratinizado (Esôfago) - Epitélio formado por células achatadas, umas sobre as outras (estratificação) e sem queratinização.
*
*
Epitélio Estratificado Pavimentoso Queratinizado (Pele)- Epitélio formado por células achatadas, com células sobrepostas (estratificação) e queratinizado.
*
*
Epitélio de Transição (Bexiga Urinária)- Epitélio formado por células cilíndricas, cúbicas e achatadas e com regiões de pseudo-estratificação, estratificação simples e estratificação própriamente dita.
*
*
 Epitélio glandular : Tipos de glândulas: exócrinas e endócrinas 	 Glândulas exócrinas Caracterização: São glândulas que tem sua origem através de um canal ou ducto e lança suas secreções na superfície do organismo, ou seja, eliminam suas secreções para fora do corpo ou para uma cavidade dos órgãos, tais como: as sudoríparas, as lacrimais, as salivares e o pâncreas (Glândula Anfícrina).
 
 Classificação Quanto ao ducto: simples e composta Quanto à forma da porção secretora: acinosa/alveolar, tubulosa, tuboloacinosa/tuboloalveolar Quanto ao tipo de secreção: serosa, mucosa e mista Quanto ao modo de eliminação de secreção: merócrina, apócrina e holócrina
	
 
*
*
Glândulas endócrinas Caracterização: As glândulas também podem ser endócrinas (endo, dentro); nesse caso não há formação de canal ou de ducto e a glândula não pode lançar produtos de secreção na superfície do epitélio de origem, mas elimina a secreção diretamente nos vasos sangüineos. Estas secreções são genericamente denominadas hormônios.	
Classificação: folicular e cordonal
Formação: As glândulas se formam ainda no estágio embrionário, a partir de superfícies epiteliais. Glândulas exócrinas e endócrinas formam-se de maneira parecida: células da superfície epitelial multiplicam-se e aprofundam-se nos tecidos mais internos, formando um cordão celular.
*
*
Intestino Grosso
Figura 8 : Glândula Tubulosa Simples (Intestino Grosso) 
*
*
Útero 
Figura 9 : Glândula Tubulosa Simples (Útero) 
*
*
Pele
Figura 10: Glândula Tubulosa Simples (Pele)
*
*
Tireóide
Figura 11: Glândula Endócrina 
*
*
*
*
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais