Buscar

AV1 EMPREENDEDORISMO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Cod. Atividade: 1823291
Av1 - Empreendedorismo
1)Com o sonho de ter seu próprio negócio, muitos empreendedores preferem ter uma empresa ao invés de um emprego formal. Ser empreendedor envolve não apenas saber criar seu próprio empreendimento, mas também saber gerir seu negócio. Assinale a alternativa que corresponde as características de um empreendedor.
Alternativas:
a) É a pessoa que inicia ou opera um negócio para realizar uma idéia ou projeto pessoal, assumindo riscos e responsabilidades, inovando continuamente.
b) Para ser empreendedor ter os recursos necessários não é necessário para assumir o empreendimento, além disso, também não deve assumir riscos financeiros e legais da propriedade e colhendo as recompensas, ou seja, os lucros do negócio
c) Os empreendedores são pessoas comuns e humildes, que possuem motivação principalmente voltada para o retorno financeiro e aos lucros que terá. Eles não gostam de ser imitados.
d) O empreendedor pode conhecer seus clientes e suas necessidades aos poucos, não precisa ter esse conhecimento logo no início, assim como não é necessário ter habilidades para assuntos de produção, marketing, finanças, basta contratar bem e ter as pessoas para desempenhar essas funções.
2) Os empreendedores bem-sucedidos têm motivações diferentes, e medem as recompensas de várias formas. Leia as alternativas abaixo e assinale qual das formas está correta.
Alternativas:
a) Idealistas – prosperam com o desafio de construir um negócio maior e mais rentável;
b) Otimistas – têm satisfação pessoal por serem donos de uma empresa;
c) Trabalhadores aplicados – possuem muita energia e adoram lidar com todos os detalhes de seu próprio negócio;
d) Malabaristas – aproveitam a oportunidade de conciliar o trabalho com a vida pessoal
3) O processo empreendedor inicia-se quando um evento gerador desses fatores possibilita o início de um novo empreendimento. De acordo com Dornelas (2008), existem algumas fases num processo empreendedor, assim, observe cada alternativa e assinale qual delas está correta quanto a essas fases:
Alternativas:
a) Identificar e avaliar a oportunidade, é a fase que pode ser ignorada, pois o empreendedor que tem visão de negócios já sabe quando existe oportunidade ou não
b) Criação e abrangência da oportunidade; Valores percebidos e reais da oportunidade; Riscos e retornos da oportunidade; Oportunidade X habilidades e metas pessoais; Situação dos competidores são etapas para gerenciar o negócio.
c) O Processo Empreendedor passa pelas seguintes etapas: Identificar e avaliar a oportunidade; desenvolver o plano de negócios; determinar e captar os recursos necessários; gerenciar o negócio.
d) Algumas formas de captar Recursos é realizar rifas entre suas comunidades de relacionamentos, como a igreja, e emprego anterior.
4) Existem alguns empreendedores que entram num negócio não por um sonho ou meta, há pessoas que entram em negócios para escapar de algum fator ambiental. Essas pessoas são classificadas como empreendedores refugiados, conforme o autor Knight (apud CHIAVENATO, 2006). Assim, analise as questões a seguir, e assinale a alternativa correta sobre esses tipos de empreendedores.
Alternativas:
a) Refugiados dos pais são aqueles que não possuem um bom relacionamento com os seus pais e querem se ver livre deles
b) Refugiados feministas são as mulheres que tem problemas em seu casamento, em grande parte das situações sofrem de espancamentos e querem abrir seu negócio para se livrarem dos maridos
c) Refugiados educacionais são professores mal sucedidos que ficaram desempregados devido a vergonhosa situação política de nosso país e como alternativa resolvem abrir seu próprio negócio.
d) Refugiados corporativos são aqueles que já possuem experiência como funcionários em outras empresas e se cansaram do ambiente desagradável e burocrático.
5) O Intraempreendedorismo é um conceito importante a ser entendido e conhecido ao estudar sobre Empreendedorismo. Desta forma, a seguir leia as alternativas propostas sobre as explicações desse conceito e assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a) Intraempreendedorismo é fazer empreendedorismo pessoal assim como é feito o marketing pessoal, é ainda uma reflexão interna sobre as suas condutas e uma avaliação sobre seus comportamentos
b) Intraempreendedorismo também é chamado de empreendedorismo corporativo, é o processo pelo qual uma pessoa ou um grupo associados a uma empresa criam uma nova organização ou instigam a renovação ou inovação dentro da organização existente.
c) O intraempreendedorismo pode ser definido como sendo identificação, desenvolvimento, captura e implementação de novas oportunidades de negócios e portanto levam os funcionários a organizarem uma comitiva de greve para protestar aquilo que não concordam sobre a empresa em que trabalham.
d) Intraempreendedorismo são estratégias planejadas pelos empresários para aumentarem os lucros das empresas de forma a garantir que os seus funcionários não se tornem futuros concorrentes.

Outros materiais