Buscar

AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA 2 (AD) – ANÁLISE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO
DIRETORIA DE GESTÃO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA
SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB
 LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS
	Disciplina 
	Estudos Literários: Literaturas de Língua Portuguesa II
	Data 
	___/___/______
	Professor 
	Cristiane Pereira dos Santos
	Polos: Sapezal
	Discente 
	
AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA COM ENVIO DE ARQUIVO (02) 
Metodologia para análise do poema: 
Obs: Essa metodologia será melhor explicada na vídeo-aula de apresentação da disciplina e em aula de tira-dúvida com data a ser definida pela coordenação do curso. 
Primeiramente, o acadêmico deverá escolher uma das obras (poemas) seguintes que correspondem a literatura brasileira para fazer uma análise dos principais componentes que compõe o poema e uma pesquisa de campo:
Obras: Gonçalves Dias: A Canção do Exílio, Castro Alves: Vozes d’África, Alberto de Oliveira: Fantástica, Olavo Bilac: Profissão de Fé, Cruz e Sousa: Antífona, Manuel Bandeira: Os Sapos, Carlos Drummond de Andrade: Quadrilha, Jorge de Lima: Essa Negra Fulô, Cecília Meirelles. Lamento do Oficial por seu Cavalo Morto, Vinícius de Moraes: A Rosa de Hiroshima. 
Após a escolha da obra (poema), o acadêmico deverá conversar com um professor, que ministra aulas de língua portuguesa em uma escola de nível fundamental ou médio, a respeito da obra (poema) escolhida. Para isso, verificará junto ao professor pesquisado quais elementos da obra mais lhe chamam a atenção, se a obra é utilizada em sala de aula, se os alunos já a leram; se há essa obra (poema) disponível na biblioteca da escola. Assim, as informações coletadas na pesquisa com o professor acerca da obra (poema) selecionado para a pesquisa deverá ser descrita na análise proposta. 
Leia o poema com atenção umas 10 vezes antes de qualquer outra atividade. Além de tudo cada passo deverá ser precedido de uma nova leitura bastante ponderada. Ame o poema que esteja analisando, seja bastante dedicado e curioso em sua análise e interpretação.
Tudo que há no texto deverá ser questionado por você. Cada palavra, cada elemento, qualquer sinal diferente no texto deverá arrancar de você um porquê. Nada está aleatoriamente no poema, tudo tem um sentido e muitos desses questionamentos ajudam você a interpretar o poema. Levantamento de hipóteses para os sentidos e interpretação do poema. 
Pesquise sobre: 
o autor do poema;
quando o poema foi escrito, a que fase da obra do autor ele pertence; 
a que período e estilo literário o poema pertence;
Descrever a fábula do poema (entendimento superficial do poema). Procurar saber sobre o assunto do qual o poema trata.
Desenvolver agora a interpretação do poema. 
Escreva seu texto de análise e interpretação do poema estudado por você. Dados pesquisados e atividades realizadas durante os passos de análise do texto só devem aparecer se apresentarem relações com a interpretação que você faz do poema. 
Você poderá utilizar as leituras complementares indicadas no plano de ensino. Siga as normas da ABNT (Fonte: Times New Roman ou Arial, 12, espaço entre linhas de 1,5, justificado).
Boa Sorte!
Parâmetros de correção: O texto deve seguir as normas da ABNT, ter no mínimo 30 linhas e não apresentar cópia de textos da internet. As análises devem apresentar nome de autor, nome do poema, personagens principais e fatos que acontecem dentro do poema que fazem relação, talvez, com acontecimentos reais do nosso dia a dia. 
Página 1/2

Outros materiais